Problema com conexão de Wifi 2.4GHz

Eu tenho notado que estou tendo problemas para conectar o wifi 2.4GHz do meu roteador a distros linux. Recentemente, testei o Zorin OS e está gostando muito da experiência, só que esse problema com o Wifi estava me deixando preocupado, pois atualmente comecei a estagiar na área de IOT e tenho que utilizar o esp32, Thonny, micropython, MQTT como ferramentas de trabalho pra poder captar dados de um sensor giroscópio/acelerômetro. Por conta do Esp32 só ter suporte a Wifi 2.4GHz, só consigo utilizar esse tipo de wifi pra fazer a conexão do esp32 ao meu pc(broker mqtt, no caso). Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo??

Obs: Quando tento conectar, ele pede para inserir a senha, mesmo tendo inserido-a corretamente na primeira tentativa de conexão. Eu testei com outros sinais aqui de casa, tanto o 5G do modem e roteador quanto o 2.4G do modem conectam e funcionam normalmente, mas como o modem fica na sala e eu trabalho no quarto na minha mesa, fica meio inviável me manter conectado ao 2.4G do modem por conta do sinal ser fraco e a conexão não ser tão boa.

Olá.:waving_hand:

Quanto a isso:

Eu tenho notado que estou tendo problemas para conectar o wifi 2.4GHz do meu roteador a distros linux.
(…)

Quando tento conectar, ele pede para inserir a senha, mesmo tendo inserido-a corretamente na primeira tentativa de conexão.

Talvez não seja uma solução para a sua questão..

… Mas eu tive recentemente (não tão recente assim) problemas no momento de fazer a conexão com uma distro Linux.

O sintoma no meu caso era que eu já tinha colocado a senha na rede (numa distro recém instalada) e a conexão funcionou. Daí quando fui ligar o computador num outro momento a conexão não acontecia.
Percebi que eu não tinha *cadastrado completamente* a rede Wi-Fi.

(Pelo que lembro o visual que o Zorin usa é esse… Ou um bem parecido)

. Possível solução 1:
Eu resolvi a questão ao ir na aba **Identidade** e preencher os campos *BSSID* e *Endereço MAC*, daí a conexão passou a acontecer como deveria.
Basta clicar na *seta para baixo* no final do campo e clicar na única opção disponível que contém um endereço MAC.

. Possível solução 2:
Se você cadastrou mais de um usuário, talvez o problema seja resolvido se você selecionar a opção (na mesma aba mencionada, **Identidade**) “disponibilizar para outros usuários”.

. Possível solução 3:
Talvez, nessa de ficar colocando a senha várias vezes, você acabou cadastrando a mesma rede mais de uma vez. Verifique nas “conexões conhecidas” ou talvez o nome seja “histórico”, quais redes estão cadastradas. Se tiver mais de uma com o mesmo nome, apague todas e siga as instruções da possível solução 1 para cadastrar corretamente. (Isso já aconteceu comigo também… Mas já faz tempo).

Quanto às demais informações fornecidas eu não sei o que dizer.

Uma coisa que pode ser útil pra outras pessoas analisarem e sugerirem soluções - você disse isso:

testei com outros sinais aqui de casa, tanto o 5G do modem e roteador quanto o 2.4G do modem

. Eis a pergunta: Tem mais de um dispositivo emitindo rede wi-fi além de um modem da operadora?

. Se sim, em qual situação? São nós de uma rede mesh? São dispositivos configurados como repetidores? Se for esse último caso, você desativou o *servidor* DHCP do dispositivo que está repetindo (se bem que já ouvi relatos de que nem sempre isso é um problema)?

Desejo sucesso na resolução da sua questão. :crossed_fingers:

Boa tarde, @Votherou

Em relação ao roteador, é um tp-link configurado como repetidor de sinal. Quanto o DHCP, não sei dizer pois não foi eu que adquiri e configurei ele. Não tenho acesso sequer as informações de admin(senha, usuário) para configurá-lo denovo.

Eu só tenho uma dúvida em relação ao que você comentou… No caso, como eu descubro o BSSID do meu tp-link para tentar aplicar a primeira solução?

Como eu descubro o BSSID do meu tp-link para tentar aplicar a primeira solução?

Ah! Tipo nessa imagem… Vê o campo com o retângulo azul? Onde tá preenchido com “aa:bb:cc:”?

https://i.sstatic.net/dORXw.png

no post anterior fiquei com preguiça de procurar a imagem adequada

A informação escondida aqui não é importante, clique se quiser saber

A imagem da postagem anterior mostra o ambiente gráfico Gnome (e similares).
A imagem desse post mostra o ambiente gráfico KDE (e similares).

Isso não é importante pra sua questão. Estou mencionando isso pra lembrar que a aba de configuração a qual me referi pode ter um nome diferente - eu tinha falado “identidade”, mas aqui nessa nova imagem o nome é “wi-fi”.

E eu mencionei também, além do campo BSSID, o campo “endereço MAC”. Nesse outro ambiente gráfico é o campo “device”. A forma de preencher é a mesma.

Pra esquerda desse retângulo tem uma seta pra baixo. Se você clicar nessa seta vai aparecer o respectivo “bssid”, basta clicar e a opção vai aparecer.

Não tenho acesso sequer as informações de admin(senha, usuário) para configurá-lo de novo.

Considerando essa informação: pode ser que tenham implementado um número máximo de dispositivos que podem ser conectados através desse dispositivo que está agindo como repetidor. Você mencionou que está conectando também dispositivos IOT nesse roteador/repetidor, então…

Mas isso é pura especulação da minha parte. Não tive curiosidade (paciência? tempo?) pra testar esse cenário: ver o que acontece numa distro Linux quando uma tentativa de conexão é feita sendo que a quantidade de conexões nessa rede já está no limite que foi estabelecido pela configuração feita no dispositivo com o DHCP.

Qual a saída do comando?

lspci -v

Eu estou tendo o mesmo problema no Zorin Os 18…

Boa tarde, @Votherou

Quando não aparece as opções para selecionar em BSSID. Existe outra forma de eu encontrar o BSSID do meu roteador?
Dá uma olhada na foto abaixo:

Boa tarde, @swatquest
Rodei esse comando e obtive essa saída:

Tinha como eu diminuir o resultado da saída desse comando? Ficou muito informação de driver e hardware, acho que só que é usado para wifi será necessário.

Então, eu tava procurando alguma solução e apareceu esse post em fórum do reddit pra mim: Reddit - O coração da internet . Acho q o segundo comentário já dá uma ideia do que pode ser, ainda não cheguei a testar, por que eu não estou mais com o Zorin na minha máquina, estou usando em live boot por enquanto. Mas mesmo em live boot, estou tendo esse problema. Agora é tentar ver se essa é possível causa do problema que estamos tendo com Zorin.

Isso é novidade pra mim. :pensive_face:
Não lembro de ter visto essa opção não-expandível.

Tenta então preencher apenas esse debaixo, endereço MAC.

Se não não resolver com isso, deixo com as outras pessoas.

Sucesso! :crossed_fingers:

Infelizmente, não funcionou. Já testei vários distros, até o Fedora e tive o mesmo problema.

@LukAura Eu testei esse passo a passo e deu certo. Vê se consegue resolver o seu problema também.