Problema com o Kwin

Bom dia a todos, como vão?
Estou utilizando o Manjaro Release 21.2.0 com o Deepin. Recentemente estou tendo problemas com a interface gráfica, aonde eu não consigo utilizar nenhuma propriedade das janelas ativas, maximizar, minimizar, apenas fechar. Para que eu consiga utilizar os recursos “normal” eu tenho que executar kwin_x11 --replace via terminal e só assim consigo obter o uso (desde que eu não feche o terminal) do sistema. Todas as demais operações dentro do sistema aparentemente estão ocorrendo sem problemas.

Alguém que tenha passado por um problema parecido com este? Conseguiu solucionar?

PS: Fiz um teste colocando o XFCE e não obtive problemas como os descritos acima.

É… amigo, então, eu baixei o Manjaro Deepin e instalei numa VM. O lance dos botões de janelas e tals assim que eu entrei a 1ª vez estava tudo normal, mas, aí atualizei o sistema, reiniciei e começou a dar pau.

Assim que reiniciei, nem a dock nem nada apareceu, usei esse comando kwin_x11 --replace que tu disse e voltaram.
Depois fiz logout e login e os elementos aparecem dessa vez, só que realmente não funcionavam os botões de janela! Muito provavelmente a atualização bugou essa parte, talvez corrijam.

Bem, o que dá para fazer é colocar esse comando para inciar com o sistema!

Você vai criar um arquivo de texto com a extensão .desktop (ex.: kwinx11_replace.desktop) dentro da pasta .config/autostart, com os seguintes parâmetros:

obs.: eu não consegui alterar a extensão do arquivo pelo gestor de arquivos dele… aff… então, eu usei o terminal para conseguir definir a extensão, assim:

nano .config/autostart/kwinx11_replace.desktop

Aí é só escrever o conteúdo e salvar com CTRL+O e ENTER. Resolveu o problema aqui!

Fala amigo, opa, obrigado pela resposta… justamente o que ocorre comigo é o mesmo que está acontecendo com você. Eu paliativamente (digamos assim) coloquei o Cinamon aqui, pra continuar as operações do trabalho até que corrijam com uma próxima atualização esse problema. Agradeço a ajuda ô/

1 curtida