Problema com instalação de memórias no Windows Server 2008 R2

Preciso de ajuda urgente!!!

Tenho um pequeno servidor na empresa que trabalho (Dell PowerEdge T110 II com um processador) que tinha 8Gb de memória, 2x4gb, comprei mais 02 pentes 2x4gb de memórias com a mesma especificação das que já estavam no servidor, porem quando eu as instalei o sistema reconhece que tem 16Gb de memória instalado, mas só 8Gb de memória utilizável. Já fiz várias configurações que achei na internet, mas nenhuma resolveu.
Alguém tem alguma ideia do que pode estar causando esse problema?

1 Curtida

Bem vindo ao fórum @ramde!
Já passei por essa experiência, fui testando as memórias separadamente e descobri que uma das minhas estava com problema, poderia fazer esse teste unitário para tirar a prova real.

Antes de abrir a máquina, pode ver se há limitação definida no sistema:

Acesse o msconfig, na aba Inicialização do Sistema clique em Oções avançadas:

image

Veja se há alguma limitação quanto ao uso de memória:

image


Segue um vídeo que aborda algumas dicas quanto ao assunto

MEMÓRIA RAM UTILIZÁVEL pela METADE? MENOS memória do que o INSTALADO? Tem SOLUÇÃO? É normal?

Recomendo ler os comentários desse vídeo tbm, muita gente dando dica de como resolvou.

Boa tarde Thespation

Já fiz esses procedimentos mas não resolveu, infelizmente preciso esperar o final de semana para poder testar se tem algum problema no pente de memória, acredito que não, pois o sistema detecta as quantidade total de memória instalada, só não utiliza tudo. Muito obrigado pela ajuda.

1 Curtida

Era exatamente assim que acontecia comigo, tanto que quando descobri qual memória estava com defeito, ela nunca funcionou em outro micro, só reconhecia mesmo.

Quem sabe, uma borracha não seja a sua solução, pode ser que algum contato não esteja conseguindo transmitir dados de alguma forma e uma simples troca de slot já resolva.

Recomendo que cheque as configurações da BIOS, pois em computadores da Dell geralmente há uma opção lá que limita a RAM também.

1 Curtida

Obrigado pela dica, vou procurar fazer isso, só não faço agora, pois o servidor está em produção e é difícil parar ele.

1 Curtida

Boa tarde!
Obrigado pela dica. Então, procurei algo assim, mas não achei nada, por sinal, achei até bastante limitado de opções, mas infelizmente não tenho conhecimento em servidores.