Pessoal, estou com esse problema ao tentar instalar o linux mint xfce no notebook. Sempre quando dou boot pelo pendrive para fazer a instalação em dual boot com o windows 10 esse erro da foto aparece e o notebook desliga! Não consigo inicializar nenhuma iso (mint, lubuntu ou até mesmo o gparted e bootrepair). Em instalações anteriores eu segui alguns passos desativando o secure boot e limpando as keys ficando todas em 0 e funcionou, mas agora nem isso está resolvendo. Alguém poderia me ajudar, por favor?
Volume Full, esse é o seu problema.
Está dando boot via pendrive com a imagem ISO gravada? Dependendo do método pelo qual criou o pendrive, ele fica completamente cheio e desperdiça o espaço livre (por exemplo, ao gravar uma imagem de 5GB num pendrive de 32GB ele passa a ter apenas 5GB de dados, sem ter como ocupar o restante dele). Esse erro MOK parece ter relação com o secureboot… Talvez o sistema esteja tentando criar a MOK no pendrive que ficou somente leitura iso9660. Eu testei o Ventoy (um sistema de criação de pendrive com várias ISO, com um menu que dá pra escolher qual ISO quer dar boot). Ele não apaga o disco inteiro, só cria uma partição do sistema de boot da Ventoy, e deixa todo o resto no sistema de arquivos FAT para salvar dados e ISOs até onde couberem. Ele também tem um sistema de criação da MOK que contorna o bloqueio do secureboot (requer reiniciar 1x quando for a primeira vez que usar determinada ISO). Testei com diversas distribuições e funcionou super bem, o único limite é a velocidade do pendrive / USB. O Ventoy também dá boot em imagens ISO salvas no próprio HD, não precisa nem mesmo salvar elas primeiro no pendrive se não quiser.
essa função do ventoy de dar boot em ISOs em outras unidades de armazenamento eu não conhecia. Mas no caso dele acredito que apenas usar o rufus pra criar a mídia de instalação seja a solução mais rápida e prática.
Sim, o Rufus é uma opção também, exclusivo do Windows. O Ventoy pode ser instalado pelo Windows ou pelo Linux e pode conter mais de um sistema operacional (pode carregar o pendrive consigo e dar boot em qualquer dos ISOs que tenha salvo nele, sem ficar apagando / reinstalando o sistema de boot a cada mudança).
Cosegui resolver o erro e foi mais ou menos assim: Instalei o mint no ventoy e só consegui dar boot pelo UEFI: Built-in EFI Shell abri o terminal e executei alguns comandos para limpar a NVRAM. Depois disso, entrei novamente no EFI Shell e digitei Shell> dmpstore -all
No matching variables found
Shell> dmpstore -d -all
No matching variables found (Isso deleta todas as variáveis EFI diretamente do firmware, sem bloqueio de permissão). E depois apaguei as entradas de boot antigas bcfg boot rm 000X alterei a ordem de boot para o pendrive e pronto, problema com o volume full solucionado.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.