Quando comprei o notebook Acer Nitro V15-51 com o Windows 11, eu formatei e instalei o Linux Mint 22 sem problemas. Agora resolvi utilizar o Zorin OS 18 Core, e na instalação diferente do vídeo que ensina o passo a passo, aparece uma opção abaixo da opção dos drivers de terceiros pedindo para inserir uma senha de Secure Boot. Na Bios tentei desativar essa opção, mas não permite, é obrigatório utilizar este notebook com Secure Boot.
Pelo que vi VC tem que criar uma senha para ter a opção de desativar o security boot, depois de desativado vc remove a senha.
Para desativar o Secure Boot em alguns notebooks da Acer é necessário definir uma senha na BIOS!
Importante:
Depois que você definir a senha, se você perder não ter como resetar a senha, a BIOS vai ficar travada se você esquecer a senha, então tome cuidado para não perder a senha.
É só remover a senha assim que desativar o security boot como no 4° passo do video acima, a acer deve ta recebendo uma grana extra da Microsoft para dificultar ao maximo essa desativação
.
Fiz o passo a passo na BIO e funcionou perfeitamente, consegui desabilitar o Secure Boot, muito obrigado.
Agora, igual na imagem, eu preciso fazer que apareça a unidade USB nesta parte do Boot na BIOS para eu colocar como prioritário e instalar o Zorin OS 18 novamente.
Fiz o passo a passo do vídeo e deu certo, consegui desabilitar o Secure Boot.
Agora, igual na imagem abaixo, eu preciso fazer que apareça a unidade USB nesta parte do Boot na BIOS novamente para eu colocar como prioritário e instalar o Zorin OS 18 novamente.
Agora está aparecendo sem a unidade USB.
segura a tecla f12 para escolher o pendrive de instalação do zorin
se não funcionar procura na traseira do seu laptop o nome completo do modelo
e busca no google qual combinação de teclas usar para dar boot pelo pendrive nesse modelo.
não é possível trocar boot mode para “mbr”?
Teclei F12 e liguei o laptop igual mostrado no vídeo, mas nada aconteceu e apareceu a tela do GRUB SHELL novamente com a seguinte mensagem:
GNU GRUB version 2.12: Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists possible device or file completions. To enable less(1)-like paging, “set pager=1”.
Eu vou procurar no manual do notebook Acer Nitro V15-51 como dar boot pelo pendrive, ou no Google, igual você sugeriu.
Mais uma vez muitíssimo obrigado em ajudar.
Deu certo a aula do vídeo, o boot pelo USB voltou a funcionar normal, reconheceu o pendrive e avançou na instalação do Zorin OS 18 muito bem até chegar nessa mensagem abaixo, onde pede para reiniciar o computador e aí volta para aquela tela do GHUB SHELL…
Mensagem:
Erro ao instalar os pacotes
Um erro ocorreu durante a Instalacão dos pacotes:
E:Sub-process /usr/bln/dpkg returned an error code (1)
Os seguintes pacotes estão corrompidos:
Isto pode ter acontecido por causa de uma imagem antiga do instalador ou pode ser
por causa de um bug em alguns dos pacotes listados acima. Mais detalhes podem
ser encontrados em /var/log/syslog. O instalador tentará continuar de qualquer forma,
mas pode falhar posteriormente, e pode não conseguir instalar ou remover outros
pacotes (possivelmente ele mesmo) do sistema instalado. Você deve primeiramente
procurar por imagens mais atuais do seu instalador ou, caso isso não seja possível,
relatar o problema ao seu distribuidor.
OK
linux-image-6.14.0-36-generic (amd64) Instalado
SKIP
Baixa uma nova ISO, usa outro programa de criação de pendrive como o balena ou rufus se puder talvez use outro pendrive, e se tudo não resolver testa SSD do laptop se tem alguma falha.
cheque sempre o sha256sum da iso antes da gravação. faça o que o colega sugeriu: um novo pendrive para tirar a dúvida se poderia ser ele o problema.
Eu fiz vários procedimentos diferentes, mantive apenas o pendrive porque não tenho outro:
- usei outro gravador de ISO da loja de aplicativos do Linux Mint do meu outro laptop chamado “Gravador de Imagem ISO, e gravei a mesma imagem que já tinha baixado;
- usei outra porta USB do Acer Nitro;
- durante a instalação do Zorin OS 18 Core:
3.1 desmarquei a opção de baixar atualizações durante a instalação;
3.2 desmarquei a opção de acessar minha rede WI-FI;
3.3 desmarquei a opção de instalar a placa nvidia durante a instalação.
E vocês não acreditam o que aconteceu… deu tudo certo! a instalação foi até o fim com sucesso. Consegui instalar o Zorin OS 18 e depois eu atualizei os programas e aplicativos, configurei a placa nvidia, e está funcionando 100% o novo OS no meu Acer Nitro.
Quero agradecer demais todos vocês que me apoiaram o tempo todo nesta jornada. Deus abençoe cada um de vocês.
Quem bom que deu tudo certo, aproveite seu novo SO👍.