Problema Crônico com DNS

Venho enfrentando um problema crônico de DNS há muito tempo e não consigo resolver. O que acontece: o Wi-Fi conecta normalmente, consigo carregar páginas normalmente, porém de tempos em tempos apresenta erro de DNS (aparece mensagem no navegador DNS_PROBE_STARTED e em seguida DNS_PROBE_FINISHED_NO_INTERNET), e isso acontece de forma aleatória.

Tentei fixar o DNS do Google nas configurações conforme imagem abaixo, mas não resolveu.

Tentei seguir um tutorial do canal OSistemático (link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5Sn8oU60T_8) que ensina a como configurar o unbound como gerenciador de DNS, mas aí cria outro problema… como atualmente trabalho de forma remota, eu conecto o notebook da empresa (que está fisicamente na empresa) utilizando VPN e RDP. Para a VPN, utilizo o programa Forticlient SSL-VPN e para RDP utilizo o programa Remmina. Primeiro conecto na VPN da empresa e depois uso o Remmina conectando minha máquina da empresa pelo seu IP local.

Quando tentei a solução do vídeo em questão, a VPN conectou normalmente porém o IP da máquina da empresa parou de pingar.

Sou novato no mundo Linux e também meu conhecimento em redes é muito limitado. Se alguém puder me ajudar a solucionar esse problema, ficarei muito grato.

P.S. 1: quando dá erro de DNS, acaba afetando também meu acesso remoto.
P.S. 2: tenho outro computador com Windows em casa acessando a mesma rede Wi-Fi e nunca dá erro de DNS. Nos dispositivos móveis também nunca dá erro de DNS.

Por estar conectado em uma VPN, seu acesso passa então pela rede da empresa que trabalha e está suscetível aos controles de lá e talvez o problema seja no DNS utilizado por ela.

P.S. 2: tenho outro computador com Windows em casa acessando a mesma rede Wi-Fi e nunca dá erro de DNS. Nos dispositivos móveis também nunca dá erro de DNS.

Essa informação corrobora com o fato de que sua rede está ok, em princípio.

Mesmo não conectando a VPN, acessando de forma casual, o problema de DNS sempre ocorre. Vez ou outra as páginas deixam de carregar e exibe erro de DNS.

Tente definir o DNS da Cloudflare direto no roteador, tanto versão v4 (1.1.1.1) quanto v6 (2606:4700:4700::1111).

Não tenho acesso ao roteador. Os técnicos da provedora configuraram e alteraram a senha. Se mudar nas configurações do Wi-Fi naquela janela na imagem que mostrei, dá na mesma?

Mudou o DNS para IpV6?

Adicionei o DNS 1.1.1.1 e sua versão V6 também, mas não no roteador, fiz isso nas configurações de rede aqui do Ubuntu mesmo. Não sei se surte o mesmo efeito que configurando lá no roteador.

Tem sim, a diferença é que configurando pelo roteador, o dns será usado por qualquer dispositivo conectado nele.