Estou iniciando minha carreira em programação e, como muitos, sempre flertei com o Ubuntu. Hoje decidi instalá-lo na minha máquina pois acredito quer seja uma escolha excelente para devs.
Pois bem, sempre que crio o meu pen drive bootavel usando o rufus e a iso oficial do ubuntu 24.04, ao entrar na minha BIOS, ela não reconhece meu pen drive e não consigo selecionar ele para dar boot. A BIOS da samsung é meio esquisita, de fato e preciso da ajuda de vocês.
Existem três problemas possíveis e os três são fáceis de serem resolvidos.
Após baixar a imagem ISO você realizou a verificação de hash? Se não, abra o PowerShell, navegue até o diretório onde está a imagem e execute o comando:
Vá até https://releases.ubuntu.com/noble/SHA256SUMS e verifique se o valor é o mesmo do campo hash. Se for, sua imagem está integra, se não, baixe novamente e crie o USB com o Rufus.
O Rufus, por padrão, ao selecionar uma imagem Ubuntu usa a partição MBR e não GPT, então, você pode ter passado batido. Como seu notebook não é um modelo antigo, possivelmente ele está configurado apenas para UEFI e você não conseguirá executar o USB se ele estiver em MBR. Para resolver isso, é só fazer a criação do USB novamente e selecionar no “Partition scheme” o GPT.
Você configurou a prioridade de boot na BIOS para usar o USB? Se não, siga este vídeo. Mas, antes de tudo, não esqueça de verificar os passos anteriores.
Muito obrigado pela ajuda pessoal! Só uma última dúvida. Em sistema de arquivos, devemos escolher o padrão FAT32 ou o NTFS? Por que sempre que tentava criar um pendrive bootavel com a iso do Ubuntu, utilizando partição GPT e sistema de arquivos NTFS, o Windows levantava uma série de erros durante a escrita do pen drive no Rufus e isso acabou corrompendo o meu pen drive. Tentei fazer isso em outra máquina Windows e aconteceu a mesma coisa. Acabei perdendo dois pen drives.
Um forte abraço!
Indo mais direto ao ponto: Na sua bios desative o secure boot e fastboot (se existir). Ao criar o pendrive com o rufus certifique-se de usar as opções fat32 e gpt.
Fiz exatamente isso. Instalei a iso do ubuntu usando partição GPT, sistema de arquivos FAT32. Desativei o secure Boot e as demais opções conforme o vídeo enviado acima. Ainda assim, incrívelmente ele não reconheceu o Pen Drive. Será que é por que o meu Pen Drive é de 8GB? Encomendei um de 32GB para testar novamente.
Já tentei com dois pendrives mas deu na mesma. Vejo que algumas pessoas tiveram o mesmo problema que eu mas nunca resolveram. Isso é bem estranho. Me sinto imcomformado, e vou fazer de tudo para resolver.
Não possuo essa função na minha BIOS, ela é muuuito simples (até demais - que mancada Samsung!) mas estou tentando de tudo. Meu pen drive de 32GB novo vai chegar na segunda, enquanto isso, estou testando de tudo, seguindo os métodos que vocês falaram, nos meus dois pen drives que tenho aqui. Estou inclusive formatando-os com o rufus quando dá errado. Não vou desistir Vou tentar gravar um vídeo pra vocês de como está indo aqui.
Pessoal, consegui usando um Sandisk de 32GB. Funcionou perfeitamente. Estou agora no Ubuntu 24.04 e muito feliz! Fiz inclusive algumas customizações mas sem sair muito do padrão do sistema, que eu acho elegante e muito bonito. Apanhei um pouco mas sigo forte hehehe acredito que será de grande benefício para minha carreira como desenvolvedor. Obrigado a todos!