Problema de conexão com rede cabeada no Linux

Olá, já tem um tempo que venho tentando migrar pro Linux, mas tenho um problema sério com internet no Linux. Eu já testei Ubuntu e derivados, Manjaro e atualmente estou com o Fedora 34, instalado há 2 dias. Todos sofrem com um problema de começar com a internet funcionando normal e depois de poucos minutos (que é aleatório esse tempo) do nada a minha internet fica menos de 1 mega, com ping mais de 100. Se eu reiniciar o SO volta tudo normal, e depois piora e não volta mais e fica nesse ciclo. Já procurei em vários fóruns e parece algo muito específico e não consigo achar uma solução.

Uma informação importante, é que, a minha placa de rede embutida na placa mãe não funciona, então eu uso uma externa 10/100 Mbps.

1 curtida

:wave:t2: @Fluke seja bem vindo ao Diolinux Plus.

Eu fiz uma série de pesquisas e encontrei até que certas empresas chegaram a falsificar este NIC (Placa de Rede).
Eu tentei encontrar soluções mas… Oque eu poderia indicar para testarmos, seria instalar uma Distro que suporte uma versão do Kernel mais antiga.

Uma tentativa poderia ser o Ubuntu 16.04 LTS para ver se resolveria este problema.

Outro detalhe, como este NIC é antigo, eu também poderia aconselhar um dispositvo de rede USB.

:vulcan_salute:t2:

Opa, valeu RuKsu. Não sabia dessa de falsificação, que bizarro. Está no meu radar, essa ideia de ter um dispositivo de rede USB, porém, vi várias pessoas falando que tem dispositivo que não tem suporte a linux, outros que acabaram com o suporte, eai fica difícil qual escolher. Consegue me recomendar algum? Eu tenho um roteador com dual band, queria algum que tivesse uma velocidade razoável e que não tivesse muitos problemas de cair a internet.

1 curtida

Ok…

Tente adicionar os parâmetros na linha do kernel

pnpbios=off pnpacpi=off

Acesse o arquivo /etc/default/grub

Procure por quiet

E adicione depois

pnpbios=off pnpacpi=off

Salve o arquivo e atualize o grub

Acho que no fedora é update-grub ou grub-update

Não sei se no fedora usa o grub-mkconfig

grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Reinicie e teste para ver se funciona

1 curtida

Olá eu tentei, mas não funciona. Alias, no Fedora o comando para atualizar o grub é esse:

grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

Veja isso Network configuration (Português)/Ethernet (Português) - ArchWiki