Primeiras Impressões sobre o Big linux

Bem,não e BEM o bigLinux e sim o BigCommunity,uma versão “mais polida” do BigLinux,primeiras impressões

1-Bem mais estável
Motivo?
O big linux se o pacman/yay saber que vai dar ruim ele evita a qualquer custo

2-mais otimizado
Motivo?
Eu vim do Debian 12 que gastava muito… muito.. da minha ram,o BigCommunity com GNOME é bem mais otimizado

3-Bom pra jogos
Motivo?
Eu joguei varios jogos pesados como MiSide e rodou bem melhor doque os baseados em Debian/Ubuntu

4-Bem mais bonito e polido
Motivo?
Mesmo que usando GNOME,eu ainda não consigo sair do GNOME,embora ele tenha seus motivos pra eu sair e pra eu ficar,eu escolho ficar no GNOME pq bem? Digamos que o PC é meu e eu que mando aqui?

5-Fácil
Eu que vim do Debian usando uma distro baseada em arch eu obvio achei dificil,mas aos poucos eu peguei o jeito.

Proximas distros que vou tentar pegar o jeito:
Fedora
Gentoo

2 curtidas

Bom, o BIG tem suas facilidades e utilidades no uso ne?
Eu ja utilizo a distro BIG Linux com KDE nos meus 2 PCs (Desktop e Notebook)
Eles sao bem estaveis e nao trava muito. queria saber qual o segredo por tras disso, se tem algum driver diferente ou kernel modificado. pois queria reproduzir isso em outras distros que nao o BIG Linux. pq o meu PC de mesa (AMD Ryzen 5 1400) da erro de MCE (mensagem de erro de Hardware) quando ele reinicia sozinho e aparece a tal mensagem no boot. e trava o sistema (trava totalmente e deixa sem reacao, forcando a desligar no botao power da maquina)
E olha que eu ja testei varias distros (Zorin,Linux Mint,Kubuntu,Fedora e Ubuntu) e todas elas dao isso. parece que e um problema com o processador e o Kernel Linux
O que me irrita um pouco sao as atualizacoes constantes dele..
mas desabilitei pra nao fazer isso toda hora. prefiro fazer isso de forma manual.

1 curtida

Tem vários ponto positivos.

Pontos Negativos:

• Usa o systemd

• Interface dos programas usa algo de html com script nesta parte é reinventar a roda pode ter travamento no sistema de modo geral.

• Kde não pode ser removido por completo do sistema sem levar o sistema para o /dev/null

Motivo:

Atualizações Contínuas (Rolling Release)

Em vez de ter versões novas do sistema operacional a cada certo tempo (como em distribuições baseadas em LTS), distro tipo Rolling Release recebe atualizações regulares e contínuas.

o “segredo” é muito trabalho. e, aproveitando que gostou, vai lá no site e faz uma doação para o projeto ($$$). qualquer migué ajuda. :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 curtidas

Ainda n me acostumei com o systemd ser odiado,não me importo pelo html com script,bem.. remover o kde nunca fiz :+1:

Faltou outro Pontos Negativo:

Em modo live você não tem o gerenciador de login para trocar de usuários.

E por que isso seria um ponto negativo no modo Live?

1 curtida

Vai saber, não faz o minimo de sentido… e igual falar que precisa de uma LTS sendo que era a principal reclamação quando usava base Deb

1- Nas outras distros o gerenciador de login não é assassinato.

2 -Está relacionado com o trabalho da pessoa e sua finalidade. Ter o gerenciador de login na ISO pode ajudar você a testar algo ou até resolver problemas. Não é algo supérfluo.

@anon98425369
Ok. mas pelo fato de ser RR (Rolling Release) me incomoda um pouco, as vezes tem atualizaçao na hora indesjada. prefiro fazer tudo manualmente.
@acvsilva
Ok, sei que e muito trabalho, ate ja perguntei isso no forum do big linux qual era o segredo. eu estava quase querendo trocar minha maquina inteira por causa que tava dando muito mce e travava muito.

2 curtidas

o systemd é odiado por causa do costume do linuxuser odiar alguém ou alguma coisa. o systemd taí e o mundo continua girando…

3 curtidas

O programa gráfico de atualização atualizar automaticamente o sistema ou somente notifica você sobre atualizações?

Se o programa gráfico atualiza automaticamente pode ser ruim para HD com pouco espaço e internet ruim.

O ideia seria desabilitar o programa de atualização GRÁFICO para usar atualização via terminal.

Obs: Depois aparece um ai falando que estou DESABILITANDO a segurança do sistema deixando vulnerável. Só não sabe que esta SUBSTITUINDO uma forma por outra onde usuário tem o pode de escolha sobre atualização do sistema.

Geralmente programa gráfico de atualização pode travar o sistema e ter bug.

Para o usuário final, nem vai lembrar que isso existe.

Para profissionais de segurança e usuários avançados, a caixa preta do systemd é um PROBLEMA.

Ex: explorar uma vulnerabilidade no systemd pode dar acesso a várias outras partes do sistema, permitindo que o atacante obtenha controle total.

Foi o que eu fiz, salvei os comandos do terminal para aplica-los quando eu quiser fazer atualizaçao. o problema sao as notificaçoes de que tem atualizacao entendeu?

:thinking:

Tem foto do exemplo das notificações que tem atualizações?

nao tenho print.
so sei quando aparece que tem atualizacao e um icone de escudo vermelho e aparece a mensagem. estou fazendo as atualizacoes pelo terminal.

usando os seguintes comandos:
paru -Syu && flatpak update
pamac upgrade --aur
flatpak update

estes comandos estao corretos para atualzacao pelo terminal?

• Você atualiza os pacotes do AUR com paru e também com pamac?
ls -l /etc/xdg/autostart/
total 96
-rw-r--r-- 1 root root   292 jan  5  2024 at-spi-dbus-bus.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  2186 fev  3  2024 baloo_file.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   143 set 28  2023 big-preload-user.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   132 out 24  2023 big-snow.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   109 out  6  2023 first-login-theme.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   223 jan 17  2024 geoclue-demo-agent.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  1670 dez 11  2023 gmenudbusmenuproxy.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  8539 jun  7  2023 gnome-keyring-pkcs11.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  8066 jun  7  2023 gnome-keyring-secrets.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  6605 jun  7  2023 gnome-keyring-ssh.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  7887 fev 28  2022 gsettings-data-convert.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  2961 dez  5  2023 kaccess.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  5138 dez  6  2023 kalarm.autostart.desktop
-rw-r--r-- 1 root root 12170 dez 11  2023 klipper.desktop
-rw-r--r-- 1 root root     0 fev 23  2024 msm_kde_notifier.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  1430 jan  9  2024 org.kde.kdeconnect.daemon.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  3280 dez 11  2023 org.kde.plasmashell.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   169 dez 16  2023 pamac-tray-budgie.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   171 dez 16  2023 pamac-tray.desktop
-rw-r--r-- 1 root root     0 fev 23  2024 pamac-tray-plasma.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  5096 dez  5  2023 pam_kwallet_init.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  5161 dez  5  2023 polkit-kde-authentication-agent-1.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  6592 jan 17  2024 powerdevil.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  8405 abr 10  2023 print-applet.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   149 out  6  2023 remove-ksplash-link.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   224 dez  1  2023 snap-userd-autostart.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   156 jul 27  2021 spice-vdagent-autostart-kde.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   191 fev 26  2023 spice-vdagent.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   371 jan 19  2024 vboxclient.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   222 out 27  2023 vmware-user.desktop
-rw-r--r-- 1 root root   208 jan  6  2024 xapp-sn-watcher.desktop
-rw-r--r-- 1 root root  1610 dez 11  2023 xembedsniproxy.desktop

Programa de geolocalização geoclue :rofl:

O ícone de escudo vermelho (estado de atualizações) deve ser isso:

Pamac Tray é um ícone na bandeja do sistema que permite a você interagir com o gerenciador de pacotes Pamac sem abrir a interface gráfica completa. Ele permite que você veja atualizações de pacotes, instale ou remova pacotes diretamente da bandeja do sistema.

Parece que o programa gráfico de atualização esta rodando ai. :thinking:

Deve ser..
Nao entendo nada disso!!
So sei que a minha maquina com Linux ela da MCE e Trava!!!
Apesar que com o BIG Linux ela nao deu ainda. tenho receio que ela de MCE e Trave quando eu estiver fazendo coisa importante!!
E isso e uma coisa que ninguem conseguiu me dar uma solucao, a unica solucao que eu tive foi que o processador da minha maquina da isso com kernel linux. e eu nao queria voltar pro Windows!!! com o Windows ela nao da isso.
A unica coisa que eu espero de uma distro e que ela nao me de
dor de cabeca!!!
@Suporte
Voce nao me disse se estes comandos estao certos para att pelo terminal?

Faltou o sudo pacman -Syu

Mas tipo, o BigLinux não possui uma ferramente de update?