Problema com selecionar o texto segurando shift e apertando home, end, pgUp e pgDn - Lenovo Ideapad 330

Olá, boa tarde. Possuo um Lenovo Ideapad 330 e ao usar Linux não consigo selecionar textos segurando shift e apertando uma tecla de navegação - Home, End, PgDn, e PgUp. Ao fazer isso, deveria selecionar o texto todo da linha, ou das colunas, mas ao invés disso funciona como se o Num Lock estivesse ligado. No lugar da seleção, por exemplo com shift + Home - que deveria selecionar o texto do fim ao começo da linha - é inserido o nº 7 - função dá tecla com Num Lock ligado. Já quando o Num Lock está ligado, funciona apenas como Home, indo para o começo da linha, sem selecionar - o quê deveria acontecer, já que estou segurando shift.
Alguém teve esse problema, e se sim, arranjou uma solução? Desde já, obrigado!

1 curtida

Já verificou no SETUP (firmware EFI/BIOS) o comportamento das teclas fn?
dependendo de como esteja lá muda o comportamento no teclado, você acessa as teclas de brilho e volume tendo que utilizar o fn? se sim basta modificar o comportamento.
Não tenho como tirar uma foto agora, é mais ou menos isso, mudar o HotkeyMode.

https://forums.lenovo.com/t5/Notebooks-Lenovo-IdeaPad-e-Flex-Knowledge-Base/Habilitar-as-teclas-de-funções-sem-utilizar-a-tecla-FN/m-p/3535703

EDITADO: Só corrigindo o post, aqui no 310 funciona com “HotKey - Enabled” ao contrário do que diz na base de conhecimento da Lenovo, só testando das duas formas para saber, eu utilizo assim pois posso utilizar as teclas de função sem precisar teclar FN em conjunto.

2 curtidas

O comportamento das teclas FN tá perfeito! Claro que dependendo da distro, há mais algumas funções de FN, mas volume e brilho funcionaram em todas as distros, enquanto o Shitf + Home pra selecionar - como exemplo, novamente - só no Kubuntu, mas não em todas as aplicações…

1 curtida