Problema ao conectar na rede | Linux Mint Sylvia 18.3

Eu estou tentando conectar na minha rede Wi-fi mas está dando esse erro, alguém pode me ajudar?

Olá. :wave:
Bão? =)

A partir desse trecho (adaptado/editado/recortado) com sugestões de boas práticas ao se solicitar suporte para resolução de algum problema, eu pergunto:

• Você está tentando se conectar na rede Wi-fi pela primeira vez a partir desse Linux Mint Sylvia 18.3? Ou esse problema se apresentou recentemente, após alguma coisa ter acontecido…?

• Por que você está usando o Linux Mint Sylvia 18.3? O suporte para essa versão foi encerrado em 2021. Até que se prove o contrário (:stuck_out_tongue_winking_eye:), existe a possibilidade de isso ter relação com o problema apresentado. Que tal usar a versão mais atual do sistema mencionado, o Linux Mint 22 Wilma(*)?

(*)No caso, use outro dispositivo pra baixar a ISO - já que esse não está funcionando a internet. Ou use conexão cabeada nesse dispositivo, se houver essa possibilidade.

• Seu dispositivo é um notebook e você está usando as antenas e a placa de wi-fi que vieram com ele? Seu dispositivo é um notebook ou um desktop e você está usando um dongle USB wi-fi? Seu dispositivo… Ãhn… O que está sendo usado no seu dispositivo para se conectar ao wi-fi?

Eu ganhei esse notebook, aqui na minha casa não tem cabo de rede, e eu já tentei formatar mas pede uma senha de administrador que eu não sei, eu já tentei formatar pela configuração mas não consegui

1 curtida

Esse problema aparece desde que ganhei ele

1 curtida

Beeeeeeeeeeeem…

Eu estou enxergando alguns caminhos para tentarmos seguir no objetivo de encontrar uma solução:

1. O quão distante esse notebook se encontra do disposiutivo que está transmitindo a rede wi-fi?

Existe a possibilidade de a conexão não conseguir se estabelecer pelo sinal recebido estar fraco.

1. Qual a marca e o modelo desse notebook? Qual a marca e o modelo do dispositivo que está emitindo a rede wi-fi?

Existe a possibilidade de naõ haver compatibilidade entre os protocolos de conexão wi-fi habilitados no dispositivo transmissor e os protocolos de conexão wi-fi suportados pelo notebook (outrora chamados de 802.11b, 802.11a, 802.11g, 802.11n, 802.11ac, 802.11ax, …).
:thinking: Não tenho certeza se mesmo sem o protocolo suportado pelo notebook, a rede wi-fi apareceria para ele. :thinking:

1. Você pode tentar alguns comandos no terminal também, pra tentar adiantar alguma coisa. Abra o terminal com ctrl + alt + T, e escreva:
  • sudo systemctl restart NetworkManager

Aí as conexãos de rede… reinicarão.

• sudo ifdown -a

Em tese isso desligará todas as placas de redes.

• sudo ifup -a

Em tese isso religará todas as placas de redes. E agora você já pode tentar se conectar novamente.

[Edit]
4. Ocorreu-me também que pode ser aquele probleminha de rede wi-fi duplicada…

Não lembro a mensagem de erro que aparece quando isso acontece, se é que aparece mensagem de erro… :thinking:

Mas verifique aí: Quantos SSID correspondentes a rede wi-fi que você está tentando conectar, estão aparecendo como salvas (naquele painel de configurações de rede)? O normal seria apenas uma.

Se houver mais de uma, você pode “esquecer” todas. E depois tentar conectar.
[/Edit]

Vale a pena abrir uma janela com o log do sistema enquanto tenta conectar.

sudo journalctl -f

Tente a conexão e veja as mensagens de erro no log também.

1 curtida

eu atualizaria para a última versão do mint

1 curtida

A máquina está com uma versão muito antiga e sem atualizações de segurança. Você quem instalou o Mint ou ganhou com ele?

2 curtidas

A bios esta protegida por senha? ou essa senha seria a do usuário?

1 curtida

Eu ganhei ele, eu não sei se foi quem me deu ele que instalou o sistema. Eu estava olhando algumas configurações e esse notebook parece ser de alguma escola

A BIOS tem uma senha

Quando tento executar o comando, aparece essa mensagem de erro. Todos os comandos de ‘sudo’ que tento executar aparece isso.

2 opções:
1 - vc mesmo abrir a máquina e resetar a BIOS, pra tirar a senha
2 - levar para que um técnico faça isso

Tenta usar o nmtui no terminal?

Salvee Votherou, eu consegui conectar na internet pelo Tethering USB do meu celular. Mesmo assim, agradeço muito pela sua ajuda e dos demais usuários daqui. Muito obrigado a todos!!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.