Estou tendo problemas para extrair arquivos compactados em .rar, e aparentemente esse problema só se dá em um dos meus HD’s:
- Uso um principal para armazenar o sistema operacional (Zorin OS 16 Core) (reconhecido aqui como SDA)
- E um secundário que uso para manter meus arquivos (reconhecido aqui como SDB). É nesse que venho tendo problema.
Ambos de 500gb da marca Seagate (Mais informações sobre eles abaixo).
Quando baixo arquivos compactados no HD secundário recebo a seguinte mensagem de erro ao tentar extraí-los:
Consigo extrair e acessar os arquivos normalmente no HD primário, mas se tento copiar e colar tais arquivos pro HD secundário, recebo este erro:
Válido apontar também que, quando tento extrair algo no HD secundário, o programa de descompactar mostra um caminho de diretório que não reconheço, diferente do local onde o HD está:
Localização real do HD secundário:
Tentei algumas soluções que fui achando na internet, instalando e desinstalando pacotes como rar e unrar, mas nenhum deu certo. Cheguei a tentar o FileRoller também, e nada. Sempre usei o descompactador padrão que já vinha com o sistema operacional e nunca tinha dado problema antes. Pra ser sincero nem sei direito o que fiz, pois sou iniciante em Linux e nenhuma resposta era muito clara além de “digite tal coisa no terminal”, mas enfim.
Se alguém puder me dar uma ajuda, agradeço bastante!
Eu tive problemas de Hardware com um HD velho que eu tenho,que até desativei ele do boot,era um Seagate tambem,Sata,Ele conseguiu quebrar o Fedora Silverblue.
Suspeito que seja problema de Hardware.Quando do Nada a gente tá usando Linux e derrepente começa tudo a apresentar mensagens de erro,pode ter certeza que o componente Hardware,tem algum grau de participação nisso.
Acredit oque esse artigo vai te ajudar a corrigir esses problemas:
O driver NTFS do Linux não é muito bom, infelizmente a Microsoft não libera a documentação do NTFS e nem disponibiliza driver para Linux.
O Linux tem um NTFS compatível com a Microsoft mas que não é o da Microsoft, talvez se você mudar o NTFS para usar o do Linux melhore, mas eu sugiro você usar é um FS que é próprio do Linux mesmo.
O drive do NTFS ate funciona bem para copiar e colar, mas quando vai ser usado por software editor e conversor de video, e aparentemente descompactador ele começa a apresentar problema.
A Microsoft libero a documentação de um dos FS dela, este é o xFAT, mas ele é um lixo, não use ele no dia a dia, ele é super inseguro.
Fiz o teste pelo GSmartControl, e esse foi o resultado.
Seria esse padrão linux o ext4?
No caso, existe alguma maneira de fazer meu NTFS mudar pra ext4 sem perder os dados numa possível formatação? Porque senão vou ter que arranjar um jeito de fazer um backup beeeem grande aqui antes de testar essa possibilidade 
Você pode redimensionar a partição tornando ela menor e liberando espaço para mais outra.
Com o espaço livre que foi criado faz uma partição formatada em btrfs, copia os dados do ntfs para a nova partição e então deleta a partição ntfs, e com o espaço liberado de ter deletado o ntfs redimensiona a partição btrfs.
Mas é melhor fazer backup e deletar o ntfs inteiro e criar o filesystem dps.
Não tem conversão de ntfs para btrfs, ele so suporta converter ext2/3/4.
1 curtida
Ext4 já é um FS com poucos recursos, ja deveria esta aposentado.
1 curtida
Bom, fiz o backup e tentei formatar em btrfs pelo gnome disks, mas a opção não estava habilitada. Formatei o HD secundário em ext4 só pra testar e ainda não tinha funcionado. Pesquisando sobre como poderia criar a partição em btrfs acabei achando esse guia:
Segui e aparentemente converteu meu HD secundário pra btrfs, mas ainda não tinha funcionado.
Caçando na loja de apps lá resolvi testar o Xarchiver, e funcionou. O descompactador que já veio instalado ainda dava o mesmo problema, mas pelo Xarchiver rolou tranquilo. Não entendi nada do que aconteceu, não sei se ainda tem alguma coisa quebrada que seria bom dar uma olhada, mas pelo menos agora consigo descompactar as coisas kkkkkkkkk
De qualquer modo, brigado pela ajuda!
1 curtida