Eu estou tentando conectar na minha rede Wi-fi mas está dando esse erro, alguém pode me ajudar?
Olá. ![]()
Bão? =)
A partir desse trecho (adaptado/editado/recortado) com sugestões de boas práticas ao se solicitar suporte para resolução de algum problema, eu pergunto:
-
Você está tentando se conectar na rede Wi-fi pela primeira vez a partir desse Linux Mint Sylvia 18.3? Ou esse problema se apresentou recentemente, após alguma coisa ter acontecido…?
-
Por que você está usando o Linux Mint Sylvia 18.3? O suporte para essa versão foi encerrado em 2021. Até que se prove o contrário (
), existe a possibilidade de isso ter relação com o problema apresentado. Que tal usar a versão mais atual do sistema mencionado, o Linux Mint 22 Wilma(*)?
(*)No caso, use outro dispositivo pra baixar a ISO - já que esse não está funcionando a internet. Ou use conexão cabeada nesse dispositivo, se houver essa possibilidade.
- Seu dispositivo é um notebook e você está usando as antenas e a placa de wi-fi que vieram com ele? Seu dispositivo é um notebook ou um desktop e você está usando um dongle USB wi-fi? Seu dispositivo… Ãhn… O que está sendo usado no seu dispositivo para se conectar ao wi-fi?
Eu ganhei esse notebook, aqui na minha casa não tem cabo de rede, e eu já tentei formatar mas pede uma senha de administrador que eu não sei, eu já tentei formatar pela configuração mas não consegui
Esse problema aparece desde que ganhei ele
Beeeeeeeeeeeem…
Eu estou enxergando alguns caminhos para tentarmos seguir no objetivo de encontrar uma solução:
- O quão distante esse notebook se encontra do disposiutivo que está transmitindo a rede wi-fi?
Existe a possibilidade de a conexão não conseguir se estabelecer pelo sinal recebido estar fraco.
- Qual a marca e o modelo desse notebook? Qual a marca e o modelo do dispositivo que está emitindo a rede wi-fi?
Existe a possibilidade de naõ haver compatibilidade entre os protocolos de conexão wi-fi habilitados no dispositivo transmissor e os protocolos de conexão wi-fi suportados pelo notebook (outrora chamados de 802.11b, 802.11a, 802.11g, 802.11n, 802.11ac, 802.11ax, …).
Não tenho certeza se mesmo sem o protocolo suportado pelo notebook, a rede wi-fi apareceria para ele. ![]()
- Você pode tentar alguns comandos no terminal também, pra tentar adiantar alguma coisa. Abra o terminal com
ctrl + alt + T, e escreva:
sudo systemctl restart NetworkManager
Aí as conexãos de rede… reinicarão.
sudo ifdown -a
Em tese isso desligará todas as placas de redes.
sudo ifup -a
Em tese isso religará todas as placas de redes. E agora você já pode tentar se conectar novamente.
[Edit]
4. Ocorreu-me também que pode ser aquele probleminha de rede wi-fi duplicada…
Não lembro a mensagem de erro que aparece quando isso acontece, se é que aparece mensagem de erro… ![]()
Mas verifique aí: Quantos SSID correspondentes a rede wi-fi que você está tentando conectar, estão aparecendo como salvas (naquele painel de configurações de rede)? O normal seria apenas uma.
Se houver mais de uma, você pode “esquecer” todas. E depois tentar conectar.
[/Edit]
Vale a pena abrir uma janela com o log do sistema enquanto tenta conectar.
sudo journalctl -f
Tente a conexão e veja as mensagens de erro no log também.
eu atualizaria para a última versão do mint
A máquina está com uma versão muito antiga e sem atualizações de segurança. Você quem instalou o Mint ou ganhou com ele?
A bios esta protegida por senha? ou essa senha seria a do usuário?
Eu ganhei ele, eu não sei se foi quem me deu ele que instalou o sistema. Eu estava olhando algumas configurações e esse notebook parece ser de alguma escola
A BIOS tem uma senha
Quando tento executar o comando, aparece essa mensagem de erro. Todos os comandos de ‘sudo’ que tento executar aparece isso.
2 opções:
1 - vc mesmo abrir a máquina e resetar a BIOS, pra tirar a senha
2 - levar para que um técnico faça isso
Tenta usar o nmtui no terminal?
Salvee Votherou, eu consegui conectar na internet pelo Tethering USB do meu celular. Mesmo assim, agradeço muito pela sua ajuda e dos demais usuários daqui. Muito obrigado a todos!!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.