O tópico que existia esta fechado, mas atualmente não temos uma solução coerente, estou atualmente no Manjaro, vou listar minhas tentativas (não na ordem), mas antes um apanhado do problema.
O Prime Vídeo de alguma forma identifica o sistema operacional que o está rodando, e se for um linux DE DESKTOP, ele acaba com a qualidade gráfica do que esta sendo exibido, baixando para um máximo de 480p, em sistemas linux como android ou sistemas de smartTvs o mesmo não ocorre, bem como em outros sistemas de desktop, sendo eles o windows e o MacOs. Simplesmente ao abrir um conteúdo no firefox num linux, aparece uma caixa de dialogo falando para atualizar o navegador pois foi detectado algum erro e mais nada.
tentativas de solução:
Instalar o Microsoft Edge.
Não aparece a mensagem de atualização do navegador, mas o problema persiste.
Uso de extensão agent switcher.
é notado que até certo grau há algo ocorrendo, pois a disposição da tela muda em alguns cenários, mas em nenhum dos testes foi conseguido aumento da qualidade (no edge e no firefox para linux)
instalando chrome via wine staging
pode ate dar esperança para quem tem um computador potente com bastante ram (pois o uso de processamento e ram do chrome emulado via wine eh absurdo), porém acarreta no erro:
Vídeo indisponível
Estamos com problemas para reproduzir este vídeo. Para obter assistência, acesse www.primevideo.com/help?nodeId=GU85HKX66NVFNQ9Y.
Essas foram as minhas tentativas, se alguém tem alguma boa solução por favor apresente, tentativas frustradas também são bem vindas para economizar o tempo de quem for tentar. (Pf não quero apelar para instalar um windows 10 no boxes)
1 curtida
Rapaz, a minha única solução que funcionou foi exatamente a que você não quer: instalar Windows 10 em VM. (vou detalhar ao final caso alguém precise).
Tentei instalar o Brave via Wine, e não rolou. Fiz sem script, então pode ser q fiz algo errado.
O negócio é: o mecanismo de proteção de DRM opera em um nível muito básico do navegador, então ou vc usa uma versão via Wine muito bem configurada ou vai logo pra outro sistema.
Eu honestamente desisti de qualquer outra solução que não fosse VM. Minha VM eu ligo, abro o Brave, vejo o que quero, e quando não quero mais, só desligo e vida que segue no meu Linux (a propósito, Manjaro também).
Essas empresas de streaming fazem muita sacanagem. A Disney Plus não passa de 1080p no PC, mesmo Windows. E msm em 1080p a qualidade é péssima. Acho que a única que salva é HBO e olhe lá.
As vezes eu sinto tentado a voltar pra pirataria porque a gnt ta PAGANDO pra receber um serviço porco.
Vou mandar aqui minha experiência e consequentemente solução usando Windows 10 em VM.
Pra gnt q tende a preferir software livre é uma dor ter que apelar pra isso. Mas, eu não to nem aí pq eu to pagando pra ter acesso a essa porcaria kkkkkkk então acabei indo de VM msm pq deu menos trabalho e funcionou.
Tive que fazer uns ajustes: a configuração padrão de vídeo do VirtualBox limita a memória de vídeo em 128MB, e aí fica dando umas travadas. Habilitei aceleração 3D e agora consigo puxar pra 256MB. Melhor que nada e roda liso. Pra quem queira jogar a toalha e apelar pra essa solução: uso um Ryzen 5 de 2ª geração, 4GB de RAM na VM, VirtualBox, Win10 Pro com atualizações (e marca d’água) desativados.
Espero de coração que alguém consiga alguma solução que não envolva VM e funcione tão bem (ou até melhor) quanto.
2 curtidas
Olás!
Olha, a questão de streaming de serviços com proteção digital “é um problema” quando queremos utilizar fora da especificação oficial e de suporte. Não estou para jogar uma pá em todos que usam sistema desktop Linux (como eu) e que ficam chateados ou as vezes revoltados (eu tbm!), mas é preciso discernir alguma coisas.
Existe uma questão de logística, licenças e funcionalidade em todo o contexto. Infelizmente, desktop Linux não possui dono, e por isso, não possui um representante oficial que vá licenciar o uso de tecnologias. Algumas poucas empresas, alias grandes empresas, o fazem no lado server e assim vendem como serviço tal suporte.
A Amazon, assim como as outras, pagam a licença à Google a fim de terem autonomia de habilitar aos assinantes os cenários de uso que variam com os planos nas diferentes localidades onde possuem servidores em que a conexão se faz de forma oficial e suportada. Com o o ambiente dektop suportado em termos de navegação é Windows, ali se tem o widevine com a licença server side homologada para liberar streaming ao widevine cliente autenticando a linha de suporte oficial no nível de encriptação por soft. E isso difere quando é mobile e sistemas com Android e Android like em dispositivos homologados como Sansumg, Asus, FireTV, Google, etc. Nesse caso é outro nível de suporte homologando as resoluções mais altas possíveis ligados à chave de verificação por hardware em conjunto com capacidades do próprio smartphone e link ao server.
Enfim, não vou ampliar tanto a discussão, mas é o “preço” que pagamos por desktop Linux não ser comercial e representativo.
Agora, fiz um vídeo que explica os detalhes dessas correlações. No caso o ponto de discussão é num comparativo e tbm dor de cabeça com Pi4 que tinha certa promessa entre especificações de hardware X especificações suportadas e realidade.
Caso queira ver, esses dois aqui pelo que recordo abordam detalhes sobre isso:
Por fim, como clientes pagantes do serviços, desejando realmente usá-los em desktop Linux teremos que por hora lançar mão de recursos técnicos paliativos naquele formato criatividade exacerbada!
2 curtidas
Excelente!
O q falta pro Linux desktop é ser comercial. Simples assim.
A título de exemplo: recentemente o Manjaro teve problemas, porque o mesa
parou de ter suporte a decodificação por hardware pra alguns formatos. Isso porque a equipe do Manjaro não pode assumir a distribuição do software, pra não ter que pagar os royalties.
Fiz um resumo bem simples, mas só para ter a noção que, se ninguém é “dono”, então quem assume a responsabilidade?
No caso dos streamings, é mais uma questão de pirataria também. Eles entendem que no Linux é mais fácil burlar as proteções a gravação de tela e afins, por exemplo. Se vc for no seu Android e tentar tirar um print, por exemplo, da sua tela enquanto vê NetFlix, ele não deixa… Essa falta de controle no Linux (por ser muito aberto), acaba limitando bastante e as grandes empresas acabam nos penalizando, como consumidores finais, por isso…
5 curtidas
Video aqui, só vejo no Stremio.
Imagem perfeita.
Tem em flatpak e no AUR.
1 curtida