Bom como você deve ter percebido, eu uso o Notebook que falta potência, um simples 2/2.
Então eu tinha duas escolhas de sistema para usar, ou o Windows modificado (otimizações) que me deixava vulnerável ou um Linux.
Como eu sempre tive um pouco de facinho pelo mundo Linux eu entrei de cabeça na metade do ano passado para cá, como eu tinha objetivo de encontrar uma distro que melhor performance nesse hardware, eu passei por muitas distro focadas em máquinas mais antigas ou limitadas como: Lubuntu, Xubuntu, Mx Linux, ZorinOs lite (16) e outras que não lembro agora
Mas eu acabei não sendo muito fã do estilo das interfaces XFCE e LXDE que são interfaces mais leves.
Durante muito tempo eu usei o ZorinOs 16 Lite, que tem o XFCE mais bonito que já vi, mas a versão 17 apresentou muita instabilidade e mal desempenho
Recentemente eu acabei decidindo testar o fedora 40 por curiosidade, mas eu sabia que não podia usar a versão do Gnome porque e muito pesada pro hardware que eu tenho e as versões de XFCE é e LXDE não possuim estética que eu gostava
Então por decidir testar a versão do Fedora budgie, eu já tinha testado o Ubuntu budgie, mas achei a interface simples horrível, mas o Fedora traz um desktop budgie muito mais puro, e surpreendentemente roda com uma responsividade e desempenho na minha máquina extremamente favoráveis, dentro das limitações do meu hardware
Então o Fedora budgie acabou sendo a minha escolha de distro atual pois é uma interface agradável e sóbria, mesmo sabendo que e uma RR vou passar um bom tempo usando o Fedora, já que minha lista de outras distro acabou kkkk
Primeira vez usando o Fedora e está muito agradável de usar ele.
Obs: As vezes ainda do um apt update, to acostumando com o gestor de pacotes do fedora kkkkk