Ultimamente eu e meus colegas de trabalho estamos tendo muitos problemas ao tentar fixar IPv4 em computadores dos nossos clientes (Windows 10 e 7 em sua maioria). Ocorre que quando vamos fazer o processo de fixar o IP, via acesso remoto, em 90% dos casos acabamos derrubando o acesso à internet do cliente e temos que desfazer o processo. Processo este, que até mês passado, era feito sem maiores problemas.
Alguém sabe o que pode estar ocorrendo? Será que alguma nova configuração que os provedores de internet estão utilizando?
Puxa cara, vamos ver se consigo te dar alguma ajuda.
A conexão cair faz sentido, pois quando você configura um ip fixo a placa da tipo uma “resetada” digamos pra usar a nova atribuição de IP. Neste momento, as conexões normalmente caem.
Que mal eu pergunte, qual software vocês estão usando para a conexão remota?
Vocês tem alguém no local que possa fazer a configuração em IP fixo e testar se a conexão continua funcionando?
Geralmente isso acontece comigo pois nossa rede é gerenciada por Pfsense. Daí ele faz a distribuição de IPs fixos por MAC. Mas o que pode ser também, é a configuração do Roteador (Se utilizar)… como o padrão é IP Dinâmico, se fixar, pode ou não dar problema… Espero poder ter ajudado em algo :3
Então rberlim, Realmente, a internet cai, mas logo ela já voltava, a questão é que agora não esta mais voltando e o cliente não tem mais acesso, não consegue acessar nada, nem o google, que geralmente usamos o DNS dele.
No caso, usamos o teamviwer e anydesk nosso acesso é totalmente remoto, de modo que não temos ninguém que possa verificar, além do nosso cliente.
Então, estou desconfiando que seja alguma coisa do provedor mesmo, algo que eles estejam mudando nas configurações recentemente. Pois tivemos muito problemas com PCs de clientes que já fixamos o IPv4, e agora não conseguimos mais.
Faz todo o sentido. Além disso, verifique se por acaso os IP’s fixados já não estão sendo utilizados por outros equipamentos que estão usando o DHCP. O conflito de IP no windows pode fazer com que a placa deixe de funcionar.