Olá.
Quanto a isso:
Eu tenho notado que estou tendo problemas para conectar o wifi 2.4GHz do meu roteador a distros linux.
(…)
Quando tento conectar, ele pede para inserir a senha, mesmo tendo inserido-a corretamente na primeira tentativa de conexão.
Talvez não seja uma solução para a sua questão..
… Mas eu tive recentemente (não tão recente assim) problemas no momento de fazer a conexão com uma distro Linux.
O sintoma no meu caso era que eu já tinha colocado a senha na rede (numa distro recém instalada) e a conexão funcionou. Daí quando fui ligar o computador num outro momento a conexão não acontecia.
Percebi que eu não tinha *cadastrado completamente* a rede Wi-Fi.
(Pelo que lembro o visual que o Zorin usa é esse… Ou um bem parecido)
. Possível solução 1:
Eu resolvi a questão ao ir na aba **Identidade** e preencher os campos *BSSID* e *Endereço MAC*, daí a conexão passou a acontecer como deveria.
Basta clicar na *seta para baixo* no final do campo e clicar na única opção disponível que contém um endereço MAC.
. Possível solução 2:
Se você cadastrou mais de um usuário, talvez o problema seja resolvido se você selecionar a opção (na mesma aba mencionada, **Identidade**) “disponibilizar para outros usuários”.
. Possível solução 3:
Talvez, nessa de ficar colocando a senha várias vezes, você acabou cadastrando a mesma rede mais de uma vez. Verifique nas “conexões conhecidas” ou talvez o nome seja “histórico”, quais redes estão cadastradas. Se tiver mais de uma com o mesmo nome, apague todas e siga as instruções da possível solução 1 para cadastrar corretamente. (Isso já aconteceu comigo também… Mas já faz tempo).
Quanto às demais informações fornecidas eu não sei o que dizer.
Uma coisa que pode ser útil pra outras pessoas analisarem e sugerirem soluções - você disse isso:
testei com outros sinais aqui de casa, tanto o 5G do modem e roteador quanto o 2.4G do modem
. Eis a pergunta: Tem mais de um dispositivo emitindo rede wi-fi além de um modem da operadora?
. Se sim, em qual situação? São nós de uma rede mesh? São dispositivos configurados como repetidores? Se for esse último caso, você desativou o *servidor* DHCP do dispositivo que está repetindo (se bem que já ouvi relatos de que nem sempre isso é um problema)?
Desejo sucesso na resolução da sua questão.