Probemas com o snapcraft

voltei a usar o Ubuntu (23.10) depois d bastante tempo sem usar. e estou com uns problemas com a snapcraft. se não me engano ele era um aplicativo instalado, atualmente não encontro mais este aplicativo, tenho o “Ubuntu software” mas não abre. instalei o flatpak, uns aplicativo simplesmente não estão instalando, ou diz que instalou mas não aparece. já desinstalei o flat o snap, instalei, reiniciei o notebook e nada, somente o telegram que instalou e o spotify via terminal

Olá!

Acontece que da LTS 22.04 pra cá transformações foram ocorrendo.
A loja padrão do Ubuntu é ainda o fork da gnome software voltada para pacotes snap e deb. Não possui o suporte para flatpak.

Para você ter a loja completa você precisa instalar o gnome software a qual você poderá ativar o suporte aos repositórios inclusive a flathub. Lembrando que para ter isso você precisa instalar o flatpak e adicionar a flathub.

Na nova LTS 24.04, que será lançada em breve, não é mais a loja gnome software nem a ubuntu software (snapcraft fork gnome software). Foi feito a remodelagem e alinhando focado com a estratégia do Ubuntu Desktop e a loja é o App Center orientada para snap e deb. É bem fluida e rápida.

Outra coisa é que o Ubuntu 23.10 interim é um produto de teste e no meio do caminho para chegar à nova LTS, então alguns mix de tecnologias em termos de apps e subsistemas acontecem.

2 curtidas