[Problema] Controle 8bitDo Ultimate não funciona no modo Xinput

Meu controle antigo quebrou e decidi comprar um melhor, comprei esse controle da imagem o 8bitdo Ultimate, ele tem opção pra abrir por bluetooth, cabo e wireless, por directinput e Xinput, atualizei o driver do controle e tudo mais, mas não consigo fazer ele funciona no modo Xinput, a maior parte dos jogos usa ele, a steam detecta o controle bem no modo direct input, mas os jogos não funcionam, testei no Manjaro e no Mint, no Windows ele funciona bem nos dois modos, agora que dei os detalhes, aqui vai minha pergunta: Sei ou imagino que isso seja problema de driver, seja no kernel ou do próprio controle, alguém saberia exatamente onde procurar pra resolver esse tipo de questão?

1 curtida

Esqueci de comentar, na página do controle, ele informa ser compatível com o steamdeck:

1 curtida

Opa meu amigo tudo beleza?
Vou tentar te ajudar!
Uso um controle que também não funcionava no linux. Fui fuçando na internet até encontrar algo que fizesse esse controle funcionar e encontrei!
Vê se funciona esse driver aqui: GitHub - paroj/xpad: Linux Kernel Driver for the Xbox/ Xbox 360/ Xbox One Controllers
Só que dá alguns problemas em kerneis mais novos.
Então muda o comando

sudo dkms install -m xpad -v 0.4

Para

sudo dkms install --force xpad -v 0.4

Quando parar de funcionar desinstala o drive e instala de novo.
Infelizmente esse foi o único jeito que eu consegui de fazer meu controle funcionar.

1 curtida

O modo Xinput passou a funcionar, com a ordem dos controles errada, metade funciona, outra coisa é que o modo directinput está com as teclas diferentes, mas já me deu um norte, final de semana vou ir atrás disso denovo

Correção: A maior parte dos sites de teste de controle detecta ele como controle de ps4 estando no modo Xinput ou directInput, porém ao abrir qualquer jogo ele detecta como controle de xbox.
Abaixo todos as coisas que precisei baixar:

• Baixe o ‘dkms’
  • Baixe o ‘linux-header’ do seu kernel, é um complemento não excencial do kernel que o dkms precisa pra encontrar o kernel.
  • Siga os passos do Orthodox_Felipe acima.
1 curtida

Segue a experiencia atual para quem adquirir este controle, não precisa instalar nada de drivers ou coisa do tipo 8BitDo Ultimate no Linux. Recentemente adquiri este ótimo… | by Fast OS | Dec, 2023 | Medium

2 curtidas

Caso algum novo usuário esteja com problema (como eu tive), os passos citados acima ainda funcionam. :smile: