Problema com o teclado

meu problema é bem bizarro eu diria.
Eu tenho um notebook que tem um defeito no teclado algumas teclas não funcionam(quem dera fosse só esse o problema) mesmo a questão do layout tando configurado direito sempre que apertava algum botão ao invés da letra aparecia alguma outra coisa. Eu usava o windows nesse notebook e decidi mudar pro archlinux e comecei a configurar o hyperland, até aí tudo bem, tava com problema pra reconheço o layout ptbr configurei isso direito e continuei configurando a nova instalação. No dia seguinte quando fui ligar o PC o mesmo problema do windows voltou a acontecer agora no Linux.
Tentei procurar uma solução na internet, mas não achei. Ainda sou novo no mundo Linux.

Atualização
Eu andei pesquisando e talvez eu tenha achado uma possibilidade de concerto. Teria que desabilitar o teclado do notebook. Eu achei algumas formas de fazer isso mas não nem uma funcionou.
O que achei foi uma de Wayland e outra era lsusb mas nem uma funcionou.

Oi! então amigo, talvez o problema pode ser no teclado do seu laptop, seria legal trocar ele se for possivel é claro, mas talvez você pode resolver usando alguns comandos de terminal bem simples, então abra seu terminal com Ctrl + Enter ou com o conjunto de teclas selecionados para abrir o terminal, após ter aberto o terminal você deve entrar como adminsitrador com o su, insira a senha de root, pode ser a mesma de usuário em algumas considerações, se o root está desativado você pode usar o sudo su ou doas su que exerce a mesma função do su, após isso você deve rodar os seguintes comandos:

loadkeys br-abnt2 # Define o layout do teclado no TTY
echo "keymap=br-abnt2" >> /etc/vconsole.conf # Predefinir o teclado ABNT2 para o TTY
setxkbmap -layout br -variant abnt2 # Define o teclado como abnt2 caso seja Xorg
localectl set-x11-keymap br abnt2 # Define ABNT2 para o SystemD
echo 'Section "InputClass"
    Identifier "system-keyboard"
    MatchIsKeyboard "on"
    Option "XkbLayout" "br"