Problema Com Drivers Wifi/Bluetooth

Problemas com Drivers Wi‑Fi MediaTek MT7921 no Linux

Olá pessoal, espero que estejam bem!

Sou programador e utilizo Windows desde sempre, mas sempre tive vontade de migrar para o Linux. Além de programar no computador, também o utilizo para jogar. Recentemente tive muitos problemas com o Windows e resolvi baixar o Linux Mint para testar o sistema e começar a me familiarizar com o ambiente Linux.

Porém, no meio disso tudo, encontrei um problema: tenho uma placa-mãe ASUS B650M TUF Gaming WiFi , que vem com a placa Wi‑Fi MediaTek MT7921 . O problema é que ela não foi reconhecida automaticamente pelo Linux. Quando tentei buscar soluções ou drivers em fóruns, encontrei respostas bem discrepantes. Alguns dizem que existem drivers, mas que é necessário ter o kernel atualizado; outros afirmam que nenhuma versão do Linux suporta esse chip da MediaTek atualmente.

Esse foi o único empecilho real que encontrei para migrar de vez para o Linux. De resto, tudo funcionou muito bem com meu hardware, incluindo meu Ryzen 5 7600 e minha RTX 5060 .

Além disso, também utilizo o computador para jogar jogos de corrida com um volante Logitech G29 . Sei que não existe o G Hub para Linux, mas encontrei alternativas como o Oversteer , e gostei bastante dessa liberdade do Linux de poder escolher ferramentas de código aberto.

Hoje, a única coisa que realmente ainda me prende ao Windows é o problema dos drivers, já que minha placa Wi‑Fi também é responsável pelo Bluetooth, e eu utilizo vários periféricos sem fio (teclado, mouse etc.).

Se alguém tiver alguma alternativa — talvez outro sistema operacional com suporte melhor aos drivers, ou alguma solução específica — seria de grande ajuda. Como disse, sou novo nesse mundo Linux e ainda estou um pouco perdido.

Agradeço desde já qualquer ajuda!

Olá @Felipe_silva, tudo bem contigo?

Ao que parece esse chip é um daqueles problemáticos para funcionar no Linux, praticamente todas as distros que chequei tem um histórico de pessoas reclamando desse driver. Algumas vezes ele simplesmente funciona, em outras, fica instável e caindo o tempo todo.

Uma sugestão para contornar isso seria comprar um adaptador wifi/bluetooth USB que seja suportado e ignorar o chip interno. De preferência, até desative ele se a BIOS permitir.

:vulcan_salute:

1 curtida