Problema com bluetooth, controle PS4

Estou enfrentando um problema para parear o controle original do PS4 no Fedora. Quando conecto via cabo, tudo funciona normalmente, mas ao tentar parear via Bluetooth, ele até aparece na lista de dispositivos e solicita autorização, porém, assim que o processo de pareamento começa, o controle desliga e a conexão falha.

Alguém já passou por isso ou sabe como resolver?
No Zorin OS e no Windows ele funciona normalmente, sem nenhum problema.

Também tentei realizar o pareamento pelo terminal com o bluetoothctl, mas recebo o seguinte erro:

Failed to pair: org.bluez.Error.ConnectionAttemptFailed

Agradeço qualquer dica!

Como o controle do PS4 tem um driver oficial da Sony no kernel há muito tempo, acho seguro dizer que o problema não está no controle.

Daí precisamos saber sobre o hardware de Bluetooth envolvido. Esses três sistemas (Fedora, Zorin e Windows) estão instalados na mesma máquina? Qual o hardware dela(s)? Acontece com outros dispositivos Bluetooth?

Outra informação que ajudaria seria a saída de sudo dmesg depois de tentar conectar o controle.

Acho relevante especificar se há dual-boot pois há relatos de placas Bluetooth que não funcionam caso você use um reboot “normal” (em vez de desligar e ligar de novo) para trocar de SO.

Só tenho esse tipo de mensagem de erro quando o controle está pareado num outro dispositivo e tento conectar no meu PC sem removê-lo da lista de dispositivos conhecidos e ligar o modo de pareamento novamente.

Penei mas achei uma salução gambiarra. Nenhum dos tutoriais ou IAs conseguiu resolver meu problema. Dizem que os dongles bluetooth chineses dão erro no linux. Funciona perfeitamente no windows, mas no linux não (Em todas as distros que testei). Então a solução que eu mesmo descobri (gambiarra) é vc usar o bluetooth do seu smarthphone (celular). Baixe o Steam Link nele pareie seu celular com o controle. Ao associar sua conta steam no steam link seu controle podera ser usado no celular que funcionará no pc. Obs. Se não precisar da tela do celular, desligue a transmissão do audio e tela no celular. Isso pode melhorar o desempenho. Fiz questão de compartilhar porque eu sofri pra achar uma solução.

O que realmente importa é o chipset bluetooth que tem no dispositivo. Eu tenho uma placa bluetooth com chip da Midiatek, e por mais que o Fedora reconheça por padrão, só consigo conectar meu controle do Xbox caso eu baixe os drivers proprietários pelo RPM Fusion.