Problema com iluminação do teclado TGT M16L Rainbow no Fedora (Scroll Lock controla LED)

Olá

Estou com um problema relacionado ao controle da iluminação do meu teclado TGT M16L Rainbow (modelo: TGT-M16L-RBW01) no Fedora com ambiente KDE Plasma. O teclado é plug-and-play e possui uma iluminação colorida fixa, que é controlada pelo Scroll Lock.

Descrição do Problema:

• Até o login: A iluminação funciona normalmente. Quando pressiono o Scroll Lock, o LED liga/desliga corretamente.
  • Após o login: O Scroll Lock para de controlar a iluminação. O LED desliga e não reage mais ao pressionar a tecla.

O que já tentei:

1. Configurei o Scroll Lock para ser ativado automaticamente no KDE via xset e scripts de autostart.
  2. Verifiquei as configurações do SDDM (gerenciador de login do KDE) para garantir que o Scroll Lock seja ativado antes do login.
  3. Testei o controle manual do LED com xset led named "Scroll Lock" e setleds.
  4. Criei regras udev para forçar o Scroll Lock ao detectar o teclado.
  5. Testei o teclado no Linux Mint (sem configurar nada), e ele funcionou perfeitamente.

Detalhes do Teclado:

• Modelo: TGT M16L Rainbow (TGT-M16L-RBW01)
  • Link: Pichau - Teclado TGT M16L Rainbow
  • Características: Iluminação colorida fixa (não é RGB controlável por software), controle via Scroll Lock.

Informações do Sistema:

• Distro: Fedora (última versão estável)
  • Ambiente: KDE Plasma
  • Gerenciador de Login: SDDM

Agradeço desde já qualquer ajuda ou dica que possam oferecer! Se precisarem de mais detalhes, é só avisar.

Qual sessão você está utilizando o Plasma? X ou Wayland? Se Wayland, não terá sucesso com o xset.

Pode tentar com a sessão em X se funciona?

Um software que gosto bastante que utilizo para remapear meus inputs para home row mods e é agnóstico em sessões é o keyd, pode ser uma alternativa para testar:

1 curtida

estou no Wayland, vou tentar uma sessão com X ativo, mas também experimentar o Keyd, estou experimentando KDE Plasma + Wayland depois de anos com xfce. Logo trago mais notícias sobre os testes, obrigada!

1 curtida

Voltei e infelizmente não funcionou mas descobri que foi porque o teclado ta de chatice mesmo, ate em outros computadores ta com o mesmo problema, mas agradeço pela atenção e ajuda!

Estava com o mesmo problema no Zorin OS 17.3 (Usando xorg)
Resolvi com esta resposta do AskUbuntu:

If you just modify the

/usr/share/X11/xkb/symbols/pc

you should use a command like

sudo gedit /usr/share/X11/xkb/symbols/pc

and add the line

modifier_map Mod3   { Scroll_Lock };

inside the

xkb_symbols "pc105" {

Remember to restart or log out-log in. It’s enough.

1 curtida