Problema com HDMI

É um problema antigo que eu só percebi hoje, a um tempo atrás, meu monitor demorava muito pra dar vídeo, eu achava que era culpa do cabo HDMI, já que trocando por um DVI o problema foi “solucionado”.
Hoje eu comprei um cabo HDMI novo e pra minha surpresa o meu antigo estava normal, agora resumindo o problema em partes:

• Minha placa de vídeo é uma GTX 1660 Super da Galax, Processador Ryzen 5 1600AF, placa-mãe Asus A320M-K/BR, tenho 12 de RAM.

• Quando conectado apenas com o cabo HDMI, demora cerca de 15 segundos para dar vídeo no monitor.

• Se eu conectar apenas o DVI tudo inicia normal, se eu conectar o HDMI logo depois (em um segundo monitor), ele nunca dá vídeo.

• Se eu conecto apenas o HDMI no monitor secundário, ele não funciona.

• Tanto o monitor primário e secundário estão com todas as entradas funcionais, eu já testei.

• Já descartei a opção de ser a placa de vídeo, eu já testei outra e acontece o mesmo, DVI funciona normal, HDMI com problemas.

• Como já citado antes, comprei um HDMI novo, então também não é dele a culpa.

• No Windows (sistema operacional não é o foco), as vezes o AIDA64 reconhece o segundo monitor (conectado ao HDMI) mas no monitor não reconhece o HDMI e no Windows não dá as opções de resolução.

• Eu já tentei dar boot em uma distro Linux (mais especificamente o Pop_OS com os drivers da NVIDIA) e o mesmo ocorre, inclusive, ignoro a parte de ser drivers já que o problema já ocorre na tela de boot da bios.

Conforme eu for fazendo novos testes vou adicionando mais informações aqui, alguém tem uma ideia do que pode está causando esse problema?

Atualização: Ninguém respondeu nada mas eu resolvi sozinho, aparentemente era algo na minha placa-mãe. Enquanto eu realizava testes mais profundos, utilizando acesso remoto pra manter o vídeo mesmo com os cabos desconectados, o HDMI começou a funcionar no monitor, inclusive dando vídeo no mesmo momento que minha placa liga, não tenho certeza, mas acho que era má configuração. Se você lendo isso (talvez por procurar no Google) tiver o mesmo problema, dê um clear CMOS na tua placa-mãe que provavelmente vai resolver. =)