Preciso Recuperar um HD Externo

Bom dia,

Comecei a usar Linux a um tempo, estava com o Manjaro, mas decidi testar o Arch por curiosidade. Baixei a Iso, o Etcher, fui bootar a pendrive, mas por um descuido meu, bootei o meu HD externo sem querer, subscrevi tudo, e perdi uns 500 GB de arquivos. Trabalho como fotografia, e se eu não conseguir recuperar esse HD, estou morto.

Informações:

  • HD Samsung HX-M101TCB/G (1 tera)

  • O hd externo está com o arch bootavel, eu tentei recuperar os arquivos pelo testdisk, mas desisti, não quero fazer burrice e não ter mais como recuperar

  • Fiz o boot do HD externo pelo computador da minha namorada, no qual está com Deepin

Obrigado a todos, estarei grato a todos desde já.

Dá uma olhada nesse artigo e veja se te ajuda.

1 curtida

Se tudo falhar, apele para o easus data recovery pelo windows. Ja.tive otimos resutados apos formatacoes.

Se você conseguir recuperar as imagens possivelmente vai perder só uns 600MB pois os dados são perdidos na reescrita, e não na exclusão.

Eu iria sugerir o testdisk, como vc já utilizou e desistiu, uma ferramenta muito poderosa é o R-Studio. Utilizei ele algumas vezes e já recuperei com ele 3 HDs caso esteja interessado segue abaixo o link para página oficial mas fique ciente que o software é pago.

R-Studio for Linux

O primeiro passo é criar uma imagem do disco com dd:
sudo dd if=/dev/sdx of=/local_de_gravação/meu_disco.img

Troque o x pelo letra do seu drive.

A partir disso toda recuperação que você for aplicar você fará na imagem para não danificar o disco original. Porém recomendo que você procure um serviço especializada em recuperação de discos. Eu corrompi um drive aqui por não ejetado direito e paguei 180 reais em um serviço especializado. O programa que melhor funcionaria para recuperar no meu caso era o easyrecover do windows e para poder usar eu teria de pagar 260 reais.