O pacote rocm-opencl, geralmente o pacote na base Arch e separado, dá pra só instalar ele e usar
Aaah, mano, se esse pacote estive nos repositórios do Debian era maravilhoso!
Ele tem através do repositório da AMD, e só baixa o pacote e instalar com as instruções
O maior problema é que ele desativa o driver open source, que funciona incrivelemnte bem, e instala o driver proprietário, que perco o controle de brilho do notebook (aconteceu na última vez que instalei). Sabe se dá pra instalar somente o ROCm?
Aaah se tivesse um desse nos repositórios do Ubuntu…
Pra ubuntu e debian se não me engano e so no repositorio mesmo, confira se tem so os pacotes do rocm, se puxar o driver junto ai não tem jeito
Vou testar isso. Obrigado, amigo!
Sei que o tópico está resolvido, mas deixo aqui para futuras consultas.
Você pode instalar esse pacote da AMD no debian(e derivados).
Esse pacote te dá acesso ao repositório da AMD.
Para instalar somente o rocm-opencl você precisa adicionar esse pacotes(e dependências):
amdgpu-core rocm-core rocm-opencl rocm-opencl-runtime
O pacote do site da AMD te fornece também um utilitário amdgpu-install, que você pode usar para instalar tando o rocm-opencl, vulkan e o modulo DKMS do driver. Toda essa stack é open-source. Ex.:
amdgpu-install --usecase=graphics --opencl=rocr --vulkan=amdvlk
Mais informações: documentção
@help, não tenho tanta experiência com drivers de vídeo no Linux. O senhor poderia, por gentileza, me dar detalhes de como instalar somente o rocm-opencl? Uma vez instalei o driver proprietário da AMD e perdi o acesso ao Wayland e também o controle de brilho da tela do notebook. Se não fosse pelo Resolve eu nem iria atrás de nada desse driver porque tudo funciona perfeitamente bem com o driver open source.
O senhor me explicaria, por gentileza, qual exatamente é o procedimento para ter somente o rocm-opencl e continuar no driver open-source do kernel?
Você está do debian certo? Após instalar o pacote do site da AMD que eu mencionei(eu usei o pacote marcado como Ubuntu 24.04.4 HWE), é só rodar o comando:
sudo apt install amdgpu-core rocm-core rocm-opencl rocm-opencl-runtime
.
Assim você teria o rocm-opencl sem o driver DKMS. Eu não sei como funciona a integração da runtime do opencl usando o driver nativo(após a instalação vc pode rodar o comando clinfo
e ele deve te falar o dispositivo ativo e não mostrar nenhum código de erro), em todo caso, para mim, funcionou perfeitamente instalando toda a stack, inclusive o driver DKMS. Não sei quanto tempo tem essa sua tentativa, mas no meu caso tudo funcionou perfeitamente no meu setup: Debian 12 + Wayland + kernel 6.1.0-25 + AMD RX7700 XT. Como eu disse, essa não é a implementação AMDPRO(proprietária), ela é toda open-source.
Detalhe importante: Eu estou usando uma GPU de arquitetura RDNA3. A implementação do ROCM só funciona para GPUs AMD de arquitetura Vega 10 ou superior. Se a sua GPU for mais antiga, por ex. uma RX580, que é GCN 4.0, você vai precisar usar a implementação legacy do opencl, e nesse caso essa implementação é proprietária e você precisa aceitar o EULA.
Acho ainda mais facil instalar um distrobox do Fedora do que correr o risco adicionando repo de terceiro, algum update quebrar o davinci etc…
Eu não sou usuário do Davinci, mas se existe esse tipo de instabilidade, em um ambiente de produção, provavelmente seu método é mais recomendado mesmo.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.