Boa tarde, hoje resolvi tentar começar a usar linux e me deparei com um problema que está na imagem, eu vi que no mint e no ubuntu da para contornar isso renomeando o arquivo grubx64.efi para mmx64.efi mas quando se faz um pendrive bootavel com pop os ele não aparece no gerenciador de arquivos do windows e com isso não podendo renomear, alguém aí sabe alguma solução?
Você já formatou o PC? Ou isso é do Pendrive?
Pendrive, eu não consigo nem começar a instalar o pop os pois da esses erros
Você montou o Pendrive com qual programa? Usando o Windows geralmente o Rufus é a melhor opção.
Rufus, e como falei lá que o mint e o Ubuntu quando renomeado o nome do arquivo que falei para o que pede ele vai, testei agora usando o mint e foi, só que como não tem como renomear nenhum arquivo do pendrive bootavel com pop os isso acabou sendo o problema
Você desligou o secure boot?
Sim… secure boot e o quick boot, até tentei com eles ligado
Tem outra solução – mas não sei se vai funcionar com o Pop_OS:
A ISO do Mint que eu baixei, não tinha esse “mmx64.efi” – mas bastou eu dar boot pelo Live Pendrive Kubuntu, que tinha. – Assim que encerrei a sessão Live Kubuntu, experimentei o Live Mint, e deu boot. – Registrei aqui.
No caso, você pode dar boot pelo Live Ubuntu, em seguida reinicia com o Pendrive Live Pop_OS, para ver se dessa vez ele dá boot.
Baixa o lutris que vai te ser muito útil
Use o balenaEtcher para gravar a imagem no pendrive. O Rufus é mais recomendado para criar pendrive bootável de Windows, para Linux não é a melhor opção.
Também é importante verificar a integridade da ISO antes de gravar no pendrive.
PopOS não suporta o Secure Boot, desative-o se quiser usar o PopOS.
Isso parece ser uma limitação da firmware do seu computador. Qual o modelo da placa mãe?
Pela imagem, o problema me parece estar na tua mídia de instalação, no caso o pendrive. Aguns motivos podem levar a isso como, arquivos da ISO corrompidos ou gravação incompleta, além de configurações incorretas na execução do boot. Minha recomendação é reformatar o pendrive e recriar a mídia usando o Rufus.
Uma possível solução é criar um LiveUSB usando o sistema Ventoy. Nesse sistema, o Ventoy cuida do boot inicial (relacionado com a BIOS) e faz a intermediação para o boot diretamente da imagem ISO do instalador, sem necessidade de descompactar o seu conteúdo no pendrive (basta copiar a imagem ISO na pasta principal criada pelo Ventoy). E com o Ventoy, há possibilidade de configurar diversos parâmetros que podem viabilizar o boot da imagem, normalmente incompatível com a sua BIOS ou bloqueada pelo SecureBoot.
Passo a passo:
- Formate novamente o pendrive (USB) com sistema de arquivos FAT.
- Baixe e execute o Ventoy, e instale ele no pendrive (ele vai criar uma partição restrita, de boot, pequena, onde o próprio Ventoy ficará instalado, e outra, onde você pode salvar uma ou mesmo várias imagens ISOs de diferentes distribuições Linux, podendo testar elas todas (uma por vez).
- Copie a imagem ISO do instalador Pop!_OS (a mesma que você fez o download do site deles) para a partição principal do pendrive;
- Reinicie o computador, e configure para dar boot pelo USB (pendrive)
- O Ventoy vai iniciar e te oferecer uma tela para escolher entre as ISOs salvas no pendrive, qual delas quer dar boot (ele detecta elas automaticamente)
- Caso esteja com secureboot ativado, o primeiro boot do ISO dará erro de chave, mas o Ventoy permite neste caso você ativar uma chave personalizada, navegando no próprio USB até achar (eu uso o tutorial do próprio Ventoy que pode ser lido em inglẽs aqui: https://www.ventoy.net/en/doc_secure.html - depois de fazer a inscrição da chave, basta reiniciar e o Linux vai bootar COM o secureboot ativado.
- Vai aparecer o menu Grub da distribução Linux (ou qualquer outro sistema operacional Live que o Ventoy consiga carregar).
É muito prático, e além disso o pendrive continua com o que sobrar da capacidade original (i.e. 16GB, 64GB, etc…) toda disponível (diferente do Balena Etcher que cria um pendrive não editável, com espaço igual ao da ISO, sem possibilidade de salvar seus arquivos).
O seu navegador deve ta corrompendo as isos ou o Rufus como os outros ja mencionaram, baixe a iso via torrent, outra coisa se ainda não der certo baixe uma distro que não seja base Ubuntu Como o fedora ou cachyos ja que vc so testou base Ubuntu o que seria o mesmo que trocar meia duzia por 6.
Pegue um pendrive e instale o Ventoy:
depois baixe um .iso de Zorin OS ou Linux Mint ou qualquer outra de sua preferência
Copie a iso da distribuição que baixasses para o Pendrive com o Ventoy instalado nele.
Instale a distribuição e teste o Linux.
OBS.: A Instalação do Ventoy pelo Windows é mais fácil.
Sim, importante também excluir o corrompimento da imagem. Para isso a maioria das distribuições oferece uma soma de verificação (sha256sum ou md5sum) que deve ser usado para checar a integridade da imagem ISO usada para criar o Live USB. Essa verificação é fácil no Linux pela linha de comando, mas provavelmente também existe nas ferramentas com interface gráfica (GUI), acredito que tenha que salvar um arquivo texto com a md5sum ou sha256sum na mesma pasta que a imagem ISO para isso funcionar.
Uma consideração adicional que você deve levar em conta é que se você decidir instalar o Pop!_Os com esta imagem ISO que apresenta dificuldades de boot no seu hardware, contornando o problema com o Ventoy, e o Linux for instalado no seu computador com o mesmo código de boot da imagem ISO (que não dá certo sozinho), pode ser que não seja possível dar boot no computador após completar a instalação e reiniciar. De certa forma, a idéia do sistema Live é justamente testar essa versão e distribuição específica, e ver se ela roda corretamente no seu computador, versão de BIOS, placa de vídeo, arquitetura, etc…
Então, a não ser que você realmente tenha alguma razão para instalar, a qualquer custo em termos de tempo e ajustes manuais, especificamente o Pop!_Os especificamente desta versão, o problema que você encontrou pode ser um sinal de que talvez valha mais a pena trocar de distribuição ou pelo menos de versão do Linux por outra que não cause o erro de boot que você encontrou. Existe um grande número de ótimas distribuições, muitas delas mais amigáveis para quem antes usava o Windows e nunca usou o Linux. Eu pessoalmente gosto muito do Linux Mint Cinnamon. Mas também pode gostar de outros sistemas baseados no Ubuntu, Arch, Fedora, Debian entre muitas outras alternativas. O site https://distrowatch.com/ tem muitas avaliações de usuários a respeito destas e outras distros.
Por último, mas não menos importante. Ou também, “antes tarde do que nunca”:
Para que o seu pedido de ajuda tenha mais chances de ser resolvido, é recomendável ler e seguir as regras do fórum para criar o seu tópico a respeito do problema, a começar por um título informativo a respeito do mesmo. Leia as regras aqui.
Então, caso as respostas que recebeu até agora não tenham sido suficientes para resolver a questão técnica, poste mais detalhes a respeito do seu sistema (marca e modelo do computador, versão da BIOS, versao do Linux que está tentando instalar, versão do Rufus, marca e modelo do pendrive, passo a passo de como gerou o LiveUSB, configuração do Secureboot, e se checou o sha256sum ou md5sum da imagem ISO usada para criar o LiveUSB).