Porém isso só ocorre em distros baseadas em Ubuntu aparentemente, visto que eu tentei instalar o ZorinOS e KDE Neon e houve o mesmo problema. No entanto, o Deepin (baseado em debian) não apresentou esse problema. Alguém sabe o porquê?
Queria testar o ZorinOS, mas não me importo em utilizar outra distro. De qualquer forma, gostaria de entender (se for possível) o motivo de não funcionar baseados em Ubuntu.
Meu palpite vai para que o processador seu seja o problema. Pois o Ubuntu 20.04 usa o Kernel 5.4, lançado no final de 2019, e seu processador é de março de 2021. O Deepin, na teoria, já está com o Kernel 5.10, se ele estiver usando o Debian 11 como base, que já traz suporte a seu processador…
A única distribuição com base no Ubuntu Focal Fossa que conheço não usar o Kernel 5.4 é o Pop!_OS 20.04 e o Linux Mint Edge.
O Zorin 16.1 vem com kernel 5.13. Na versão 16 já vinha com o 5.11. Os desenvolvedores do Zorin costumam produzir versões com kernel mais recente ao longo de cada série.
O Pop!_OS tem uma série de ajustes próprios para hardware. Até porque é pensado para os computadores produzidos pela System 76. Vale dizer que o Pop!_OS é distribuído em ISO específica para máquinas com placa da NVIDIA, isso é uma exclusividade.
Isso é muito interessante, então o problema não era ser baseado em Ubuntu. Mas então não há modo de eu utilizar o Zorin, a não ser esperando atualizações? Obrigado pela ajuda!
Mesmo quando um sistema é baseado em outro, carrega suas especificidades. Não sei dizer se as do Zorin e do Ubuntu em si vão mudar a ponto de esses sistemas rodarem bem nesse seu computador. Mas o fato de Pop!_OS já rodar bem é uma novidade bem positiva. Trata-se de uma excelente distro.
Realmente é bem polida, mas eu não consegui utilizar. No dia que instalei, tava tudo normal até eu atualizar o sistema e reiniciar. Ocorreu o mesmo problema: minha placa de vídeo desligou. Fiquei cansado de tentar e acabei desistindo, por isso só estou dizendo isso depois de alguns dias. Atualmente estou usando o Deepin, mas consigo perceber alguns bugs (como vídeos sendo pausados repentinamente, não sei se é pq meu hardware, no geral, não é mt apropriado pra linux).
Tentei fazer o boot diversas vezes com a imagem criada pelo Rufus e pelo Balena Etcher. Tentei o Fedora e Ubuntu com todas as configurações de placa mãe propriamente ajustas, como: safe boot, fast boot, TPM e etc…
Alguém tem ideia de como resolver o problema?
Vi em alguns fóruns que essa placa tem algums bugs que já foram reportados para a AMD mas eles não fizeram nada. Será que isso pode ter afetado a placa a ponto de torná-la inútil para certas distros?