Primeiro Linux, em note antigo, devo usar o Lubuntu ou o Endless?

Estou buscando dar uso para um note antigo que está parado HP G60-445dx, ele não está com nada importante só o Windows Vista (home premium) de fábrica, segue as especificações:

NVIDIA GeForce 8200M (1407 MB)
Processador: AMD Turion Dual-Core RM-75 2.20 GHz
RAM: 3 GB
Memória: 300 GB (HDD)
32 bit

Queria colocar o Endless, mas ele não tem suporte para 32 bit, certo?
Ele até roda, mas bem devagar e esquenta rápido, qual SO posso colocar? o Lubuntu?
Só usei Linux uma vez na faculdade (Ubuntu). Vou utilizar ele apenas para acessar internet, YouTube e Facebook, mas queria usar sem travar.

Alguma dica de SO que funcione legal nele?

Eu tenho rodado aqui em um notebook toshiba pentium dual core com 1GB de Ram o Debian Testing 32 bits. É uma boa porque o Debian não tem previsão, ainda, de encerrar o suporte a 32 bits. Com o XFCE até roda legal, mas a pouca memória pesa um pouco para ambiente gráfico.
Eu estou usando ele como um pi-hole, pra diminuir um pouco a quantidade de propaganda e melhorar o uso da minha banda. Nessa função ele roda muuuito bem, dificilmente consome mais que 50% da ram e mais que 20% do processador, e me quebra um baita galho.

Se o note tiver uma saída HDMI você também pode pensar em usa-lo como um mídiabox rodando Kodi ou algo assim. Você também pode montar um servidor e ir se aventurando nos diversos tipos de serviço que você pode rodar aí. Por exemplo, pode instalar uns HDs externos nele ou até um SSD e transforma-lo num servidor nextcloud, ou até um NAS rodando freenas

E dependendo da sua boa-vontade, tem muita gente precisando de note velho que acesse a internet pra poder estudar online durante a pandemia e tem vários projetos buscando esse tipo de equipamento.

Em todo caso, boa sorte com a sua máquina!

1 curtida

Com essa configuração, acredito que todos os ambientes gráficos vão funcionar. Apesar de antigo, mas nessa configuração, é um jatinho para o linux.
Como o @rberlim falou, o linux roda até em roteadores Wifi com menos de 128Mb de ram, então pode ter certeza que var rodar bem. E tem suporte a 64bits de boas.
Estou usando o Xubuntu 20.04 num pc com 2Gb de Ram da ActionDidital(CCE) com Intel Celeron 540 1.867Ghz e tá rodando suficientemente bem, obrigado; E com as customizações do RaulDipeas que melhoraram tanto a aparência como o desempenho.
https://rauldipeas.github.io/xfscripts/
E tem o tutorial que o Prof. Juliano Ramos fez transformando o Xubuntu dele com o Dipeas explicando o que é cada passo:

1 curtida

Experimente o Zorin na versão Lite, acredito que fique muito bom nessa máquina, tive experiencias satisfatórias com micros semelhantes.

1 curtida

Bom, chequei aqui na internet e seu computador tem suporte para 64 bits, por este motivo recomendo fortemente que instale um sistema 64 bits pelos seguintes motivos:

1. Você terá mais opções de sistemas porque alguns não dão suporte a 32 bits mais
  2. Alguns programas não possuem mais versão 32 bits e isso esta cada vez mais raro, logo, podendo ser um problema caso você precise usa-los. :sweat_smile:

Minha opinião: Sistemas com cinammon, kde e gnome são um pouco mais pesados, o lxde é mais leve, mas, acho ele menos personalizavel, o lxqt é lindo e muito promissor porém ainda recente. Portanto eu recomendo sistemas com xfce como o xubuntu e o debian com xfce, ambos são estaveis e esta interface possui um bom custo beneficio. :thinking:

Edit: Entre os que você apresentou eu iria de lubuntu pelo mesmo motivo que o @Natanael.755

3 curtidas

Só uma correção, o AMD Turion Dual-Core RM-75 2.20 é 64 bits e não 32 bits

Eu iria de Lubuntu 20.04 (já que vc perguntou por esses 2…) é mais leve, bonito… e de dá mais liberdade

4 curtidas

Como o Natanael, optei pelo Lubuntu. O hardware é um Acer Aspire One, com processador Atom N270 (32 bits e um núcleo) e um GB de RAM. Uma melequinha. Pelo menos, tirei a poeira e as teias de aranha do bicho.

1 curtida

Meu pc é bem pior (pentium dual core 2GB de ram) que esse e roda o Mint 19.3 xfce 64 bits sem problemas.

1 curtida

Nossa galera, não esperava tantas respostas em tão pouco tempo! muito obrigado pela força, sério!

Sim, eu dei uma pesquisada antes de escrever aqui o tópico e vi que ele era 64 bits, mas eu fui dar uma olhada nas propriedades do note e apareceu la q ele esta como 32 bits. Não sei pq esta como 32 bits, talvez seja por ele ter vindo do EUA ou na formatação em algum momento.

Obrigado @Natanael.755 pela confirmação!

Não queria fazer dual boot, esse Vista não da para utilizar, esta muito lento. Só quero confirmar aqui: posso instalar um sistema 64 por cima de um 32 sem problemas???
Realmente vou optar pelo Lubuntu, vi os videos do Dio explicando ele, fazendo review e me interessei bastante, vou só dar uma conferida no Xubuntu pelo canal para ter certeza da escolha e pela recomendação do @andryel.

E uma última coisa, essa placa de video do note (GeForce 8200M) eu preciso instalar um driver no Lubuntu para ele reconhecer ela? Ou ela é tão fraca e antiga q nem preciso dela?

Obrigado pela atenção e dicas pessoal!

2 curtidas

Seu computador é 64 bits, pode instalar um sistema 64 bits nele sem medo, ele estava mostrando 32 bits porque seu sistema é 32 bits, um computador de 64 bits roda sistemas tanto em 32 como em 64, mas, o contrario não é valido. Clica no link: AMD Turion X2 RM-75 Notebook Processor - Notebookcheck.info. Este site vai te confirmar isso.

Geralmente as distros veem com drivers genericos e não é necessario instalar drivers especificos, mas, caso haja uma chance de aumentar o desempenho é bom pesquisar :grin:

2 curtidas

Obrigado pelas respostas, acho q no final das contas vou tentar o Xubuntu q vc tbm indicou, vi q ele é mais completo, estável e provavelmente vai rodar normal no meu note.

Se tudo der certo devo indicar o Xubuntu para o meu pai tbm, o note dele é ainda mais antigo.

Obrigado por tudo, abraço!

2 curtidas

Tinha um notebook parado aqui com Windows 7. Esquentava bastante. Testei xubuntu, lubuntu, Mint MATE, Mint XFCe e Endless.

O que melhor se adaptou foi o lubuntu 19.04. Não esquenta, roda tudo direitinho.

Inclusive pelo que conferi usa menos RAM que o xubuntu.

Minha mãe usa e não tem tido problemas.

1 curtida