Problema com caracteres especiais no Chrome usando Wayland

Olá.
Comecei a usar o Wayland no Ubuntu, porém o Chrome fica borrado (talvez pelo Xwayland, pelo que entendi). Então, ativei o modo wayland usando a flag “#ozone-platform-hint”. Resolveu o problema da interface borrada, porém não consigo digitar til, acento e outros caracteres “compostos”. Quando volto o valor da flag pro X11, os caracteres voltam a funcionar. Uma informação que talvez seja relevante é que eu consigo colar qualquer caractere e a exibição está normal. O único problema é pra digitar mesmo.

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito!! :blush:

1 curtida

:wave:t2:

Olá alicedovalle, boas-vindas ao fórum Diolinux.

Bom devido a grande variedade de dispositivos, computadores, laptops, notebooks, etc, temos também uma grande variedade de tipos de teclados :joy:.

Então eu sugiro que você dê uma lida no tópico acima pois ele contém orientações de como fornecer mais dados do seu computador, além dos que você já nos informou. Isso filtra e facilita-nos a tentar encontrar uma solução.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Já foi reportado ao upstream, resta esperar correção. 1360070 - chromium - An open-source project to help move the web forward. - Monorail

3 curtidas

Olá :vulcan_salute:

Também tive o mesmo problema usando o Ungoogled Chromium, então tive que fazer downgrade para a versão anterior (104.0.5112.101-1) para continuar usando. Ainda bem que logo será resolvido como disse o @fastos2016.

2 curtidas

Me deparei com essse problema também, uma pena. Apesar de ainda ter bugs o Chrome fica bem fluído e rápido usando wayland nativo, vou ter que voltar pro Xwayland, preciso dos acentos funcionando.

Eu estava usando Plasma com Wayland quando isso começou a acontecer, só que aí migrei para o XFCE (porque quis usar uma DE mais leve) vai fazer umas 2 sermanas, e por aqui com X11 esse problema não acontece.

Pouco antes de deixar o Plasma, eu atualizei o navegador para a versão atual e ainda estava com o mesmo problema, ou seja, creio que ainda não arrumaram na versão Wayland.

É o jeito.

Você definiu para auto

–ozone-platform-hint=auto

Para quem quiser uma solução melhor que arriscar a segurança de um navegador via X11/Xwayland, pode usar o Chrome dev, na qual não tem este problema usando Wayland Google Chrome (unstable) | Flathub

1 curtida

Eu atualizei o Chrome pra versão estável 106.0.5249.61 no Arch e o problema parece ter sido resolvido aparentemente. Os acentos estão funcionando normalmente e outros bugs que eu estava tendo também parecem resolvidos.

Agora uso meus dois navegadores, tanto o Firefox(principal) e o Chrome com Wayland nativo. Gosto de usar o Google Docs como um webapp com o Chorme pelo suporte a edição offiline, os acentos eram muito necessários.

2 curtidas

corrigido aqui: 106.0.5249.61

2 curtidas