Problema Com controle Usb no Pop! Os

acabei de tentar aqui, nn está indo
eu sei que o problema não é no controle, pois a minha máquina tem dual boot e no windows funciona tranquilo

O controle não foi reconhecido pelo programa não ?
Dê mais detalhes do problema.

Não tenho certeza se foi, quando eu conecto o controle no windows ele acende uma luz, no linux não acendeu, mas ele vibrou.

aqui está print do programa

image

1 curtida

ah, eu tentei assistir um vídeo para fazer alguns procedimentos, mas aparentemente nn deu certo

vai aí mais uma foto do controle

Tentei jogar Brawhalla e outros jogos que costumo usar normalmente o controle

Se tiver a Steam instalada, abre no modo big picture¹
image

Selecione configurações²
image

Configurações de controles³
image

Espete o controle paralelo⁴ e depois marque a tick box que habilita suporte para controle de Xbox⁵

Navegue pela interface com o controle como se fosse um video game⁶

1 curtida

Muito obrigado mano, vou tentar aqui e te respondo

1 curtida

Não acender luz não é necessariamente um problema pq pode ser só uma incompatibilidade de drivers.

Teste na Steam no modo big picture como o @JG22 falou e veja se funciona em algum jogo

Antes de qualquer coisa vc precisa identificar o ID do seu joystick, e a partir desse ID que vc vai procurar o driver correto

com o controle plugado digite no terminal: lsusb

veja também esse tópico talvez te de um rumo:

1 curtida

opa, boa noite mano, abrigado pela ajuda. o que eu faço depois de encontrar o ip do meu controle?

Aí é por sua conta, como joysticks não tem um padrão na industria e existem centenas de hardwres diferentes, é algo que só vc vai ter que ir testando na base da tentativa e erro.

posta o id aqui pra ver se alguém tem um hardware igual o seu para te ajudar, pesquisa no google também pra ver se existe alguma solução.

pesquise aqui no arquivo do xpad para ver se já está incluído no driver xpad.
por exemplo a partir da linha 128 estão os id dos joysticks que fazem parte do xpad


siga o que já foi sugerido nessas respostas:
driver para joystick xbox one

driver para joystick xbox 360

sudo apt install git -y
sudo apt install xboxdrv -y

sudo git clone https://github.com/paroj/xpad.git /usr/src/xpad-0.4
sudo dkms install -m xpad -v 0.4

agora é por sua conta…

po cara, valeu demais pela ajuda! To sofrendo demais com esse controle kkkkk, mas acho que agora eu consigo

o ip do meu controle é: Bus 001 Device 002: ID 045e:02ea Microsoft Corp. Xbox One S Controller

Hey pessoal, eu estou precisando de ajuda!

Tenho um controle USB Chinês réplica do Xbox-One, e não estou conseguindo fazer ele funcionar no Linux (Pop!_OS).

Estou precisando do Driver dele, o Ip é esse daqui: Bus 001 Device 002: ID 045e:02ea Microsoft Corp. Xbox One S Controller

Muito obrigado, sou iniciante então se possível me fale como o instalar também :slight_smile:

https://www.edivaldobrito.com.br/configure-o-controle-xbox-ubuntu/

Você já fez a configuração na Steam que já foi sugerida? Qual foi o resultado? E checa nos seus navegadores instalados se o controle é reconhecido no site https://gamepad-tester.com e caso seja se os botões estão mapeados corretamente.

1 curtida

O correto seria conectar o controle USB e jogar, sem se preocupar com driver. Os controles que tenho são:

  • Controle Xbox 360 com fio USB (R$ 220 em 2015), me foi vendido como produto original Microsoft, e até hoje acredito que seja
  • Logitech F310
  • IPEGA 9076
  • DualShock 2 (marca paralela)
  • DualShock 4 (Original)
  • Retroflag de Mega Drive para PC

Todos são plug and play, só conectar e jogar.

Não sei se tem muito o que fazer no seu caso, talvez este controle aí funcione através dum driver genérico muito específico que apenas o Windows tenha, e que não esteja presente no Linux, o negócio é torcer para descobrir que driver é, se existe uma versão Linux dele, e como fazê-lo funcionar no Linux.

Infelizmente não sei muito como ajudar.

Olá Galera. Acredito que estou com o mesmo problema que o nosso amigo @Jhob.
Tô tentando de tudo aqui mas ainda não achei solução

Seguindo as sugestões de vocês já instalei esses “mapeadores de joystick” e não deu certo.
O id do meu controle é: ID 045e:028e Microsoft Corp. Xbox360 Controller.

Galera, achei uma solução pro meu caso depois de horas tentando resolver. Achei em uma comunidade do reddit esses caras tratando do mesmo assuto, segue o link:
https://www.reddit.com/r/linux_gaming/comments/9pnvl4/ubuntu_1810_xbox_360_controller/

@Jhob depois tenta ai
no caso, a solução foi rodar esses comandos (no terminal claro) que não sei bem para que servem:
modprobe -r xpad

depois:

modprobe xpad

[UPDATE]

Pessoal passando para informar que só esses comandos não funciona, fui testar o controle um dia depois e não funcionou. Com isso tive que fazer uma “investigação” de tudo que fiz pra ter dado certo. Vamos lá:
1º- Instalar o xboxdrv na sua maquina
2º- Com joystick conectado, executar o seguinte comando:
sudo xboxdrv --mimic-xpad --detach-kernel-driver
3º- xboxdrv sendo executado, exemplo:


Verifique se o controle funciona, se não funcionar desconecte e conecte novamente o controle, execute novamente o comando: sudo xboxdrv --mimic-xpad --detach-kernel-driver ( Deve funcionar)
4º- Se nas tentativas de reconectar o controle ainda não funcionar, tente rodar os comandos citados no outro comentário que é:
modprobe -r xpad
depois:
modprobe xpad

Galera, mais uma coisa fiz os procedimentos que o @mrkalvin falou, rodei o comando

sudo dkms install -m xpad -v 0.4

E depois procedimentos que informei.
Rapaz quanta briga pra fazer funcionar. :sweat: :persevere:
PopOS,
Pop!_OS_22.04_LTS,
gamepad,
kernel 5.17.15-76051715-generic
045e:028e Microsoft Corp. Xbox360 Controller

1 curtida