Bem,não e BEM o bigLinux e sim o BigCommunity,uma versão “mais polida” do BigLinux,primeiras impressões
1-Bem mais estável
Motivo?
O big linux se o pacman/yay saber que vai dar ruim ele evita a qualquer custo
2-mais otimizado
Motivo?
Eu vim do Debian 12 que gastava muito… muito.. da minha ram,o BigCommunity com GNOME é bem mais otimizado
3-Bom pra jogos
Motivo?
Eu joguei varios jogos pesados como MiSide e rodou bem melhor doque os baseados em Debian/Ubuntu
4-Bem mais bonito e polido
Motivo?
Mesmo que usando GNOME,eu ainda não consigo sair do GNOME,embora ele tenha seus motivos pra eu sair e pra eu ficar,eu escolho ficar no GNOME pq bem? Digamos que o PC é meu e eu que mando aqui?
5-Fácil
Eu que vim do Debian usando uma distro baseada em arch eu obvio achei dificil,mas aos poucos eu peguei o jeito.
Proximas distros que vou tentar pegar o jeito:
Fedora
Gentoo
Bom, o BIG tem suas facilidades e utilidades no uso ne?
Eu ja utilizo a distro BIG Linux com KDE nos meus 2 PCs (Desktop e Notebook)
Eles sao bem estaveis e nao trava muito. queria saber qual o segredo por tras disso, se tem algum driver diferente ou kernel modificado. pois queria reproduzir isso em outras distros que nao o BIG Linux. pq o meu PC de mesa (AMD Ryzen 5 1400) da erro de MCE (mensagem de erro de Hardware) quando ele reinicia sozinho e aparece a tal mensagem no boot. e trava o sistema (trava totalmente e deixa sem reacao, forcando a desligar no botao power da maquina)
E olha que eu ja testei varias distros (Zorin,Linux Mint,Kubuntu,Fedora e Ubuntu) e todas elas dao isso. parece que e um problema com o processador e o Kernel Linux
O que me irrita um pouco sao as atualizacoes constantes dele..
mas desabilitei pra nao fazer isso toda hora. prefiro fazer isso de forma manual.
Em vez de ter versões novas do sistema operacional a cada certo tempo (como em distribuições baseadas em LTS), distro tipo Rolling Release recebe atualizações regulares e contínuas.
1- Nas outras distros o gerenciador de login não é assassinato.
2 -Está relacionado com o trabalho da pessoa e sua finalidade. Ter o gerenciador de login na ISO pode ajudar você a testar algo ou até resolver problemas. Não é algo supérfluo.
@anon98425369
Ok. mas pelo fato de ser RR (Rolling Release) me incomoda um pouco, as vezes tem atualizaçao na hora indesjada. prefiro fazer tudo manualmente. @acvsilva
Ok, sei que e muito trabalho, ate ja perguntei isso no forum do big linux qual era o segredo. eu estava quase querendo trocar minha maquina inteira por causa que tava dando muito mce e travava muito.
O programa gráfico de atualização atualizar automaticamente o sistema ou somente notifica você sobre atualizações?
Se o programa gráfico atualiza automaticamente pode ser ruim para HD com pouco espaço e internet ruim.
O ideia seria desabilitar o programa de atualizaçãoGRÁFICO para usar atualização via terminal.
Obs: Depois aparece um ai falando que estou DESABILITANDO a segurança do sistema deixando vulnerável. Só não sabe que esta SUBSTITUINDO uma forma por outra onde usuário tem o pode de escolha sobre atualização do sistema.
Geralmente programa gráfico de atualização pode travar o sistema e ter bug.
Foi o que eu fiz, salvei os comandos do terminal para aplica-los quando eu quiser fazer atualizaçao. o problema sao as notificaçoes de que tem atualizacao entendeu?
nao tenho print.
so sei quando aparece que tem atualizacao e um icone de escudo vermelho e aparece a mensagem. estou fazendo as atualizacoes pelo terminal.
O ícone de escudo vermelho (estado de atualizações) deve ser isso:
Pamac Tray é um ícone na bandeja do sistema que permite a você interagir com o gerenciador de pacotes Pamac sem abrir a interface gráfica completa. Ele permite que você veja atualizações de pacotes, instale ou remova pacotes diretamente da bandeja do sistema.
Parece que o programa gráfico de atualização esta rodando ai.
Deve ser..
Nao entendo nada disso!!
So sei que a minha maquina com Linux ela da MCE e Trava!!!
Apesar que com o BIG Linux ela nao deu ainda. tenho receio que ela de MCE e Trave quando eu estiver fazendo coisa importante!!
E isso e uma coisa que ninguem conseguiu me dar uma solucao, a unica solucao que eu tive foi que o processador da minha maquina da isso com kernel linux. e eu nao queria voltar pro Windows!!! com o Windows ela nao da isso.
A unica coisa que eu espero de uma distro e que ela nao me de
dor de cabeca!!! @Suporte
Voce nao me disse se estes comandos estao certos para att pelo terminal?