Problema ao executar UNM2000 no linux

Olá pessoal.

Vou descrever um problema que venho enfrentando a bastante tempo para ver se alguém por aqui conseguiria me ajudar.

Eu trabalho em um provedor de internet, e todos os dias precisamos fazer reconhecimentos de ONU’s para a instalação de novos clientes na OLT.

O software que usamos é o UNM2000, não tem nativo para linux mas roda via wine sem nenhum problema.

Nossa grande dificuldade é colocá-lo para funcionar em alguma distro baseada no Ubuntu 21 ou superior.
Consigo usar em distros baseadas até no Ubuntu 20, por exemplo Linux Mint até 20.3 (distros que usam repositório Focal). Porém, não consigo executar nas mais atuais.

O erro que me aparece é o seguinte: “JVM creation failed”. Sei que tem a ver com o java, mas já fiz de tudo e não funciona de nenhuma maneira.
Já utilizei as distros mais atuais, instalando outras versões do java, mas não consegui. Por mais incrível que pareça, só funciona no Linux Mint 20 ou outras distros com essa base.

Pensei até ter algo relacionado com o wine, pois até as versões 20 do Mint, o wine que vem é o 5.0, e depois são as mais recentes, do wine 6 em diante.

Atualmente estou usando o Pop!_Os 22.04 LTS e gostaria muito de continuar com ele, por causa do sistema do Gnome que funciona muito melhor no meu dia-a-dia.

Alguém já enfrentou algo parecido para poder estar me dando uma força?

Desde já agradeço!

Olá @DanSilva, tudo bem contigo?

Já cogitou usar o distrobox para ter um contêiner com uma distro compatível com o UNM2000, enquanto usa o programa de forma transparente em qualquer sistema?

Pode ser uma solução interessante.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Falaa @eddiecsilva !

Cara, eu pensei nisso hoje de manhã, na possibilidade de usar um contêiner, porém eu não sabia como fazer isso nessa minha situação. Vou assistir esse vídeo e pesquisar sobre.

Assim que eu tiver um feedback eu posto aqui.

Valeu pela dica!

1 curtida

Fala pessoal, consegui com sucesso, mesmo sem ter conhecimento mais avançado em linux colocar o contêiner para rodar, usando o Debian 12.

Para nossa felicidade, funcionou perfeitamente:

Meu único dilema agora seria como fazer isso funcionar sem ter que digitar os comandos toda vez que precisar abrir o software como está na imagem abaixo:

Acredito que tem alguma forma de fazer isso, porém eu também não sei e ainda não consegui encontrar pesquisando no Dr. Google :sweat_smile:.

Mas sigo tentando… Acredito que 80% do problema foi resolvido. Muito obrigado @eddiecsilva pela dica valiosa !

2 curtidas

Para “automatizar de vez” você pode criar um script com os comandos e usar o editor de menus para criar um ícone para ele no menu do sistema.

https://diolinux.com.br/tecnologia/como-editar-o-menu-da-sua-distro.html

:vulcan_salute:

2 curtidas

Perfeito, agora fechou 100%.

Mais uma vez, obrigado!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.