Problema:
Olá, pessoal. Estou com um problema para rodar o jogo R.E.P.O no meu notebook com Ubuntu 24.04 (KDE Plasma).
Baixei o jogo por meios alternativos apenas para testar se ele funcionaria na minha máquina antes de comprá-lo (pretendo adquirir quando meu dinheiro cair). Porém, ele não abre de jeito nenhum. Já tentei:
- Wine
- Proton (incluindo GE-Proton)
- Lutris
- Heroic Games Launcher
O comportamento é sempre o mesmo: o jogo inicia, mas fecha logo em seguida, sem nenhuma mensagem de erro visível e sim fiz essa pergunta toda usando o chatgpt para facilitar.
O que já fiz:
- Testei múltiplas versões do Proton via Lutris e Heroic.
- Verifiquei dependências básicas do Wine.
- Usei tanto X11 quanto Wayland (ambos testados no KDE).
- Drivers NVIDIA proprietários já estão instalados e funcionando
Ola tive o mesmo problema e resolvi com esse guia: Reddit - O coração da internet
Verificando o ProtonDB o jogo parece funcionar bem com alguns ajustes para quem usa mods ou em notebooks com mais de uma placa de vídeo.
Não descartaria ser algum problema na sua versão “alternativa”.
Obrigado, vou testar depois com outros jogos. Como eu disse no tópico, acabei comprando o R.E.P.O quando consegui o dinheiro e ele funcionou perfeitamente através da Steam.
Eu comprei o jogo e ele funcionou perfeitamente. Acho que o problema era a versão ‘alternativa’. Só não sei como marcar que meu tópico foi resolvido.
Quando for testar versões alternativas opte pelos releases do amigo DODI, aí cria um prefixo no Wine limpo dentro do Lutris e abre o instalador dentro do prefixo, sempre que preciso da versão alternativa faço assim e funciona. (As vezes tenho o original no Steam mas tem algum BO que o bucaneiro funciona melhor, é incrível).
Por isso que hoje em dia to preferindo comprar no GoG, sempre funcionam bem no Lutris.