Problema de Aquecimento em Suspensão de Notebook no Fedora: Alternativas ao Tlp?

Atualização: infelizmente não consegui resolver o problema e acabei mudando para o Ubuntu 23.10. Enele o tlp funciona, o notebook está frio e a ventoinha nem gira, parece um Macbook com Apple M1.

Olá pessoal, sou novo aqui na comunidade. Uso Linux há 7 meses, e desde o começo tive problemas com aquecimento do notebook em suspensão, tanto na tomada, quanto na bateria. Eu convivia com isso sem grandes problemas, até semana passada ele passar a madrugada fora da tomada e amanhecer zerado. Passei por outras distros até chegar no Linux Mint, antes de descobrir que isso poderia ser resolvido com o Tlp e Tlp-rdw. Fiquei um tempo usando ele + Windows em Dualboot e de fato, o Mint funcionava bem com o tlp, ficou melhor que o Windows, mas decidi migrar de vez para o Linux, apagando o Windows, e escolhi o Fedora por causa das novas tecnologias, a filosofia e o Gnome 45 que me agradaram, mas descobri que o tlp está tendo problemas para a distro, que a equipe do tlp deixa claro no guia de instalação no site. Ele até funciona, mas quando vc desconecta da tomada o tlp desativa, e em suspensão volta a aquecer. Fiz todos os comandos e nada funciona, mas no Mint funcionava. Ao rodar o comando “service tlp status” no Fedora, ele mostra essa saída:

“service tlp status
Redirecting to /bin/systemctl status tlp.service
● tlp.service - TLP system startup/shutdown
Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/system/tlp.service; enabled; preset: disabled)
Drop-In: /usr/lib/systemd/system/service.d
└─10-timeout-abort.conf
Active: active (exited)”

Aqui: “(/usr/lib/systemd/system/tlp.service; enabled; preset: disabled)”, talvez seja aí o problema que os desenvolvedores mencionam no site.

Então gostaria de saber se vocês conhecem alguma outra alternativa a ele para eu testar e que possa resolver esse problema enquanto não sai uma correção. Eu uso um Notebook Acer Aspire 5 A514-54 básico, com intel I3 de 11 geração, vídeo dedicado Intel UHD Grafics (achoq é isso, mas não é placa dedicada), 8gb de RAM e SSD nvme de 512gb, e como disse, em outras distros ele funcionou bem. Atualmente uso apenas o Fedora.

Agradeço desde já.

1 curtida

Só conheco esse. Tem esse: Gerenciamento de energia: como instalar o Laptop Mode Tools no Ubuntu
Ai teria que ver se tem como instalar no Fedora. Porque voce nao instala o Ubuntu?
Bem melhor!! Eu tenho um notebook com I3 11gen e nao tem esse problema de aquecimento.

Obrigado pela ajuda. Instalei a ferramenta aqui no meu Notebook e infelizmente o mesmo problema acontece, o que significa que provavelmente é alguma coisa no Fedora 39 mesmo. Eu cheguei a considerar o uso do Ubuntu, e dependendo de como for, vou migrar para ele mesmo. Valeu pela ajuda e pela recomendação.

Pois é,
Eu ate inventei de instalar o Fedora 39 aqui no meu PC. so que ele nao tava reconhecendo a impressora no HPLip. Instalei o Pop OS 22.04 LTS. a mesma coisa!!
Resultado voltei pro Ubuntu 22.04.3.

1 curtida

Instalei o Ubuntu 23.10 no meu notebook por causa do Gnome 45, e felizmente nele tudo funcionou. O gerenciamento da temperatura está muito bom, a ventoinha nem gira e o notebook mesmo assim não está quente, algo que era impossível com o Windows. E ele também não está esquentando em suspensão. Mais uma vez, obrigado pela dica. Agora espero ficar com o Ubuntu um bom tempo

No meu notebook acontece o contrario com o Windows, as ventoinhas fazem muito barulho. Ja com o Ubuntu nao!!! Entao instalei o WIndows 11 no meu PC de mesa e deixei o Ubuntu 22.04.3 no meu notebook. Ja que o Windows que veio nele e cheio de bloatware

1 curtida

Ah, sim. Eu não fui muito claro no meu comentário mas foi exatamente isso que eu disse. No Windows 11 ele aquecia bastante e as ventoinhas giravam muito, mas no Ubuntu eu estava lendo com o notebook e ele estava com a ventoinha desligada, mesmo assim entre 48 e 52 graus de pico, o que é até aceitável. Eu só tive um problema com o Ubuntu, que é o btrfs que não cria os subvolumes por padrão, e por causa disso eu só posso usar os snapshots via rsync mesmo com o sistema montado em btrfs, até porque esse processo é bem complexo e eu sei exatamente o que está acontecendo. Mas a experiência tem sido bem positiva, o sistema está bem bonito e tem muita coisa na Snap Store, o tlp funciona.

Pra quem quiser, a partir da 11th Gen Intel existe uma iso específica do Ubuntu pra processadores INTEL no link abaixo. Eu instalei e ele parece acionar menos a ventuinha mesmo em comparação à iso genérica do Ubuntu.

https://ubuntu.com/download/iot/intel-iot.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.