Problema com quadrado preto com simbolo de bloqueado no ubuntu 20.04LTS

Acabei de instalar o ubuntu 20.04lts no meu computador, formatei por completo. Quando entrei no sistema um quadrado preto ficava aprecendo na tela piscando, tudo que eu fazia ficava travando, seja clicar, trocar de janelas, mas principalmente digitar, demoravam muitos segundo para escrever um caractere. Formatei outra vez, o problema apareceu por uns segundos e sumiu, usei o sistema pela noite inteira sem problemas, instalei meus aplicativos, um deles o spotify, que justamente me causou o problema de novo, logo que eu fechava o spotify o quadrado reaparecia e ficava tudo travado de novo, quando eu abria o spotify ele sumia. Desinstalei o spotify e nada adiantou, ele está até agora com isso. Acabei de trocar do windows para o ubuntu, não faço ideia do que fazer, por favor, alguém pode me ajudar?

1 curtida

(@Talls)
Bem vindo Jhonatan!
Acho que isso pode ser problema de Servidor Grafico (Wayland,X .org) , Você ja tentou outra distro? por exemplo o pop OS , ou tente mudar para X .org manualmente.
Tambem seria interessante saber seu hardware,se puder ,edite o topico colocando o hardware…
Nunca vi esse simbolo da print,talvez seja algo mais especifico.

1 curtida

nuca vi algo parecido na minha vida, então fui pesquisar e descobri que é um bug que faz o kernel pesar que vc esta em um tablet, a solução proposta é colocar um certo modulo na blacklist.

sudo gedit /etc/modprobe.d/block-intel_vbtn.conf

adicionar isso ao arquivo:

blacklist intel_vbtn

salvar e reiniciar.

fonte:

2 curtidas

engraçado que existem relatos de funcionar bem no wayland e não no xorg.

2 curtidas

Que estranho,te marquei porque achei que era algo com servidor grafico,e por saber de suas brigas com xorg ,achei que você ia ter melhor resposta que eu kkk
Achei que tambem podia ser algo de Nvidia vs Ubuntu. Hoje mesmo em outro topico vi um cara reclamando de tearing com nvidia no POP,só que la parece ser mais especifico com nvidia mesmo.

1 curtida

Não faço ideia do porquê, mas foi só eu tirar o cabo de rede sem querer do notebook e o problema sumiu. Botei o cabo de volta e tava de boa de novo. Bizarro. @Vnp @Talls

2 curtidas

(@Talls @Vnp)
Atualização: Ele voltou, não faço ideia do que tá acontecendo. Fiz os passos que o @Talls falou mas nada adiantou. Sobre meu hardware é um notebook ideapad 320 14IKB, intel core i3-6006u, mesa intel hd graphics 520 skl gt2.

1 curtida

O ubuntu ja faz tempo que a comunidade está falando que ele está quase largado…
Da uma olhada no popOS, é a mesma base só que melhor trabalhado.
Meu note é quase igual o seu,só que a versão G, no 1 dia usando popOS que eu relatei em um dos meus tópicos eu só tive o que falar bem dele.

tenho duas recomendações:
1 tentar usar o kernel oem
2 usar outra distro, tendo como forte candidato o popOS (que é baseado no ubuntu, então vc tem todas as facilidades do ubuntu)

para instalar o kernel oem:

sudo apt install linux-oem-20.04b

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.