Problema com dual boot

Pessoal, estou com esse problema ao tentar instalar o linux mint xfce no notebook. Sempre quando dou boot pelo pendrive para fazer a instalação em dual boot com o windows 10 esse erro da foto aparece e o notebook desliga! Não consigo inicializar nenhuma iso (mint, lubuntu ou até mesmo o gparted e bootrepair). Em instalações anteriores eu segui alguns passos desativando o secure boot e limpando as keys ficando todas em 0 e funcionou, mas agora nem isso está resolvendo. Alguém poderia me ajudar, por favor?

Volume Full, esse é o seu problema.

Está dando boot via pendrive com a imagem ISO gravada? Dependendo do método pelo qual criou o pendrive, ele fica completamente cheio e desperdiça o espaço livre (por exemplo, ao gravar uma imagem de 5GB num pendrive de 32GB ele passa a ter apenas 5GB de dados, sem ter como ocupar o restante dele). Esse erro MOK parece ter relação com o secureboot… Talvez o sistema esteja tentando criar a MOK no pendrive que ficou somente leitura iso9660. Eu testei o Ventoy (um sistema de criação de pendrive com várias ISO, com um menu que dá pra escolher qual ISO quer dar boot). Ele não apaga o disco inteiro, só cria uma partição do sistema de boot da Ventoy, e deixa todo o resto no sistema de arquivos FAT para salvar dados e ISOs até onde couberem. Ele também tem um sistema de criação da MOK que contorna o bloqueio do secureboot (requer reiniciar 1x quando for a primeira vez que usar determinada ISO). Testei com diversas distribuições e funcionou super bem, o único limite é a velocidade do pendrive / USB. O Ventoy também dá boot em imagens ISO salvas no próprio HD, não precisa nem mesmo salvar elas primeiro no pendrive se não quiser.

1 curtida

essa função do ventoy de dar boot em ISOs em outras unidades de armazenamento eu não conhecia. Mas no caso dele acredito que apenas usar o rufus pra criar a mídia de instalação seja a solução mais rápida e prática.

Sim, o Rufus é uma opção também, exclusivo do Windows. O Ventoy pode ser instalado pelo Windows ou pelo Linux e pode conter mais de um sistema operacional (pode carregar o pendrive consigo e dar boot em qualquer dos ISOs que tenha salvo nele, sem ficar apagando / reinstalando o sistema de boot a cada mudança).

Cosegui resolver o erro e foi mais ou menos assim: Instalei o mint no ventoy e só consegui dar boot pelo UEFI: Built-in EFI Shell abri o terminal e executei alguns comandos para limpar a NVRAM. Depois disso, entrei novamente no EFI Shell e digitei Shell> dmpstore -all
No matching variables found
Shell> dmpstore -d -all
No matching variables found (Isso deleta todas as variáveis EFI diretamente do firmware, sem bloqueio de permissão). E depois apaguei as entradas de boot antigas bcfg boot rm 000X alterei a ordem de boot para o pendrive e pronto, problema com o volume full solucionado.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.