Problema com Jornada de Vanildo

Comprei o jogo na Steam, mas esse bug no início simplesmente impede de jogá-lo. Alguém teria ideia do que seja, ou como resolvê-lo?

Cara, aparentemente está faltando uma imagem dos arquivos do jogo, se nao for um erro na programação do jogo em si, tente desinstalar, e instalar denovo(o ideal mesmo é verificar a integridade dos arquivos do jogo pela pagina dele na steam)

Se nao for nenhuma dessas, pode ser q o jogo nao esteja conseguindo acessar a pasta, ou nao consegue abrir o arquivo por falta de um codec de midia do seu sistema, forneça mais dados se possível.

bom… tentei reinstalar o jogo, mas não resolveu o problema. na steam, o jogo parece estar ok

Vc pode tentar fazer uma gambiarra, vai no lugar onde esse arquivo deveria estar e coloca uma outra imagem png com o nome igual, sei lá, pesquisa no google um png de uma luazinha, renomeia e coloca na pasta

a ideia parece boa, mas simplesmente não faço ideia de qual pasta é… tentei caçar aqui no gerenciador de aquivos, mas não encontrei nada

É… deve ser uma pasta interna do jogo q nao fica acessivel pro usuario, bem, esgotou minhas ‘’‘habilidades’‘’, espero que alguem mais experiente da comunidade ajude, boa sorte

IMG_20221214_032104
IMG_20221214_032100

Se estiver utilizando a versão nativa para Linux tente rodar o jogo utilizando o proton caso funcione reporte aos desenvolvedores.

1 curtida

Sim, a versão é a nativa do linux, meu caro
Poderia dar mais detalhes, por favor?

Boa tarde rapaz.
Já tentou mudar os parâmetros no proton ?
Na steam aberta, na aba esquerda de seu catálogo selecione seu jogo e click com o direito do mouse sobre ele e selecione “propriedades”
Na aba “GERAL” em baixo de “opções de inicialização” use esse comando para vê se resolve o problema…

PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

1 curtida

não funcionou. pelo contrário, o jogo sequer abre

Olha, às vezes quando dá esses bugs por aqui, são problemas relacionados à Steam Cloud. Acontece que às vezes uma configuração errada é salva nessa Steam Cloud e mesmo você reinstalando o jogo, ele continua apresentando o problema. Aí precisa excluir os arquivos de configuração/saves. Esse tutorial foi um gringo que ensinou e sempre me salva desse bug.

Então, por sua conta e risco:

1. Verifique se o jogo possui a opção de salvar esses saves na Steam Cloud: para isso, clique com o botão direito do mouse em cima do jogo, depois clique em "Propriedades. Na aba Geral vai aparecer uma opção de ativar/desativar a Steam Cloud. Se tiver essa opção para o seu jogo, deixe ela desativada.

2. Delete o arquivo de configuração: você vai ter que encontrar os arquivos de configuração (.sav) em alguma pasta que contenha o nome do jogo. Geralmente essa pasta é oculta no sistema. Aí é só dar um CTRL + H para mostrar os arquivos ocultos. Aqui no meu caso, eu só tenho um jogo instalado (Dust, mas já serviu para outros jogos) e os saves dele fica localizado nas pastas .local/share/DustAET/Save Files/Player1. O seu deve ter uma pasta parecida com o nome do seu jogo. Daí é só deletar os arquivos que terminam em .sav (principalmente o arquivo Settings.sav). Na dúvida eu deleto tudo, mas se tiver algo salvo, você vai perder a evolução e demais configurações.

3. Inicie o jogo

4. Configure o jogo e salve as configurações normalmente. Um novo arquivo Settings.save será criado.

5. Feche o jogo.

6. Reative a Steam Cloud lá nas Propriedades de Jornada de Vanildo novamente

7. Reinicie o jogo.

Se tudo der certo, o jogo vai rodar normalmente e o novo arquivo de save será upado na cloud da steam.

Agora se seu jogo não tem essa opção, infelizmente não sei como te ajudar.

Então apague esse parâmetro.
Estou te enviando um tutorial da steam que talvez possa te ajudar.

o jogo não tá com problema de integridade. vou testar depois a sugestão da colega ali acima, e ver o que acontece…

Você não entendeu rapaz, ele não só faz verificação de integridade, ele também faz verificação de arquivos corrompidos ou alguma alteração na programação indevida.

Cara, tenta fazer a dica que o amigo falou da gambiarra (criar o arquivo manualmente). Eu vi que vc disse que não achou onde está o arquivo, isso é pq no linux a pasta da steam é oculta. Vai na sua pasta home e aperta no teclado Ctrl + .

Vai aparecer os arquivos ocultos, vc deve achar o “.steam”. O caminho completo das pasta seria “/home/seu_usuario/.steam/steam/steamapps/common”

1 curtida

Achei muito estranho. O arquivo parece ter um espaço no nome, e por algum motivo o programa está trocando ele para ‘%20’ como se fosse uma URL da internet.

Talvez se vc renomear o arquivo colocando o tal ‘%20’, o jogo carregue. Para tal, ache o arquivo na sua pasta pessoal:
Abra o terminal. Use o comando
find . | grep convencida

vai demorar uns segundos e deve dar uma saída com a localização do arquivo.

vá até a pasta indicada e renomeie o arquivo de “lua convencida.png” para “lua%20convencida.png”

Tente iniciar o jogo. Se funcionar, então o jogo deve carregar ou deve dar problema em algum outro arquivo que tenha espaço no nome, tipo “sol%20esquecido.png”. Se for isso, precisa renomear todos os arquivos que tenham espaço no nome.

pois justamente, a verificação não retornou nada de errado. vou tentar mexer no proton pra ver se resolve o problema

colocando nas opções de inicialização, não foi. mas usando as opções de compatibilidade, eu habilitei pra usar o proton. foi a única alternativa de todas as propostas aqui que deu certo. obrigado a td mundo

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.