Problema de instalação com distros baseadas em Ubuntu

Boa tarde,

Meu problema é o seguinte:
Minha placa de vídeo desliga toda vez que eu seleciono uma opção de inicialização do Linux.

Porém isso só ocorre em distros baseadas em Ubuntu aparentemente, visto que eu tentei instalar o ZorinOS e KDE Neon e houve o mesmo problema. No entanto, o Deepin (baseado em debian) não apresentou esse problema. Alguém sabe o porquê?

Tenho uma placa de vídeo RX550 da Afox

1 curtida

Vamos lá… Precisamos saber de algumas informações adicionais:

• Procesaador?

• Memória?

• Placa mãe?

• Disco (ssd/hd)?

• Como o pendrive de boot foi criado (o software usado)?

Algum motivo em específico para forçar a barra e usar Ubuntu based ao em vez de outra distro, como o Manjaro?

Te adinato: sua placa de vídeo não é o problema, ainda mais sendo uma “antiga” da AMD…

1 curtida
  • Intel core i3 10105f
  • 16 gb ddr4 da Geil
  • Placa mãe Colorful H510M-T M.2 V20
  • SSD 240gb da kingston
  • Tentei tanto o Rufus quanto o Etcher

Queria testar o ZorinOS, mas não me importo em utilizar outra distro. De qualquer forma, gostaria de entender (se for possível) o motivo de não funcionar baseados em Ubuntu.

Meu palpite vai para que o processador seu seja o problema. Pois o Ubuntu 20.04 usa o Kernel 5.4, lançado no final de 2019, e seu processador é de março de 2021. O Deepin, na teoria, já está com o Kernel 5.10, se ele estiver usando o Debian 11 como base, que já traz suporte a seu processador…
A única distribuição com base no Ubuntu Focal Fossa que conheço não usar o Kernel 5.4 é o Pop!_OS 20.04 e o Linux Mint Edge.

1 curtida

O Zorin 16.1 vem com kernel 5.13. Na versão 16 já vinha com o 5.11. Os desenvolvedores do Zorin costumam produzir versões com kernel mais recente ao longo de cada série.

2 curtidas

Tentei instalar o Pop!_OS e, de fato, deu certo! Minha placa de vídeo não desligou. Obrigado pela ajuda

1 curtida

Estou ficando confuso. Se o Zorin utiliza kernel recente, pq será que o PopOS deu certo?

O Pop!_OS tem uma série de ajustes próprios para hardware. Até porque é pensado para os computadores produzidos pela System 76. Vale dizer que o Pop!_OS é distribuído em ISO específica para máquinas com placa da NVIDIA, isso é uma exclusividade.

Isso é muito interessante, então o problema não era ser baseado em Ubuntu. Mas então não há modo de eu utilizar o Zorin, a não ser esperando atualizações? Obrigado pela ajuda!

Mesmo quando um sistema é baseado em outro, carrega suas especificidades. Não sei dizer se as do Zorin e do Ubuntu em si vão mudar a ponto de esses sistemas rodarem bem nesse seu computador. Mas o fato de Pop!_OS já rodar bem é uma novidade bem positiva. Trata-se de uma excelente distro.

1 curtida

Realmente é bem polida, mas eu não consegui utilizar. No dia que instalei, tava tudo normal até eu atualizar o sistema e reiniciar. Ocorreu o mesmo problema: minha placa de vídeo desligou. Fiquei cansado de tentar e acabei desistindo, por isso só estou dizendo isso depois de alguns dias. Atualmente estou usando o Deepin, mas consigo perceber alguns bugs (como vídeos sendo pausados repentinamente, não sei se é pq meu hardware, no geral, não é mt apropriado pra linux).

Acho que o problema é a placa sim. Tenho uma configuração totalmente diferente dá dele, exceto pela placa e estou tendo o mesmo problema.

Configuração do meu pc:
Processador: Athlon 3000g
Memória: 2x4gb ddr4 2400mhz
Armazenamento: Ssd Kingston uv400 256gb
Placa mãe: Biostar a320m/h
Placa de vídeo: Afox Rx 550 2gb

Tentei fazer o boot diversas vezes com a imagem criada pelo Rufus e pelo Balena Etcher. Tentei o Fedora e Ubuntu com todas as configurações de placa mãe propriamente ajustas, como: safe boot, fast boot, TPM e etc…

Alguém tem ideia de como resolver o problema?

Vi em alguns fóruns que essa placa tem algums bugs que já foram reportados para a AMD mas eles não fizeram nada. Será que isso pode ter afetado a placa a ponto de torná-la inútil para certas distros?