boa tarde! estou com problemas se audio no zorin 17.2 com o kernel 6.8.0.50 e quando entro nas opções avançadas e troco pro 6.8.0.49 p problema some . quando tento atualizar pelo terminal da o seguinte erro:
E: The repository 'cdrom://Zorin-OS 17.2 Core 64bit jammy Release' does not have a Release file.
N: Atualizações a partir de tal repositório não podem ser feitas de forma segura e estão, portanto, desativadas por definição.
N: See apt-secure(8) manpage for repository creation and user configuration details.
E: The repository 'https://ppa.launchpadcontent.net/ubuntu-audio-dev/alsa-daily/ubuntu jammy Release' does not have a Release file.
N: Atualizações a partir de tal repositório não podem ser feitas de forma segura e estão, portanto, desativadas por definição.
N: See apt-secure(8) manpage for repository creation and user configuration details.
como resolver isso?
vá no diretório /etc/apt e veja se tem o arquivo sources.list. se tiver, abra-o com o nano e comente (#) a linha qwue começa com cdrom. depois que salvar, rode com root:
$ sudo apt update
se não tiver o arquivo sources.list vá no diretório /etc/apt/sources.list.d e veja quais arquivos tem com o comando:
$ ls
então abra todos com o nano assim:
**$ sudo nano **
encontre a linha que começa com cdrom...
e comente com (#). depois rode:
$ sudo apt update
==================================
Index of /ubuntu-audio-dev/alsa-daily/ubuntu) jammy
pra que vc adicionou esse PPA? ele tá dando problema. se o pacote dele não for realmente necessário, comente com (#) e desinstale o pacote associado a ele.
2 curtidas
Faça como o @acvsilva disse que some, mas isso não é fatal, se deixar continuar assim o APT continua funcionando, só que polui o terminal, mas pode deixar se quiser.
1 curtida
Esse repositório CDROM eu sempre quis saber para que ele existe, ele serve para fazer atualização offline a partir de CD de instalação de versões fix como 24.04.X?
são arquivos deb necessários para instalar a distro. vc pode instalar sem internet e eles tem de estar disponíveis. geralmente eles comentam (#) a linha automaticamente após a instalação. esse aviso n qr dizer nada. só enche o sac…
qto ao outro erro n tem solução pq é PPA.
1 curtida
Mas como consigo resolver sem ter que ficar trocando a versão do kenel de 6.8.0.50 para 6.8.0.49?pois ai o áudio saí perfeitamente.
1 curtida
Não fui eu que instalei, no terminal eu ainda estou aprendendo a usá-lo.
1 curtida
Tem como deixar o kernel 6.8.0.49 direto ate uma nova atualização? Deixando o kernel 6.8.0.50 desativado ou tirar ele?
1 curtida
Tem certeza que o problema de áudio desse pequeno upgrade do kernel? Geralmente esses upgrades de final de numeração são pequenas correções de bugs e segurança, dificilmente afetam compatibilidade de hardware.
1 curtida
Certeza absoluta não, mas e só entrar no 6.8.0.50 e começa o chiado e duplicação de voz.
1 curtida
vc consegue iniciar o sistema no Kernel anterior?
Nunca precisei fazer isso mas acho que vc pode iniciar o sistema com o Kernel que vc diz estar funcionando, desinstalar o novo e em seguida “pinar” o que está funcionando para que não seja atualizado: Prevent Ubuntu from upgrading the kernel. | Holly
Agora eis o que faria no seu lugar: Eu duvido (mas duvido MUITO) que esse pequeno upgrade tenha sido o problema. Eu faria uma reinstalação limpa e tentaria não mexer sem necessidade em áreas sensíveis do sistema uma vez que tudo esteja funcionando corretamente após a formatação.
1 curtida
Entendi, mas isso começou dps que teve a atualização normal do sistema.
1 curtida
Faz o que o @kalebepsouza falo e espera para ver.
Só que se a mudança do 49 para 50 deu pau no áudio é mais uma lambança da Canonical.
Se eles não arrumar nas próximas versões e provavelmente não vai acontecer porque a Canonical não corrige bugs que não seja de vulnerabilidade ai vc vai ter que dar downgrade para um anterior ao 6.8.
Da para traduzir pra mim ou um tutorial de como fazer?
1 curtida
Então da downgrade logo de uma vez.
sudo apt install -y linux-image-6.5.0-45-generic linux-headers-6.5.0-45-generic linux-modules-6.5.0-45-generic linux-modules-extra-6.5.0-45-generic
Inicialize pelo 6.5.0-45 e veja se está funcionando, se estiver então desinstale o 6.8.*
Para desinstalar esse comando deve ser executado como root, digite “sudo bash” e entra com a senha, copie e cole o próximo e execute, veja bem, é mostrado o que será removido toda a vez que for remover algo, olhe o que está removendo para não remover o kernel que vc não deseja.
LINUX=$(dpkg -l | grep linux-image-6.8.0-.* | sed 's/ii //;s/ .*//'); for i in ${LINUX}; do apt purge "${i}"; done
Vc tem q entrar pelo menu do grub no kernel anterior, e em seguida desinstalar o novo. Aí configura o que deu certo para não ser atualizado. Procure na internet (pesquise em inglês) como fazer isso. Não é um processo complicado.
1 curtida
Blz , daqui a pouco faço e posto o resultado
1 curtida
tentei fazer mas não foi :
root@marcvos-desktop:/home/marcvos# sudo apt install -y linux-image-6.5.0-45-generic linux-headers-6.5.0-45-generic linux-modules-6.5.0-45-generic linux-modules-extra-6.5.0-45-generic
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote linux-image-6.5.0-45-generic
E: Couldn't find any package by glob 'linux-image-6.5.0-45-generic'
E: Impossível encontrar o pacote linux-headers-6.5.0-45-generic
E: Couldn't find any package by glob 'linux-headers-6.5.0-45-generic'
E: Impossível encontrar o pacote linux-modules-6.5.0-45-generic
E: Couldn't find any package by glob 'linux-modules-6.5.0-45-generic'
E: Impossível encontrar o pacote linux-modules-extra-6.5.0-45-generic
E: Couldn't find any package by glob 'linux-modules-extra-6.5.0-45-generic'
1 curtida