Problema com The witcher 3 no ZorinOS

Fala galera, tudo bem? Sou um recém chegado nesse mundo Linux, estou adorando tudo isso, principalmente graças ao Diolinux. Enfim, como um recém chegado, eu sei que a mundo de configurações no linux é vasto, e na área do proton e jogos, tenho certeza que não é diferente, pois estão, eu instalei The Witcher 3 Wild hunt para testar(eu já tinha um save no windows e por mais que eu não possa voltar nos saves passados, ao que parece o proton “converteu” legal meu save atual e funciona normal).

Porém eu estou tendo sérios problemas com o áudio do jogo, principalmente com a música dele e alguns efeitos sonoros. Quando estou no menu do jogo, a música parece que da um “freeze” e depois volta em um outro ponto ou continuando de onde parou, é como se ela tivesse que dar uma carregada, e até então, eu achei que era problema no menu somente, mas durante o jogo, direto os efeitos sonoros e até a dublagem buga, ela abaixa de volume e volta ou trava.

VI um pessoal falando sobre PulseAudio, mas eu não achei muito sobre e não entendi como eu posso mexer nisso diretamente por ser meio iniciante na parada. Se alguém souber de algo relacionado a isso, se conseguiu resolver, agradeço a ajuda, ainda não testei outros jogos, mas tenho medo desse problema perdurar, principalmente que o The Witcher 3 está como verificado pelo próton para o steam deck/linux.

Valeu galera! Abraços

Olá, está jogando The Witcher 3 pela Steam, certo? (por isso o save em nuvem foi recuperado).

Faça um teste com o Proton GE. O jeito mais fácil de instalar é através de um programa chamado “ProtonPlus” (tem na lojinha do Zorin), quando abrir o programa, procure por ProtonGe e instale a versão ProtonGe Latest. Feche/saia da sua Steam, depois abra novamente, aí basta abrir as propriedades do Jogo na Steam (clicando no ícone de engrenagem), ir na aba de compatibilidade e ali selecionar o protonGE.

Veja se resolve.

1 curtida