Preciso de ajuda para resolver meu Problema com GPU Rx7600 no Linux.
Resumo:
Depois de testar Batocera, BigLinux, Fedora KDE, Fedora GNOME, ainda sim, nenhuma das opções reconheceram minha placa de vídeo.
Tentei Instalar drivers manualmente (smu_13_0_10.bin - gc_11_0_3_mes.bin), atualizar o kernel (6.15), usar KDEPlasma, Gnome, wayland, xorg.
Não sei mais o que fazer.
Sei que o problema não é no hardware pois utilizo o windows 10 perfeitamente no mesmo hardware.
Apenas queria fazer um dualboot em um segundo HDD ocioso.
Contexto:
Sempre utilizei Windows mas nunca me senti a vontade. Como sou desenvolvedor de C# me sentia preso ao SO pela falta de suporte para distros Linux. De qualquer forma, como tenho um Desktop principal e um notebook auxiliar, mantive o Windows 10 no Desktop e estou utilizando Pop!_Os no notebook depois de ter passado por algumas distros.
Com o fim do suporte ao Win10 quero migrar para o Linux completamente pela minha insatisfação com o novo sistema da Microsoft. Com isso em mente e aproveitando meus 3 HDD’s de 1Tb, decidi instalar Big Linux para testar mas ele só deu vídeo utilizando nomodeset no commandline do boot. Depois de muitas tentativas de atualizar o kernel de 6.12 para 6.15, instalar os drivers da GPU manualmente, trocar de Wayland para Xorg, mesmo assim, o problema persistia.
Decidi mudar para o Fedora, KDE pois queria manter o KDE como opção gráfica, mas os mesmos problemas, as mesmas tentativas de solução e as mesmas frustrações do fracasso apareceram. Então, por fim, fui para o Fedora GNOME para saber se resolvia e mesmo assim o problema persistiu. Agora, vou para a única distro que eu não queria (Ubuntu) para testar mas desacreditado de que irá funcionar.
Acho que cheguei ao limite das IA’s generativas, que só estão repetindo as mesmas soluções que não resolveram o problema.
Alguém poderia me ajudar por favor??