Preciso de ajuda com um notebook antigo que tenho, ele é um Acer 4736Z e ele funciona normalmente com o Windows, porém, quando instalo algum sistema Linux ele simplesmente não aceita, já tentei desde os mais fracos aos mais pesados e ele simplesmente não aceita, ele inicia com o sistema mas com no máximo 30 minutos ele desliga e fica nesse loop de eu ligar o notebook e ele desligar sozinho.
Estranho isso, pois com o sistema da Microsoft ele funciona normalmente oque anula a chance de ser algo interno. Me ajudem por favor!.
Bem vindo ao fórum!
Para o pessoal poder te ajudar, precisamos de mais informações. Segue aqui um tópico para te ajudar
Especifique melhor o que está passando ai:
- Qual Windows está instalado nesse Acer?
- Quais distros linux já tentou colocar ai?
- Em modo live, usando pelo pendrive, o Linux apresenta o mesmo problema?
- Como você está fazendo os testes ai?
- Como está realizando a instalação, caso tenha feito?
Isso poderia ajudar a comunidade em entender melhor o seu problema. Veja que, se o WIndows está funcionando normal, o Linux também deveria funcionar. Na minha visão o Windows é mais chato pra funcionar com equipamento ruim do que o Linux. Não estou dizendo que seja o seu caso, estou apenas exemplificando o que entendo do Windows e sua chatice pra funcionar quando o equipamento em questão não está tão bom. Já o Linux eu não vejo assim, pois já instalei em cada lugar que Windows nem pensar. rsrsrs
Já testei Ubuntu, Linux Mint, POP OS, Bodhi Linux, antiX e Debian, nenhum dos sistemas funcionaram, todos apresentaram o mesmo erro na minha maquina eu usava um Windows 7 Profissional a um tempo atrás, migrei para um Windows 10 feito por comunidades para deixar o sistema mais leve, oque não me alegrou muito então migrei para o Windows XP que foi uma “Salvação” para o notebook, porém, nao existe suporte para o XP então tentei migrar para o Sistema Linux, porém, esse problema apareceu e não consigo resolver.
No modo live apresenta o mesmo problema, estou realizando as instalações por um Pendrive Bootavel feito pelo meu celular (estou sem sistema operacional).
Dei uma googlada sobre esse notebook, aparentemente achei pessoas que utilizam ele normalmente com Linux, achei relatos desde o ubuntu 12.(Já estamos no 24)
Só com essas informações não faço a menor ideia do que seja.
Instala o linux mint xfce, e fica com o htop aberto. Procure pelos logs e traga aqui, tente gravar o momento que isso acontece e vai mostrando aqui.
Mostra também como você configurou a bios.
Ok, irei testar agora o Debian Edition, minha bios esta habilitada com Quiet Boot, Network Boot, D2D Recovery e SATA Mode esta [AHCI] quando da boot ele abre o live do sistema e para baixar o sistema ja é uma dor de cabeça, ja que fica desligando toda hora… irei instalar o Debian Edition e se não funcionar testo o XFCE e já gravo a tela para mostrar.
pode ser alguma configuraçao da bios
Baixa a distro pelo seu celular mesmo
Bem, a versão debian edition 32 bits funciona, porém para oque eu preciso precisaria ser 64 bits… ou se conseguisse uma distro baseada no Ubuntu 32 bits…