Problema ao carregar notebook

Olá pessoal, instalei o Ubuntu recentemente no meu notebook Samsung Book 4 Pro e estou enfrentando um problema estranho com o carregamento da bateria.

Quando conecto o carregador, o sistema mostra o ícone de “carregando” por alguns segundos, mas logo em seguida o sinal desaparece e a bateria não carrega mais. Às vezes o carregador parece funcionar, mas na maioria das vezes ele desconecta sozinho, como se fosse um problema de detecção.

Já testei o carregador e a tomada, e ambos estão funcionando normalmente. O mesmo carregador carrega o notebook sem problemas quando estou no Windows, então acredito que seja algo relacionado ao Ubuntu (talvez ACPI, drivers ou firmware).

Qualquer dica será bem-vinda!

O computador carrega desligado? Quando você liga está com a bateria totalmente carregada? Seria interessante testar a voltagem com um multímetro, caso tenha, estar ligado não significa que está bom. Caso não tenha, acredito que um técnico não vá te cobrar só para testar se passa energia e na voltagem certa.

Poderia testar usando o TLP pra ver que mensagens o sistema mostra, embora não esteja diretamente relacionado com conexão do carregador, pode dar uma luz:

Opa, sim, ele carrega enquanto está desligado. Decidi levar em uma assistencia.

Obrigado pela recomendação, vou verificar.