Problema com o teclado

meu problema é bem bizarro eu diria.
Eu tenho um notebook que tem um defeito no teclado algumas teclas não funcionam(quem dera fosse só esse o problema) mesmo a questão do layout tando configurado direito sempre que apertava algum botão ao invés da letra aparecia alguma outra coisa. Eu usava o windows nesse notebook e decidi mudar pro archlinux e comecei a configurar o hyperland, até aí tudo bem, tava com problema pra reconheço o layout ptbr configurei isso direito e continuei configurando a nova instalação. No dia seguinte quando fui ligar o PC o mesmo problema do windows voltou a acontecer agora no Linux.
Tentei procurar uma solução na internet, mas não achei. Ainda sou novo no mundo Linux.

Atualização
Eu andei pesquisando e talvez eu tenha achado uma possibilidade de concerto. Teria que desabilitar o teclado do notebook. Eu achei algumas formas de fazer isso mas não nem uma funcionou.
O que achei foi uma de Wayland e outra era lsusb mas nem uma funcionou.

Oi! então amigo, talvez o problema pode ser no teclado do seu laptop, seria legal trocar ele se for possivel é claro, mas talvez você pode resolver usando alguns comandos de terminal bem simples, então abra seu terminal com Ctrl + Enter ou com o conjunto de teclas selecionados para abrir o terminal, após ter aberto o terminal você deve entrar como adminsitrador com o su, insira a senha de root, pode ser a mesma de usuário em algumas considerações, se o root está desativado você pode usar o sudo su ou doas su que exerce a mesma função do su, após isso você deve rodar os seguintes comandos:

loadkeys br-abnt2 # Define o layout do teclado no TTY
echo "keymap=br-abnt2" >> /etc/vconsole.conf # Predefinir o teclado ABNT2 para o TTY
setxkbmap -layout br -variant abnt2 # Define o teclado como abnt2 caso seja Xorg
localectl set-x11-keymap br abnt2 # Define ABNT2 para o SystemD
echo 'Section "InputClass"
    Identifier "system-keyboard"
    MatchIsKeyboard "on"
    Option "XkbLayout" "br"
    Option "XkbVariant" "abnt2"
EndSection' | tee /etc/X11/xorg.conf.d/00-keyboard.conf # Define o Layout permanentemente

Caso ainda não funcione seria legal trocar o teclado se nem no Windows funcione, mas talvez isso possa solucionar seu problema.
Uma boa sorte com Arch Linux

Você utiliza teclado externo?

Geralmente isso acontece quando conectamos um teclado externo, que altera essa configuração.

Bom, não sei se é seu caso, mas tenta apertar as teclas FN + Insert. Quando essa opção está ativada, ela muda algumas teclas, principalmente do lado direito do teclado e as teclas numéricas de cima. Então aperta essa combinação de teclas e veja se voltou ao normal.