Problema com pop!_os 21.10

Galera, eu estava utilizando o pop_os 21.04 faz um tempo, tudo funcionava perfeitamente, até receber a notificação para atualizar para a versão 21.10, como sempre não me contive.

Pois bem, quebrou durante a atualização, simplesmente após finalizar e dar o reboot final, ficou parado na logo (lenovo), nesse caso. Não tinha jeito do boot acontecer. Tentei através de um pendrive voltar restaurar o sistema, mas a versão 21.04 não estava disponivel mais no site da System76. Resolvi então voltar para versão LTS, tudo funciona, mas se atualizr, quebra novamente e já era. Mesmo se eu criar uma midia da versão 21.10, nem chega no boot. Fica pararado no imagem abaixo:

Já pesquisei e bastante e não achei nada para resolver. Resolvi testar o Zorin, tudo funciona, mas gosto do pop, principalmente para programar, é mais produtivo para meu uso.

Estranho que, tentei usar o ubuntu 21.10 e o mesmo erro acontece.

É algo com processadore amd, mas não faço ideia de como resolver.

Estou usando um Lenovo ThinkPad E14 Gen 2 - Modelo 20T7:

• Processador: AMD® Ryzen 7 4700u with radeon graphics × 8
  • RAM: 22GB
  • Placa de Video integrada: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Renoir

Recomendo fica na LTS mesmo já que disse que está funcionando e você usa o sistema para desenvolver, espera sai a 22.04 LTS e ai sim acho que vale a pena tenta atualiza, ainda mais no seu caso de uso.

2 curtidas

Uma das possibilidades é usar o modo de refresh que o sistema tem, assim você reinstala ele sem perder os seus dados.

1 curtida

Eu tava tendo problema na instalação desta versão, eu tive que baixar de novo a ISO e o Rufus e refazer o pen drive bootável, ai eu consegui fazer a instalação. Mas agora que eu consegui instalar, não tive nenhum problema, tá tudo funcionando normalmente, eu só estou achando estranho agora esse lançador de apps, mas já tó me acostumando.

1 curtida

Os dados estão todos na nuvem, então esse não seria o problema. O problema é que nem uma instalação nova eu consigo, fico parado nessa tela da imagem que anexei.

Jǻ tentei com outros pendrivers. Não é este o problema, pois o mesmo pendrive funciona em outros disposotovos. É algo relacionado ao modelo do meu processador, eu acho.

É o que estou fazendo, mas gosto do Cosmic, e não versão 21.10 está ainda mais agradável. Na versão LTS ainda não utiliza o Cosmic.

Pessoal, apos ficar o dia inteiro tentando instalar a versão 21.10, ainda sem sucesso.

Já atualizei a Bios para versões antigas, já formatei todas as partições e nada. Estranho que até o Ubuntu 21.10 está com problema, o que parece ser no kernel.

Este é o erro ao instalar o Ubuntu:

O problema é que todos os tópicos que encontram, a solução é considerada somente se a distro já estiver instalada, e eu nem consigo chegar no modo live para instalar.

Alguém tem ideia de como resolver esse erro?

Usar a versão LTS do Pop! ou do Ubuntu pois versões não LTS dão problema normalmente pois são voltadas para teste? Especialmente sendo um usuário básico. @Dio acho que valeria um vídeo explicando isso, não?

To fix this issue, all you need to do is to:

• boot with nomodeset (or ssh into the machine)
  • enable the non-free repository, by editing /etc/apt/sources.list and adding contrib non-free after the main that’s on some of the lines there already
  • run apt-get update
  • install the firmware-amd-graphics package, which will now be pulled from non-free.
  • reboot, this time without the nomodeset, to activate the firmware.

Consegui “resolver” os dois problemas.

Sobre este problema, que ocorre no pop!_os 21.10 no modelo Lenovo ThinkPad Gen2

Fb0: switching to amdgpufrom EFI VGA

Desativei no boot a opção de Boot Display Device, tem algum bug com o monitor desse modelo que impede o boot.

Contra: Se ativar depois de instalar o pop!_os 21.10, não da boot, ou seja, precisa sempre estar conectado a outro monitor. E mesmo assim a maioria das vezes não da boot, tenho que acessar a bios, resetar tudo, alterar o Boot Display Device e torcer para dar o boot, o que torna impossivel usar o pop!_os 21.10.

Sobre o problema do Ubuntu 21.10 no modelo Lenovo ThinkPad Gen2
Encontre mais usuários com esse problema, aqui tem a “solução”

Desativei o Trackpad e Trackpoint (aquela bolinha vermelha clássica dos Thinkpad), e funcionou.

Contra: se reativar, não da mais boot, ou seja, não vai funcionar nem o Trackpad nem o Trackpoint.

A solução seria alterar para o Kernel 5.11, o que relatam funcionar, mas acho um downgrade muito grande.

Já testei muitas distros nesse modelo, nunca presenciei tanto bug crítico como esses, o que me fez abandonar. Estou usando o Zorin e sem problemas.

Sempre curti muito o pop!, mas a versão LTS não vem com o Cosmic, o que eu curti demais, achei as pequenas alterações certeira e deixam o Gnome mais produtivo.

Deveriam oferecer ainda a versão 21.04 para download, eu usava esta e adorava, maldita hora que foi atualizar para 21.10 hehehe

Quanto ao Ubuntu, nunca curti a maneira que adicionam o Gnome na distro, e testando por esses dias me parece mais pesado que qualquer outra distro, tudo é mais lento e custoso para acontecer, ao menos no meu ponto de vista.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.