Atualização: infelizmente não consegui resolver o problema e acabei mudando para o Ubuntu 23.10. Enele o tlp funciona, o notebook está frio e a ventoinha nem gira, parece um Macbook com Apple M1.
Olá pessoal, sou novo aqui na comunidade. Uso Linux há 7 meses, e desde o começo tive problemas com aquecimento do notebook em suspensão, tanto na tomada, quanto na bateria. Eu convivia com isso sem grandes problemas, até semana passada ele passar a madrugada fora da tomada e amanhecer zerado. Passei por outras distros até chegar no Linux Mint, antes de descobrir que isso poderia ser resolvido com o Tlp e Tlp-rdw. Fiquei um tempo usando ele + Windows em Dualboot e de fato, o Mint funcionava bem com o tlp, ficou melhor que o Windows, mas decidi migrar de vez para o Linux, apagando o Windows, e escolhi o Fedora por causa das novas tecnologias, a filosofia e o Gnome 45 que me agradaram, mas descobri que o tlp está tendo problemas para a distro, que a equipe do tlp deixa claro no guia de instalação no site. Ele até funciona, mas quando vc desconecta da tomada o tlp desativa, e em suspensão volta a aquecer. Fiz todos os comandos e nada funciona, mas no Mint funcionava. Ao rodar o comando “service tlp status” no Fedora, ele mostra essa saída:
“service tlp status
Redirecting to /bin/systemctl status tlp.service
● tlp.service - TLP system startup/shutdown
Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/system/tlp.service; enabled; preset: disabled)
Drop-In: /usr/lib/systemd/system/service.d
└─10-timeout-abort.conf
Active: active (exited)”
Aqui: “(/usr/lib/systemd/system/tlp.service; enabled; preset: disabled)”, talvez seja aí o problema que os desenvolvedores mencionam no site.
Então gostaria de saber se vocês conhecem alguma outra alternativa a ele para eu testar e que possa resolver esse problema enquanto não sai uma correção. Eu uso um Notebook Acer Aspire 5 A514-54 básico, com intel I3 de 11 geração, vídeo dedicado Intel UHD Grafics (achoq é isso, mas não é placa dedicada), 8gb de RAM e SSD nvme de 512gb, e como disse, em outras distros ele funcionou bem. Atualmente uso apenas o Fedora.
Agradeço desde já.