Privacidade e Segurança em Smartphone

Olá, eu utilizo o android porém quero mais anonimidade e segurança em meu smartphone, teria algum sistema operacional para smartphone q poderia me oferecer esse tipo de segurança tipo o Tails ou algo do tipo?

Há sistemas como o LineageOS, que não vem com os apps da Google.
É necessário verificar se o seu smartphone é compatível.

Há lojas alternativas de apps, como a F-Droid, mas são limitadas.
Outra opção seria baixar arquivos .apk dos apps e instalar manualmente.

Mas, óbvio que, nenhum sistema vai oferecer privacidade em um uso “normal”.
O uso será bem restrito.

1 curtida

Pesquisei aqui e essa loja alternativa é muito limitada como vc falou, mas voltando ao android, sabe alguma forma de ficar anônimo ao máximo?

Se você restaurar seu smartphone aos padrões de fábrica e não fizer login em nenhum app da Google ou da fabricante do celular, em teoria (difícil saber ao certo), você teria certa privacidade. E teria que instalar apps baixando o arquivo .apk e instalando manualmente.

Uma vez que você faça login e está com a conta ativa no smartphone, já não há privacidade, é claro. O uso fica muito limitado.

Para uso normal, não há como ter privacidade.

no caso de anonimidade só se desativar um monte de coisa como a play store google chome entre outras coisas tudo que recolhe seus dados como o google fotos driver google, no caso você iria ficar limitado usando o celular offline, no caso de navegadores tem até uns que prometem anonimidade, mais duvido muito que tenha um que respeite isso, já no caso de segurança, a maior vulnerabilidade do android seria instalar apps de fontes desconhecidas, as vezes até na play store tem apps camuflado no meio de apss que são íntegros, por isso ela coloco o play protect, outra coisa que deixa ele sem segurança e root, desbloqueio do boot loader, custom recover,y custom rom, custom kernel, algumas até que pode consideram segura mais a maioria tem que ficar de olho, manter o Android os apps atualizado seria o que traria mais segurança.

Anonimato com Travoid e bem impossível kkkkk até usando essas custom ROMs vc vai ser monitorado até pq na raiz do Source tem o tracking da Google, quer anonimato com celular e comprando um realmente focado pra isso como um Librem5 da vida ou se o telefone tiver suporte instale um SO de verdade como Ubuntu phone ou Plasma mobile entre outros

Olá :wave:

Se você que está querendo começar nesse mundo de customização de smartphones, já adianto que será uma longa caminhada. Nesse ramo, é altamente recomendável ter um aparelho separado para esses experimentos, pois há uma chance de perde-lo em algum processo.

E não encare isso como motivos para não tentar, pelo contrário, vá em frente e aprenda, isso é valioso :+1:

Um bom canal para aprender essas coisas de Android é o VegaData:

Antes de sair modificando seu aparelho com outro Android e tals, que tal realizar certas boas práticas no sistema atual que podem te dar um pouco mais de privacidade e segurança que procura?

Por exemplo, nesse vídeo aqui, o @Dio traz uma ótima dica de remover certos apps indesejados que geralmente você não consegue pelo próprio sistema:

Outra, que eu também faço, é utilizar um AdBlock, que bloqueia propagandas de apps e sites. Eu uso o AdAway, que filtra o tráfego de rede do aparelho.

Outra seria tentar trocar apps proprietários e cheios de rastreadores por outros mais livres. Sempre encontro boas dicas de apps no canal PrivacyMap:

Não acho que você vá encontrar isso de “máximo de privacidade e segurança”, porque talvez isso nem exista, já que as coisas estão sempre em constante mudança, e o que era privativo e seguro antes, já não é mais.

Por isso, como última recomendação, fica aqui essa live do Diolinux Labs, que trata desse tema:

Vlw :wink:

2 curtidas

Apenas como complemento às boas informações trazidas, uma outra maneira de melhorar a privacidade é com o universal android debloater, que remove, mesmo sem acesso root, vários aplicativos desnecessários e em tese, invasivos.

Dá uma lida se te interessar.