Problema ao tentar abrir arquivos com programas instalados pelo Wine

Utilizo o FL Studio 21 via Wine no meu desktop (Zorin OS Core 16). Não tenho nenhum problema com o software em si, roda muito bem pelo Wine e consigo trabalhar numa boa.

A única coisa que não consegui resolver é o fato de que os arquivos .flp (que são projetos do FL Studio, assim como o .psd com o Photoshop), não são abertos pelo FL Studio em si quando executados do gerenciador de arquivos. Tentei alterar isso nas propriedades do arquivo e na opção “Abrir com” do menu ao clicar com o botão direito, mas o FL Studio não consta na lista de opções de software que podem abrir o arquivo .flp.

Pesquisando na internet vi que algumas pessoas conseguiam fazer um arquivo ser aberto em certos softwares configurando um comando no menu acessado anteriormente, mas essa opção não aparece pra mim.

Também vi bastante gente em fóruns gringos resolvendo isso em terminal, mas com pouca explicação sobre e em posts bem antigos, então ainda estou bem perdido. Ainda sou novo no Linux e não tenho muita experiência com o terminal, então não quis sair digitando comandos aleatórios achados por aí que eu não sabia o que faziam. Se alguém souber como posso configurar isso, agradeço!

Qual a sua interface gráfica? KDE Plasma? GNOME? Xfce? Cinnamon?

Como assim vc não acha o arquivo navegando pelos diretórios ou você sabe onde esta mas ele não carrega ou não encontra os projetos?

Testei aqui no Wine 8.4 e salva o projeto mas avisa que para abrir projeto criado com a versão trial precisa pagar a licença para poder abrir, e é justamente o que acontece, tentei abrir e aparece para comprar a licença. Tem que gastar um dinheirinho.

GNOME

Eu uso a versão paga do programa! Consigo ver os arquivos normalmente no gerenciador de arquivos (o padrão que veio com o sistema, Nautilus, acredito eu), mas só consigo abrir os arquivos .flp se abrir o FL Studio antes e procurar tais arquivos pelo menu do FL em si (File > Open > [selecionar qual .flp abrir no file browser do wine]).

Meu problema é que geralmente ao clicar duas vezes em um arquivo .flp diretamente no gerenciador de arquivos, esse .flp abriria o FL Studio para mostrar o projeto, do mesmo jeito que clicamos em um .png e ele abre no visualizador de fotos, por exemplo. Esse comportamento é o padrão que eu já usava desde o windows, mas por algum motivo não funcionou no Linux. Tentei alterar isso clicando com o botão direito no arquivo .flp e selecionando “Abrir com outro aplicativo”, mas na lista de softwares que o sistema recomenda pra abrir esse tipo de arquivo, não consta o FL Studio.

Não lembro como, mas tem uma opção de “Aplicativos padrão” nas configurações do GNOME. Verifica ela e vê se acha o que precisa por lá.

Não sei se tem como abrir clicando 2x em arquivos de projeto de software instalados no software de compatibilidade Wine, se tem como eu não sei como faz, o software é instalado em um driver virtual do Wine e não no sistema operacional em si.

A ideia de criar um driver virtual é para fazer o software poder usar as mesmas funções que ele encontraria no Windows, os binários do programa pode assim se comportar como se estivesse instalado no Windows mas esse driver não é real é apenas para o programa manter o seu comportamento sem criar uma camada de compatibilidade para o comportamento da interação entre as API do sistema GNU/Linux e o programa no Wine. No final isso faz com que o sistema operacional GNU/Linux não saiba da existência desse software instalado em um driver virtual do Wine.

Cara o Zorin OS core não usava xfce?

Verifique se o Wine está configurado para acessar as pastas / partições do Linux – por exemplo:

No meu caso:

C:     (criado pelo próprio Wine)
D:     /media/flavio/XTudo -- partição de arquivos em geral
E:     /media/flavio/Sites -- partição dos sites (local)
F:     /media/flavio/Works -- partição de arquivos de trabalho

Sem isso, não tem como meu Wine se entender com minhas partições.

1 curtida

Achei essa opção nas configurações, mas lá só consta coisas relacionadas a arquivos comuns :confused:

Eu acho que tem como sim, pois no menu de “Abrir com outro aplicativo” consta um outro programa que tenho instalado pelo Wine, que é o Vital! Pelo que vi pesquisando por aí tem uma galera que conseguiu ao mexer em alguns arquivos Mimetypes (?) mas não achei nenhum tutorial que ensinasse a fazer isso e tô bem confuso

Se não me engano a versão que usa o Xfce é a Zorin Lite, né? A que tenho aqui é a Core!

Chequei nas configurações do Wine e adicionei o caminho pra pasta com os projetos .flp nessa aba pra ver se funcionava, mas não mudou nada, o FL Studio ainda não aparece nas opções de “Abrir com outro aplicativo” :frowning: Eu já conseguia acessar pelo browser interno do FL Studio e abrir os projetos antes de adicionar esses diretórios na aba de unidades do Wine de qualquer modo, mas ainda não consegui associar os arquivos .flp ao software pelo gerenciador de arquivos…

1 curtida

Não sei como faz, tchau.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.