Controle não detecta no navegador!

Então… recentemente assisti o vídeo do Dio, e decidi assinar o Game Pass, só que, ando tendo dificuldades para rodar ele no Linux.

Estou com problemas para detectar o controle em qualquer navegador no Linux, Chrome, Edge até Opera. Porém no Windows funcionou no mais clássico PnP (Plug in Play).

E pelo o que observei, parece que não é só no site do Game Pass não, é no navegador inteiro mesmo, já tentei roda no Gamepad Tester, e nada.

Vale ressaltar que meu controle é um controle de Xbox 360, e estou rodando ele com o “driver” XboxDRV com os seguintes parâmetros:

xboxdrv --device-by-id 0e6f:02a0 --type xbox360 -s --detach-kernel-driver

Como eu disse, só em navegadores, por que quando conecto ele em qualquer programa mesmo, eu consigo jogar numa boa, seja ele na Steam, seja no Lutris via Wine, até mesmo Nativo, só nos benditos navegadores eu não consigo.

Alguém tem alguma alternativa para o XboxDRV ou até uma solução embutida no sistema (Quando digo embutida no sistema, eu achei esse tutorial que dizia essa “tal solução” para o Fedora, mas acabei não conseguindo entender como usa)?

Edit 1: Acabei de descobrir que quando ele não passa pelo XboxDRV, ele detecta no navegador, porém não responde à nenhum comando, ou seja, pode ser que o XboxDRV esteja empatando de que o Chromium detecte o controle

Edit 2: Não é só no navegador não, quando eu inicio o XboxDRV, ele some da pasta /dev/input/, descobri isso usando o jstest-gtk, toda vez que desconecto ele do XboxDRV, ele aparece, só que fica imóvel, já quando eu ligo o XboxDRV, fica invisível de novo.

Foto sem o XboxDRV:

Foto com o XboxDRV:

Edit 3: Percebi que na página do Xpad, ele cita um diretório que não existe no meu PC (/sys/class/leds/xpad0/brightness), a pasta xpad0 é inexistente no meu PC, não sei se influência em algo, mas é algo à se relevar :\

Edit 4: Abri um “issue” na Pagina do Xpad no GitHub, pra ver se alguém pelo menos teve/ está tendo algum problema parecido, mas realmente muito estranho o fato do controle não reconhecer de jeito nenhum

1 curtida

veja isso talvez possa ajudar:

Tá, tô tentando entender como usa mas não peguei, eu inicio o XboxDRV e só uso ele? A documentação no App não ficou tão clara.

Esse Xpad atualiza o módulo do kernel dos drivers do joystick do Xbox, então ele trás as modificações mais recentes

Tenho um Joystick usb, com esse comando eu vejo o código do dispositivo do meu joystick:
lsusb

apartir da linha 114 desse arquivo xpad/xpad.c at master · paroj/xpad · GitHub
tem os códigos de dispositivos compatíveis com o driver.

ex do meu ‘lsusb’:

Bus 001 Device 003: ID 045e:028e Microsoft Corp. Xbox360 Controller

no xpad.c na linha 126 tem o código do meu joystick:

{ 0x045e, 0x028e, “Microsoft X-Box 360 pad”, 0, XTYPE_XBOX360 },


Aqui eu tenho isso instalado, funciona no Lutris, não testei no Xcloud.

sudo apt install xboxdrv -y

sudo git clone https://github.com/paroj/xpad.git /usr/src/xpad-0.4
sudo dkms install -m xpad -v 0.4

Reinicie após isso


Meu joystick é clone, o seu se for original provavelmente vai estar na lista também

Se o seu controle for o Xbox One, veja isso, como sugerido no git do xpad:

1 curtida

Não é. é um de 360 normal.

Então, tá na mesma, inexistente. Eu não sei explicar o por que (está até no Edit 2), mas o arquivo /dev/input/js0 só some assim que eu chamo o XboxDRV, é como se o app apagasse, é tanto, que só volta quando eu desconecto e conecto o controle.

Meu controle no lsusb

Bus 002 Device 006: ID 0e6f:02a0 Logic3 Controller

O Xpad já é embutido no kernel, então tecnicamente basta ele parar de usar o xboxdrv para o xpad entrar em ação.

1 curtida

Queria eu que fosse também, mas não tá indo mais nem se o XboxDRV não estiver ativo. É como se o XboxDRV apagasse o arquivinho da pasta /dev/input/.

Cara, que dor de cabeça, só queria jogar um ARK na XCloud.

Siga os passos da secção Debug e post um bug no git do xpad


pra reverter o xpad siga as orientações do git:

Removing

sudo dkms remove -m xpad -v 0.4 --all
sudo rm -rf /usr/src/xpad-0.4

Bom, no caso eu tenho que reportar um bug que meu controle não está sendo reconhecido, é isso?

Sim, descreva exatamente o que ocorre, que funciona no lutris e não funciona no xcloud.
Modelo do controle, seu sistema operacional… Quanto mais detalhado melhor pra eles.

e envie junto o arquivo dmesg.txt como é sugerido no git do xpad

Então, esqueci de mencionar que quando funciona no Lutris, funciona com o XboxDRV, com o Xpad nem detectar detecta.

Chegou a testar em outra distro?? Tipo um Ubuntu, PoPOS, Mint ou Zorin?

1 curtida

Já, no Fedora, só que no caso do Fedora sem XboxDRV, só com o Xpad, e o mesmo problema.

Se Windows contar como distro, nele funfo perfeitamente.

1 curtida

Tá, eu só tentei com o --no-uinput e foi, nos outro sites não detectam, mas no GamePass sim.
Valeu geral que tentou ajudar, mas computador de vez em quanto é um bicho estranho kkkkkkkkkk.

mano, to passando pelo mesmo. li os comentarios mas não entendi como resolveu. teria como passar um tutorial?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.