Problema com atualizacao no Fedora 40 em notebook

Basicamente meu fedora se recusa a aplicar esta atualização pq a bateria do meu notebook nao funciona e ela aparece sempre com 0% de carga em todos os sistemas que eu ja usei, isso nunca ocorreu em nenhuma outra distro ou no Windows

Se alguém tiver uma forma de contorna esse problema, desde ja agradeço.

1 curtida

essa atualização n é do sistema mas de firmware, tem que ver o que ocorre, não sei como ocorre, e faz a atualização mas depende da empresa tbm, tenho um dell e independente da distribuição o firmware sempre foi atualizado, inclusive o fedora que é meu sistema principal, recomendo ler a documentação do notebook, talvez a empresa ofereça um metodo de atualização oficial usando a uefi e um pendrive

por conta do erro da bateria faz o seguinte, faz um pendrive uma distribuição que vc sabe que funciona e usa ela pra atualizar pelo live cd

vi aqui que é restrição da gnome software em si, existe na loja um programa chamado frimware, ele opera essas atualizações

Vou testar, mas o estranho e que eu uso um Positivo de meados de 2018, mas e a primeira vez que pede uma atualizacao de firmware

Realmente aparece a atualização, que inclusive realmente nunca tinha aparecido em nenhuma outra distro que já usei, mas achei muito estranho pq ela e da Linux Foundation (o fato da bateria está em 0% também impede que esse programa atualize o firmware)

Essa atualização talvez explique o porque apareceu uma tela de boot nova no meu computador depois da instalação do Fedora 40

Essas opções não existiam antes do fedora

Vou testar essa opção agora.

Dê um feedback depois rs

Depois relata sobre o budgie, primeira pessoa q vi usando essa spin.

1 curtida

Bom como você deve ter percebido, eu uso o Notebook que falta potência, um simples 2/2.
Então eu tinha duas escolhas de sistema para usar, ou o Windows modificado (otimizações) que me deixava vulnerável ou um Linux.

Como eu sempre tive um pouco de facinho pelo mundo Linux eu entrei de cabeça na metade do ano passado para cá, como eu tinha objetivo de encontrar uma distro que melhor performance nesse hardware, eu passei por muitas distro focadas em máquinas mais antigas ou limitadas como: Lubuntu, Xubuntu, Mx Linux, ZorinOs lite (16) e outras que não lembro agora

Mas eu acabei não sendo muito fã do estilo das interfaces XFCE e LXDE que são interfaces mais leves.

Durante muito tempo eu usei o ZorinOs 16 Lite, que tem o XFCE mais bonito que já vi, mas a versão 17 apresentou muita instabilidade e mal desempenho

Recentemente eu acabei decidindo testar o fedora 40 por curiosidade, mas eu sabia que não podia usar a versão do Gnome porque e muito pesada pro hardware que eu tenho e as versões de XFCE é e LXDE não possuim estética que eu gostava

Então por decidir testar a versão do Fedora budgie, eu já tinha testado o Ubuntu budgie, mas achei a interface simples horrível, mas o Fedora traz um desktop budgie muito mais puro, e surpreendentemente roda com uma responsividade e desempenho na minha máquina extremamente favoráveis, dentro das limitações do meu hardware

Então o Fedora budgie acabou sendo a minha escolha de distro atual pois é uma interface agradável e sóbria, mesmo sabendo que e uma RR vou passar um bom tempo usando o Fedora, já que minha lista de outras distro acabou kkkk

Primeira vez usando o Fedora e está muito agradável de usar ele.

Obs: As vezes ainda do um apt update, to acostumando com o gestor de pacotes do fedora kkkkk

Só uma correção o fedora não é RR, ele é PR , Point release, por mais que as tecnologias encontradas nele são novas mas são extremamente estáveis pra uso diário, o sistema tem uma gama de tratadores enorme , e é um sistema bem maduro, uso a 10 anos , uma dica , se não se importa em não ter a última versão dos pacotes sempre e quer um pouco mais de estabilidade, deixa eu te falar , cada versão tem um suporte de 1 ano , então quando lançar o 41 e quiser se sentir mais estável , só atualiza pra ele quando o 42 for lançado , assim vc pegará um sistema extremamente maduro e testado , tem gente que usa o fedora assim , sempre na penúltima versão , eu particularmente sempre usei na última e nunca tive problemas , minha estação com o 40 a última vez que formatei ela foi no fedora 37 , ou seja já está a 3 versões só atualizando e tá de boa

1 curtida

Infelizmente não funcionou, o programa de atualização não encontra esse Update usando outra distro em modo Live

Então só me sobrou duas opções que é conviver com símbolo de atualização na loja de programas ou desconectar a bateria fisicamente para ver se funciona

Realmente a única forma foi desconectando a bateria fisicamente, agora foi possível atualizar

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.