Chegou a primeira versão estável do WSL2, um software oficial da Microsoft que permite rodar sistemas Linux dentro do Windows 10, 11 e Server 2022 sem a necessidade de virtualização.
Através dele, é possível rodar sistemas Linux, inclusive com interface gráfica, mas o foco é dar acesso ao terminal para os usuários que querem executar tarefas exclusivas do Linux.
Por ser a primeira versão estável, agora o programa não possui mais a marcação de “preview” na loja. A nova versão conta com algumas correções de bugs e deixa de utilizar a “gambiarra” de criar um pty no systemd para corrigir o erro de “time out” durante o boot.
O WSL já não está na versão 2.0? Tanto que já vem embedado nas builds mais recentes do Windows 10, vem desde o lançamento do Windows 11 10 com skin nova e pioara na telemetria e Windows Server 2022?
Edit: dando uma pesquisada a mais aparentemente a MS apenas facilitou a instalação trazendo pela loja e é isso. N/A Redmont para power users.
Edit 2: agora é possível rodar programas gráificos no Windows 10 também nessa versão stable do WSL. Estou testando o Nautilus no notebook com Windows.
Creio que vale a pena pesquisar a parte que diz que rodar sem precisar de virtualização. Na vdd o wsl2 vem pro hypervisor lvl1. Por isso consegue atingir velocidades bem bem próximas do baremetal, mas ainda tem a camada toda atuando “similar a container”. Na vdd o Windows por si vira um “servidor de máquinas em hypervisor” Evidente que com grandes poderes vem consequências limitando uso de gerenciador de vms secundárias e outras coisas do tipo.
Vantagem no WSL2 é usar Linux real, e o pouco de performance que perde comparando a um real baremetal é pelo hyper-v da MS que é top, mas ainda não é um kvm.