Problema com sistemas de arquivos Windows

Flw pessoal. Estou com um problema, que nem é tão problema assim. Acontece que ao desmontar um HD, SSD ou pendrive formatados em NTFS e exFAT, a transferência trava. Devido a isso, se eu tiver um HD, por exemplo, em NTFS e copiar um arquivo qualquer para ele, eu não vou conseguir desligar o PC normalmente pois ele ficará “eternamente” tentando desmontar a unidade. Ao que parece ela trava no final e não finaliza se eu rodo o comando sync.

O que faço agora é usar nos HDs e SSDs os formatos padrões (EXT4 ou BTRFS, que certamente é o recomendado e não tenho problemas pois me atendem muito bem). O problema fica com pendrive (e provavelmente HD externo pois não testei) fica mais complicado pois eu preciso de um formato compatível com Windows e estou usando o FAT32 pra isso, porém tenho problemas com limite de tamanho de arquivos. Outro ponto é que, se eu for criar um pendrive bootavel com Ventoy, não consigo copiar nada pelo Linux devido a esse travamento pois ele fica formatado em exFAT.
Ao que parece o Fedora usa o ntfs3 e não mais o ntfs-3g (me corrijam se eu estiver errado pois foi informação do ChatGPT hehe). Se alguém souber como resolver esses travamentos diz ai.