Problema com The witcher 3 no ZorinOS

Fala galera, tudo bem? Sou um recém chegado nesse mundo Linux, estou adorando tudo isso, principalmente graças ao Diolinux. Enfim, como um recém chegado, eu sei que a mundo de configurações no linux é vasto, e na área do proton e jogos, tenho certeza que não é diferente, pois estão, eu instalei The Witcher 3 Wild hunt para testar(eu já tinha um save no windows e por mais que eu não possa voltar nos saves passados, ao que parece o proton “converteu” legal meu save atual e funciona normal).

Porém eu estou tendo sérios problemas com o áudio do jogo, principalmente com a música dele e alguns efeitos sonoros. Quando estou no menu do jogo, a música parece que da um “freeze” e depois volta em um outro ponto ou continuando de onde parou, é como se ela tivesse que dar uma carregada, e até então, eu achei que era problema no menu somente, mas durante o jogo, direto os efeitos sonoros e até a dublagem buga, ela abaixa de volume e volta ou trava.

VI um pessoal falando sobre PulseAudio, mas eu não achei muito sobre e não entendi como eu posso mexer nisso diretamente por ser meio iniciante na parada. Se alguém souber de algo relacionado a isso, se conseguiu resolver, agradeço a ajuda, ainda não testei outros jogos, mas tenho medo desse problema perdurar, principalmente que o The Witcher 3 está como verificado pelo próton para o steam deck/linux.

Valeu galera! Abraços

Olá, está jogando The Witcher 3 pela Steam, certo? (por isso o save em nuvem foi recuperado).

Faça um teste com o Proton GE. O jeito mais fácil de instalar é através de um programa chamado “ProtonPlus” (tem na lojinha do Zorin), quando abrir o programa, procure por ProtonGe e instale a versão ProtonGe Latest. Feche/saia da sua Steam, depois abra novamente, aí basta abrir as propriedades do Jogo na Steam (clicando no ícone de engrenagem), ir na aba de compatibilidade e ali selecionar o protonGE.

Veja se resolve.

2 curtidas

Seu computador é notebook hibrido(Intel + Nvidia), se for tenta fazer o seguinte, coloca esse parametro de inicialização:

__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia %command%

Isso serve p forçar o jogo a utilizar a placa da NVIDIA, apesar do problema está no audio isso tem chances de por baixa performace. Se estiver usando o monitoramento de recursos da steam que mostra uso da GPU, CPU, memoria e FPS, configure somente para mostrar somente o FPS, pois esse monitoramento em tempo real do hardware consome muito recurso.

Caso não não tenha resolvido o seu problema e nem seja Intel + Nvidia o seu computador… posta as espec do seu PC.

Olá @Narayan_LS tudo bem? Primeiramente obrigado pela resposta, então eu testei e não resolveu, na verdade o uso do protonGE deu ate uma diminuida no desempenho kkkkk não sei pq de verdade. Mas eu percebi um padrão, esse som em fade-in fade-out não é exatamente do jogo, e sim do meu zorin os. Eu percebi que toda vez que alguma coisa pesada como alguma instalação de algo esta rolando e o computador da aquela “travada” pra carregar as coisas, o zorin abaixa meu som e volta, tipo um efeito mesmo de diminuição de som suave kkkkk tipo de inicio até pode ser legal mas durante uma jogatina, onde principalmente no loading ou até um momento que o jogo da uma renderizada maior em inimigos etc. Isso causa um desconforto que ao invés do jogo simplesmente dar aquela pequena travada e voltar, o som da esse efeito de diminuir e voltar, fica muito estranho kkkk Se souber algo disso, pesquisei um monte mas sem sucesso. Mais uma vez obrigado pela resposta!

Opa @omladalan tudo bem? Cara então, eu estou achando que é realmente o problema de baixa performance, e não, meu hardware é um computador desktop mesmo com placa de video nvidia 1650 super e um amd ryzen 3500. E realmente, a performance mais baixa pode ser esperada, mas acho que está sim usando minha placa de video pois meu processador não tem video integrado, e eu percebi que esse efeito no audio de diminuir e subir de novo, não é do jogo em si e sim do meu zorin mesmo. Percebi isso instalando coisas nele e vendo um vídeo ao mesmo tempo, quando o computador da aquela mini travada pra carregar algo mais pesado ou esta realizando alguma tarefa que demanda prioridade, que é normal dar uma travadinha por meio segundo ali, o meu zorin não sei se é alguma configuração de suavização, sei lá, mas quando o computador trava, ele diminui o som e sobe de novo, meio que causando um efeito fade-in fade-out no som, de inicio pode parecer que fica suave, mas sei lá kkkkk acho que fica estranho, porque o normal seria talvez o video e o som travar e voltar normalmente, mas como ele da esse efeito de abaixar e subir, meio que o som demora pra voltar, causa uma estranheza. Pesquisei mais sobre e sem sucesso, quero ver uma forma de reproduzir esse problema de forma gravada. Mas muito obrigado pela resposta!

*Edit rápido: Só pra deixar um geral do que entendi dos problemas, esse problema do som não é do jogo em si, e sim do meu zorin os em especifico. Toda vez que o computador esta fazendo algo que demanda mais prioridade e “pesa” um pouco no computador e ele da uma travadinha, o som ao invés de só talvez travar e voltar ou ficar normal e somente o vídeo travar, ele causa um efeito meio que de “suavização”, onde ele abaixa o volume e sobe, causando um efeito fade-in fade-out sabe? E isso ocorria no the witcher toda vez que o jogo precisava processar algo mais pesada e o jogo dava uma travada, toda vez que ele travava, o som fazia esse efeito de abaixar e subir, é bem estranho e queria muito conseguir reproduzir ele em gravação, mas é dificil kkkkk mas enfim, se alguém souber se existe alguma config. que possa estar causando esse efeito estranho, ou talvez só uma má instalação de drivers e etc. Agradeço muito!

Em sequência, foi pedido que eu postasse as minhas specs do PC irei deixar aqui:

• Computador Desktop Ryzen 5 3500 - Hexacore
  • Nvidia 1650 super 4gb
  • 24gb de memória ram ddr4

Estou usando Zorin OS 18 com wayland

Valeu galera!