Problema com a inicialização do Zorin 18

Olá! Já uso o Zorin 18 há algumas semanas de forma mais ou menos tranquila (tive apenas um problema com a conexão, mas o fórum me ajudou a resolver) e agora simplesmente não consigo mais usar o computador. Sempre que tento ligar, aparece a tela abaixo. Ainda não encontrei nenhuma solução para esse problema, por isso estou abrindo este tópico. Se alguém já enfrentou um problema desse tipo e/ou sabe como resolver, agradecerei imensamente.

Algumas informações que talvez sejam úteis:
Não instalei nenhuma atualização ou aplicativo antes do problema começar. Também não removi nada que estava instalado.

Utilizo um computador conectado a um filtro de linha. Conectado a ele estão a impressora, o teclado e o cabo de rede (na parte de trás), além do adaptador do mouse (parte da frente).

O Secure Boot está desabilitado.

Se remover os dispositivos USB conectados a ele o erro muda?

Qual é o problema? Somente aparecer essa tela ou o sistema trava aí e não vai pra frente? Porque até então, essa é apenas a tela que o kernel está inicializando os serviços (geralmente aparece quando aperta ESC na inicialização)

@Ayanami

Mesmo com a remoção dos dispositivos, o problema persiste.

@Silvestrini

Fica naquela tela e pronto. Eu posso até digitar algo nela, mas não consigo sair dela.

No menu de boot tem alguma opçãp de iniciar em modo seguro? safe mode algo assim… se tiver tentar iniciar por essa opção.

Você lembra se o armazenamento estava cheio?

Aliás, uma dúvida, a logo do Zorin/distro chegava a aparecer antes e agora nem aparece?

@tijolaum

Ativei o modo seguro e tentei iniciar o computador. O erro persistiu, mas “menor”.

@Ayanami

O armazenamento estava quase vazio. Concentro os arquivos na nuvem e em um hd externo e sempre faço backup.

Quando ligo, parece que está tudo normal: aparece a logo da dell e a do zorin logo abaixo. Porém, depois surge o erro.

Você consegue acessar o menu do GRUB pela sua BIOS/UEFI e mandar uma foto das opções?

Todas as telas que consigo acessar são essas aqui:

Pressionando repetidamente esc:

Pressionando repetidamente F2:

Pressionando repetidamente F12:

Pelo menos é possível acessar o console do GRUB, eu não cheguei em casa ainda pra ver isso direito.
Você tem algum pendrive com distro sobrando?

Sim. Tenho um com o próprio zorin 18, que usei para a instalação

Tenta usar ele pra entrar na Live distro, sem instalar, só pra ver se ele pelo menos faz BOOT e aparece a desktop do instalador.

Consegui utilizar normalmente no modo live.

Seria melhor eu instalar novamente então?

Se você tiver certeza que não vai perder nada importante tipo um documento em específico, pode ser uma boa instalar do zero.

Entendi.

Vou refletir se reinstalo o zorin (que já me deu esse e outro grande problema) ou mudo para o Mint.

Muitíssimo obrigado, Aya!!

Usei Mint por um bom tempo, recomendo :D.bem estável e tem bem mais programas que o Debian base.

1 curtida

O Zorin não é um problema, muita gente usa sem problemas. O que eu recomendo fazer é instalar o /home separado do / . Quando você precisar reinstalar, faz somente no / e deixa o /home intacto, preservando assim suas configurações e arquivos.

1 curtida