Problema com placa de rede Zorin OS (e Ubuntu)

Migrei do Windows para o Zorin OS há alguns meses (passando antes pelo Ubuntu) e estou enfrentando um problema na minha placa de rede que não consigo resolver.

Quando ligo a máquina, a rede funciona normalmente por muitas horas, mas, eventualmente, ela para de funcionar sem aviso. Para resolver temporariamente, vou até o menu, desativo a placa de rede e a ativo novamente, e isso resolve, mas é algo incômodo e prejudica minha experiência.

Antes de usar o Zorin, quando utilizava o Ubuntu, o problema era ainda pior: quando a rede parava de funcionar, eu precisava desligar a máquina, desconectar o cabo de energia, apertar o botão de ligar por 10 segundos, e só então a placa voltava a funcionar. Caso não fizesse isso, ela não funcionava nem mesmo no Windows (nessa época estava migrando e ainda usava dual boot).

No Windows, eu nunca tive esse problema. Gostei muito do Zorin OS e não gostaria de trocar de distro, pois meu fluxo de trabalho está ótimo aqui. Além disso, voltar ao Windows não é uma opção porque minha máquina não possui TPM 2.0.

Para mitigar o problema, estou usando um adaptador USB (Device-2) como backup, o que me impede de perceber quando a placa de rede principal (Device-1) falha. Mesmo assim, gostaria de resolver esse problema definitivamente.

Aqui estão as informações de rede do comando inxi -n --filter:

Network:
  Device-1: Intel 82578DC Gigabit Network driver: e1000e
  IF: enp0s25 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter>
  Device-2: Realtek RTL8188EUS 802.11n Wireless Network Adapter type: USB
    driver: rtl8xxxu
  IF: wlx9ca2f43492e5 state: up mac: <filter>

Se alguém já passou por algo semelhante ou souber como solucionar esse problema, ficarei muito grato pela ajuda!

Tive um problema com o Wi-fi no meu note Samsung quando migrei do KDE-Neon p/ o Fedora KDE… mas no meu caso era do Wi-fi ficar caindo frequentemente (mesmo com os drivers instalados)

A única solução que encontrei foi trocando a plaquinha wi-fi do note… e aí ja optei por uma dual-band (ja que a anterior não era)

Essas plaquinhas você encontra com facilidade no MercadoLivre, só tem que verificar a compatibilidade com seu note

Caso seja um desktop e esteja usando uma rede cabeada RJ-45… tente aplicar um limpa contatos lá no conector da placa de rede… ja tive problemas no desktop de ficar alternando entre 100mb e 1GiB por conta de oxicidação…
A Fonte está ok ? No pior dos casos pode ser que a rede onboard esteja indo pro Limbo e seja necessário a instalação de uma PCI-E Gigabit

Então, é um desktop, mas o mais estranho é que quando eu estava usando em dual boot no windows funcionava normalmente, só no Ubuntu (na época) eu tinha problemas. Eu acho que não é hardware, mas não sei nem muito bem quais testes eu teria que fazer.

Resolvi mudando para o Big Linux.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.