Problema com GPU Rx7600 no Linux

Preciso de ajuda para resolver meu Problema com GPU Rx7600 no Linux.

Resumo:
Depois de testar Batocera, BigLinux, Fedora KDE, Fedora GNOME, ainda sim, nenhuma das opções reconheceram minha placa de vídeo.
Tentei Instalar drivers manualmente (smu_13_0_10.bin - gc_11_0_3_mes.bin), atualizar o kernel (6.15), usar KDEPlasma, Gnome, wayland, xorg.

Não sei mais o que fazer.
Sei que o problema não é no hardware pois utilizo o windows 10 perfeitamente no mesmo hardware.
Apenas queria fazer um dualboot em um segundo HDD ocioso.

Contexto:
Sempre utilizei Windows mas nunca me senti a vontade. Como sou desenvolvedor de C# me sentia preso ao SO pela falta de suporte para distros Linux. De qualquer forma, como tenho um Desktop principal e um notebook auxiliar, mantive o Windows 10 no Desktop e estou utilizando Pop!_Os no notebook depois de ter passado por algumas distros.

Com o fim do suporte ao Win10 quero migrar para o Linux completamente pela minha insatisfação com o novo sistema da Microsoft. Com isso em mente e aproveitando meus 3 HDD’s de 1Tb, decidi instalar Big Linux para testar mas ele só deu vídeo utilizando nomodeset no commandline do boot. Depois de muitas tentativas de atualizar o kernel de 6.12 para 6.15, instalar os drivers da GPU manualmente, trocar de Wayland para Xorg, mesmo assim, o problema persistia.

Decidi mudar para o Fedora, KDE pois queria manter o KDE como opção gráfica, mas os mesmos problemas, as mesmas tentativas de solução e as mesmas frustrações do fracasso apareceram. Então, por fim, fui para o Fedora GNOME para saber se resolvia e mesmo assim o problema persistiu. Agora, vou para a única distro que eu não queria (Ubuntu) para testar mas desacreditado de que irá funcionar.

Acho que cheguei ao limite das IA’s generativas, que só estão repetindo as mesmas soluções que não resolveram o problema.
Alguém poderia me ajudar por favor??

1 curtida

Bom dia, tudo bem?

Estranho, você esta usando uma placa de vídeo AMD, que os drivers vêm no kernel e não deveria ter problemas

Você no Biglinux tentou marcar a opção de driver abertos? (Drivers MESA)

Você tentou usar o Pop!_OS nessa maquina? (Só verifica que há 2 versões, uma Nvidia e outra AMD)

1 curtida

O que fez tu chegar a essa conclusão? não deu video?

1 curtida

Experimente desabilitar o TPM e o Secure Boot na BIOS. Não deveria ser necessário, mas… Não custa tentar.

1 curtida

Oi, passa o seu hardware completo pra gente!

Se ainda tiver ânimo, tente a trindade das distros da galera: Zorin OS, Pop!_OS e Linux Mint.

Mas pode ser outros motivos.

1 curtida

Bomdia meu querido!
Respondendo suas perguntas

Na instalação do BigLinux tentei wayland e xorg com drivers open source e proprietários e nenhuma das opções funcionaram.

e sim, tentei usar o Pop!_OS, mas mesmo problema.

Opa, bomdia!
Bom, se o SO só da boot desativando os drivers da gpu e aparentemente esse problema não é comum? a conclusão que eu chego é que os SO’s estão com problemas para detectar minha placa de vídeo.

O que é estranho, pois meu processador não tem vídeo integrado.

Ainda não testei essa solução. Vou testar agora. Espero que funcione.

Bomdia!
Ontem tentei instalar o Pop!_Os e o Mint mas os dois compartilharam do mesmo problema.

Sobre meu hardware:
CPU: AMD Ryzen 5 8400F 6-Core 4.2GHz
RAM: 32 GB DDR5 4800 MHz
GPU: AMD Radeon RX 7600
MB: B650M AM5

Armazenamento: 2 HDD’s de 1Tb cada e 1 SSD de 1Tb

Se precisar de mais detalhes, só perguntar.

Olá, poderia me responder qual o software que foi utilizado na criação do pendrive bootável?

qual a saída do comando?

lspci -v

Estranho, tenho aqui uma rx7600 no debian 12 e funciona bem.

Sinceramente, que coisa nao ter dado certo pra ti. Eu quasei comprei a 7600, mas acabei ficando com a 6600 por medo de ter algum problema de compatibilidade.

Porem, duas coisas:

1 - Nao use IA pra resolver problemas;

2 - Tente o Debian, e instalar o pacote firmware-amd-graphics. Normalmente falta esse pacote, e isso pode ajudar.

PS: Quando voce diz que nao funciona a placa de video, ela nao da video nenhum nenhum? Como eh isso?

o que tu fez exatamente?

SOLUCIONEI MEU PROBLEMA!

Bom, depois de algum tempo tentando descobrir o que estava acontecendo, descobri que na verdade o Windows10 só funcionava por causa do Microsoft Windows Basic Video Adapter, e que apesar de reconhecer minha GPU, o sistema utilizava esse adaptador para renderizar o SO.

Nesse meio tempo, fiz tudo que sugeriram aqui nos posts, inclusive checando todas as configurações da BIOS manualmente para saber o motivo do problema. Testei diversas distros diferentes, Big, Pop, Mint, Zorin, Ubuntu, Debian, Fedora, Arch, mas nenhuma delas funcionou, fiz o pendrive bootavel dessas distros de diferentes mandeiras, utilizei rufus, balena e ventoy. Instalei drivers manualmente, editei linhas de comando do inicializador (grub e systemboot) mas o fato da placa de vídeo também ficar com problema de reconhecimento no Win10 me incomodava profundamente.

Considerei que o problema poderia ser físico, testei em outros monitores, entradas e cabos diferentes, desmontei o Desktop inteiro e montei novamente com extrema atenção, trocando posição de fios, trocando os slots dos pentes de RAM, limpando com muito carinho mas nada.

Decidi então, entrar em contato com a GIGABYTE, porém, apenas depois do início de recesso da faculdade e da entrega de alguns trabalhos que eu estava desenvolvendo para evitar conflitos.

Até esse momento, vez ou outra, eu ainda entrava na BIOS para ver se alguma luz batia para solução do problema, e felizmente, bateu.

Montei o meu PC manualmente, verificando a compatibilidade, benchmarks, possíveis defeitos de cada peça, comprando peça por peça durante intervalos quando tinha dinheiro, e coincidentemente, a primeira peça que eu comprei foi a placa mãe, mais ou menos em maio de 2024.
Consegui todas as peças do PC, aproximadamente em setembro do mesmo ano.

Por contexto, vou escrever aqui meu hardware:
MB: GIGABYTE B650M D3HP
CPU: AMD RYZEN 5 8400F 6-CORE 4.2GHz
RAM: 2x 16GB DDR5 4800 MHz
GPU: GIGABYTE AMD RADEON RX7600

Durante uma das vezes que entrei na BIOS, reparei que a versão da BIOS era de abril de 2024 (21F se não me engano), então por desencargo de consciência, entrei no site da GIGABYTE para ver quando foi a última versão oficial lançada, e tinha sido à apenas alguns dias. Instalei a versão atualizada (34F se não me engano) e atualizei a BIOS pelo Q-Flash. Precisei fazer um jumper para limpar o CMOS pois a senha para entrar na BIOS não funcionava mais.
Com tudo configurado na BIOS, entrei no Windows para checar o gerenciador de dispositivos e o Microsoft Windows Basic Video Adapter havia sumido dos dispositivos de vídeo, então fiquei animado e reiniciei o PC com o pendrive bootavel que eu ainda tinha com a imagem do BIGLinux e dessa vez, diferente de todas as outras vezes, o sistema deu boot sem problema nenhum. Então, peguei meu HD que ja tinha uma imagem do Arch instalada, e sem modificar nada, nenhum problema. No final das contas, eu só precisava atualizar a BIOS da placa mãe de 1 ano atrás…

Agradeço à todos que comentaram nesse post e que me ajudaram nessa jornada. Peço perdão pelo escândalo por algo tão pequeno e fica a lição de sempre deixar sua BIOS atualizada :slight_smile:

3 curtidas

Atualizar bios é importante se não está funcionando. Caso contrário, não recomemdo.

É bom atualizar por conta de correção de falhas de segurança

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.