Olá a todos,
Estou enfrentando um problema para configurar o OpenCL na minha placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics (encontrada em um processador Intel Core i5-10210U) no meu notebook Acer Aspire 5 A515-54-57EN, rodando Arch Linux com ambiente GNOME.
O meu objetivo é executar o benchmark de GPU do Geekbench, mas ao tentar usar a opção --compute OpenCL, recebo o erro “unknown OpenCL platform”.
Já tentei os seguintes passos, sem sucesso:
- Instalei os pacotes
mesaeintel-compute-runtime. - Verifiquei que o arquivo
/etc/OpenCL/vendors/intel.icdexiste e contém o caminho correto para a biblioteca (/usr/lib/intel-opencl/libigdrcl.so). - Confirmei que a biblioteca
/usr/lib/intel-opencl/libigdrcl.sotambém existe. - Executei o comando
clinfo, e a saída consistentemente mostra:
Number of platforms 0
ICD loader properties
ICD loader Name OpenCL ICD Loader
ICD loader Vendor OCL Icd free software
ICD loader Version 2.3.3
ICD loader Profile OpenCL 3.0
- Tentei executar
clinfocomsudo, mas o resultado é o mesmo. - Verifiquei as dependências da biblioteca
libigdrcl.socomldde nenhuma dependência faltando foi encontrada. - Forcei a recriação do cache de bibliotecas com
sudo ldconfige reiniciei. - O pacote
ocl-icdtambém está instalado.
Apesar de tudo isso, o clinfo continua não encontrando nenhuma plataforma OpenCL. O driver i915 da Intel parece estar carregando corretamente (verificado nos logs do kernel).
Alguém já passou por um problema semelhante, especialmente em um notebook Acer Aspire com gráficos Intel integrados, ou teria alguma sugestão de como solucionar isso? Qualquer ajuda seria muito apreciada!
Informações adicionais:
- Notebook: Acer Aspire 5 A515-54-57EN
- Processador: Intel Core i5-10210U
- GPU: Intel UHD Graphics (Comet Lake)
- Sistema Operacional: Arch Linux
- Ambiente de Desktop: GNOME
- Versão do Mesa: mesa 1:25.0.5-1
- Versão do intel-compute-runtime: intel-compute-runtime 25.13.33276.16-1
Agradeço qualquer luz que possam lançar sobre este problema!