Estou buscando dar uso para um note antigo que está parado HP G60-445dx, ele não está com nada importante só o Windows Vista (home premium) de fábrica, segue as especificações:
Queria colocar o Endless, mas ele não tem suporte para 32 bit, certo?
Ele até roda, mas bem devagar e esquenta rápido, qual SO posso colocar? o Lubuntu?
Só usei Linux uma vez na faculdade (Ubuntu). Vou utilizar ele apenas para acessar internet, YouTube e Facebook, mas queria usar sem travar.
Eu tenho rodado aqui em um notebook toshiba pentium dual core com 1GB de Ram o Debian Testing 32 bits. É uma boa porque o Debian não tem previsão, ainda, de encerrar o suporte a 32 bits. Com o XFCE até roda legal, mas a pouca memória pesa um pouco para ambiente gráfico.
Eu estou usando ele como um pi-hole, pra diminuir um pouco a quantidade de propaganda e melhorar o uso da minha banda. Nessa função ele roda muuuito bem, dificilmente consome mais que 50% da ram e mais que 20% do processador, e me quebra um baita galho.
Se o note tiver uma saída HDMI você também pode pensar em usa-lo como um mídiabox rodando Kodi ou algo assim. Você também pode montar um servidor e ir se aventurando nos diversos tipos de serviço que você pode rodar aí. Por exemplo, pode instalar uns HDs externos nele ou até um SSD e transforma-lo num servidor nextcloud, ou até um NAS rodando freenas
E dependendo da sua boa-vontade, tem muita gente precisando de note velho que acesse a internet pra poder estudar online durante a pandemia e tem vários projetos buscando esse tipo de equipamento.
Com essa configuração, acredito que todos os ambientes gráficos vão funcionar. Apesar de antigo, mas nessa configuração, é um jatinho para o linux.
Como o @rberlim falou, o linux roda até em roteadores Wifi com menos de 128Mb de ram, então pode ter certeza que var rodar bem. E tem suporte a 64bits de boas.
Estou usando o Xubuntu 20.04 num pc com 2Gb de Ram da ActionDidital(CCE) com Intel Celeron 540 1.867Ghz e tá rodando suficientemente bem, obrigado; E com as customizações do RaulDipeas que melhoraram tanto a aparência como o desempenho. https://rauldipeas.github.io/xfscripts/
E tem o tutorial que o Prof. Juliano Ramos fez transformando o Xubuntu dele com o Dipeas explicando o que é cada passo:
Bom, chequei aqui na internet e seu computador tem suporte para 64 bits, por este motivo recomendo fortemente que instale um sistema 64 bits pelos seguintes motivos:
Você terá mais opções de sistemas porque alguns não dão suporte a 32 bits mais
Alguns programas não possuem mais versão 32 bits e isso esta cada vez mais raro, logo, podendo ser um problema caso você precise usa-los.
Minha opinião: Sistemas com cinammon, kde e gnome são um pouco mais pesados, o lxde é mais leve, mas, acho ele menos personalizavel, o lxqt é lindo e muito promissor porém ainda recente. Portanto eu recomendo sistemas com xfce como o xubuntu e o debian com xfce, ambos são estaveis e esta interface possui um bom custo beneficio.
Edit: Entre os que você apresentou eu iria de lubuntu pelo mesmo motivo que o @Natanael.755
Como o Natanael, optei pelo Lubuntu. O hardware é um Acer Aspire One, com processador Atom N270 (32 bits e um núcleo) e um GB de RAM. Uma melequinha. Pelo menos, tirei a poeira e as teias de aranha do bicho.
Nossa galera, não esperava tantas respostas em tão pouco tempo! muito obrigado pela força, sério!
Sim, eu dei uma pesquisada antes de escrever aqui o tópico e vi que ele era 64 bits, mas eu fui dar uma olhada nas propriedades do note e apareceu la q ele esta como 32 bits. Não sei pq esta como 32 bits, talvez seja por ele ter vindo do EUA ou na formatação em algum momento.
Não queria fazer dual boot, esse Vista não da para utilizar, esta muito lento. Só quero confirmar aqui: posso instalar um sistema 64 por cima de um 32 sem problemas???
Realmente vou optar pelo Lubuntu, vi os videos do Dio explicando ele, fazendo review e me interessei bastante, vou só dar uma conferida no Xubuntu pelo canal para ter certeza da escolha e pela recomendação do @andryel.
E uma última coisa, essa placa de video do note (GeForce 8200M) eu preciso instalar um driver no Lubuntu para ele reconhecer ela? Ou ela é tão fraca e antiga q nem preciso dela?
Seu computador é 64 bits, pode instalar um sistema 64 bits nele sem medo, ele estava mostrando 32 bits porque seu sistema é 32 bits, um computador de 64 bits roda sistemas tanto em 32 como em 64, mas, o contrario não é valido. Clica no link: AMD Turion X2 RM-75 Notebook Processor - Notebookcheck.info. Este site vai te confirmar isso.
Geralmente as distros veem com drivers genericos e não é necessario instalar drivers especificos, mas, caso haja uma chance de aumentar o desempenho é bom pesquisar
Obrigado pelas respostas, acho q no final das contas vou tentar o Xubuntu q vc tbm indicou, vi q ele é mais completo, estável e provavelmente vai rodar normal no meu note.
Se tudo der certo devo indicar o Xubuntu para o meu pai tbm, o note dele é ainda mais antigo.