Caros!
Eu ganhei um notebook Multilaser PC222 e queria usá-lo com alguma distro Linux, seja mint ou Ubuntu, as minhas preferidas…
Esse notebook só tem 32gb de memória emmc, então comprei um me.m2 de 120gb pra ter mais espaço, já que quando instalado o mint, o mesmo ficava pedindo mais espaço… O problema que eu não consigo dar boot quando os sistemas operacionais, seja Linux ou windows , estão instalados no ssd, só dá boot quando estão no emmc… Já mudei todas as configurações na bios, na verdade nem consigo selecionar o disco principal, é tudo meio genérico…
Sempre cai em uma tela de EFI shel, só uma vez que caiu na tela de grub…
A pergunta é , alguém consegue me ajudar na instalação, será que tô fazendo algo errado?
Sempre monto o diretório / , o swap, o /home, no me.m2 e formato o emmc, mas nunca da boot…
Ou é possível mudar o diretório / para o me.m2 após instalado? Só uso o notebook para VISUAL CODE E FAZER CHAMADA EM SALA DE AULA…
Você já tentou colocar o /BOOT/UEFI no MMC e deixar o restante no M2? Talvez seja uma forma de contornar essa limitação de boot que você está indicando.
@eddiecsilva vou tentar o mais rápido possível, se tiver outras dicas vai me passando por gentileza!
Outra coisa que já tentei é montar tudo no emmc e o diretório / no m2, também já tentei o inverso… Já tentei o /efi em ambos, só não tentei seu método opinado aqui… Mas vou tentar!
Imagino que o dispositivo não suporta o boot pelo m2. Isso quer dizer que vc deverá ter uma partição EFI no emmc para poder carregar o inicializador (grub, systemd-boot, refind, kernel stub, etc…). Siga a dica do @eddiecsilva , com o cuidado de manter a partição especial efi no emmc. Daí em diante não deve ter grilo nenhum para carregar o sistema operacional no m2, uma vez que os drivers mais básicos já são carregados.
Sei bem como é isso porque tenho uma placa mãe que suporta m2 nvme mas não dá boot por ele, então eu tenho que ter um ssd para no mínimo colocar o GRUB em formato EFI nele.
Amigo, obrigado por me ajudar!
Eu acho que esse é o problema mesmo, tipo uma trava de segurança… Vou tentar e retorno aqui!
Uma vez eu consegui ao menos chegar na tela do GRUB… Acho que se eu conseguir novamente usando os métodos corretos eu consigo dar boot…
Isso. Caso vc consiga chegar no grub e daí der “could not find kernel” então vc vai precisar colocar uma partição “/boot” no emmc também. Se for utilizá-la, faça de 500MB a 1GB.