Pessoal, gostaria de uma ajuda, tenho uma GPU AMD RX 580 e tenho tido problema com o monitor. Tenho um monitor Philips 4K e se eu coloco em 60hz a tela fica piscando, em todas as distro linux, já instalei o driver de video pro da AMD e continua com o problema. Fiz o teste com o pc do meu irmão (a GPU dele é nvidia), conectei o monitor no pc dele, bootei pelo pendrive uma distro e deixei ligado por um tempo, usei o firefox pra reproduzir vídeo e não aconteceu nada, funcionou normal. Queria saber se mais alguém já passou por isso?
@eddiecsilva @Diolinux @raulcraveiro podem dar uma ajuda ?
não sei quem tem um monitor 4k e uma GPU AMD.
testei na minha RX580 e numa RX 560 e ambas deram o mesmo problema.
https://www.reddit.com/r/linuxhardware/comments/scth0h/another_no_4k_60hz_on_linux/
Use o comando xrandr --query para ver qual porta o seu dispositivo está usando, substitua senão for HDMI-A-0
xrandr --newmode "3840x2160x60.00" 533.250000 3840 3888 3920 4000 2160 2163 2167 2222 +HSync -VSync
xrandr --addmode HDMI-A-0 "3840x2160x60.00"
xrandr --output HDMI-A-0 --mode 3840x2160x60.00
Coloque as 2 linhas dentro do arquivo ~/.profile
OBS: Lembrando que xrandr só funciona para X11, caso utilize Wayland tem que utilizar wl-randr por exemplo.
Olá @Romanno, tudo bem contigo?
Qual é o modelo exato e fabricante da sua GPU? Essa linha teve muitos modelos diferentes e saber qual é a sua pode ajudar a sugerir alguns testes.
Eu utilizo um monitor WQHD 165hz há pouco mais de um ano, mas,minha GPU é Nvidia. O Dio usa um monitor 4K, mas tenho quase certeza de que a GPU desse micro dele também é Nvidia.
fala eddie, que eu lembre o dio tem um pc que ele usa pra jogar, que tem gpu AMD, mas não lembro qual a gpu dele.
cara, minha gpu é da asus, RX 580 4gb.
acho estranho que a minha RX 560 da gigabyte também acontece a mesma coisa, mas na gpu do meu irmão, que é uma nvidia RTX 2060, o sistema fica em 60hz de boa… sem travar a tela, sem ficar piscando, como se o hdmi tivesse perdendo o sinal da gpu.
não sei também se é alguma incompatibilidade do monitor… meu monitor é um philips.
Teste os comandos no terminal para ver se resolve o seu problema.
PS: A diferença de você executar o comando no terminal e colocar ele no ~/.profile é que a configuração ficará salva e será executado em todo boot, diferente da execução no terminal que perde seu efeito quando você encerra a sessão.
1º passo:
*Substitua pela sua resolução e taxa de hertz
2º passo:
xrandr --newmode “copia o conteúdo após o Modeline do passo anterior”
3º passo:
xrandr --addmode HDMI-A-0 “3840x2160x60.00”
4º passo:
xrandr --output HDMI-A-0 --mode 3840x2160x60.00
O cabo que você está usando para os testes no seu PC e no PC do seu irmão é o mesmo? Já descartou a hipótese do cabo defeituoso?
sim, é o mesmo.
cara, te falar que nessa parte achei meio zuado esse monitor da philips, no manual diz que ele aceita hdmi 2.0 e displayport 1.4 (se não me engano), comprei os cabos e não funciona, em qualquer SO, mexi nas configurações e nada, voltei pro cabo que to usando.
Para 4K é recomendável HDMI 2.0 high speed! E vc tentou plugar em outra entrada HDMI da TV? Pode acontecer, pois comigo foi a entrada HDMI que estava com defeito.
cara, conectei na tv e só tinha opção de 30hz.
troquei as entradas mas ficava só com essa opção habilitada pra mim.
acho que é problema com essa geração de GPU da AMD.
Só pra constar, eu tinha uma RX570 e usava tranquilamente em 4K. Acho mais provável estar rolando alguma incompatibilidade entre o modelo da tv e sua placa de vídeo.
Também pra constar, eu tenho um notebook que a saída hdmi começou a piscar de vez em quando, daí começou a piscar frequentemente e hoje não funciona mais a saída HDMI. Resolvi abrir pra ver e tava cheio de pó e oxidação perto da conexão, porque de alguma forma o ar entrava por ali quando a ventoinha girava. Nesse caso fica cheio de erro no log do sistema porque o monitor que foi conectado não responde corretamente. No seu caso, vc pode tentar conectar nas outras saídas hdmi (mas imagino que vc já tenha tentado isso).
cara, já me ajudou, começo a achar que o problema é mesmo com o monitor, já que com cabo hdmi 2.0, que no manual diz que tem suporte, ele não funciona, nem na minha GPU, nem na GPU do meu irmão, que é NVIDIA.
O estranho que 50hz fica de boa, mas é ■■■■, vc ter um monitor 60hz e só conseguir usar 50hz.
Na tv não ligo pq não uso, problema mesmo é o monitor.